fbpx

8 dicas de como tirar fotos profissionais com o celular

img1 como tirar fotos profissionais com o celular refresh
11 minutos para ler
Revendedor Customic

Por muito tempo na história da humanidade, fotos de qualidade eram privilégio de pessoas profissionais, com equipamentos caros e inacessíveis. 

A foto ideal era fruto de uma prestação de serviço, pois se contratava as pessoas certas para isso. Afinal, as pessoas normais não tinham condições de conseguir os melhores resultados.

Há muito tempo isso mudou. Hoje, os celulares têm recursos poderosos embutidos para permitir fotos incríveis e registros especiais de momentos inesquecíveis.

Entender como tirar fotos profissionais com o celular passa por saber como aproveitar os recursos e entender também aspectos naturais, como a iluminação. 

É fundamental conhecer mais sobre fotografia para isso. Neste conteúdo, nosso objetivo é ensinar a você como conseguir melhores cliques com o aparelho que você já tem. Confira!

Entenda as funcionalidades do seu aparelho para fotografar

Para começar, você deve se aprofundar nas funcionalidades de seu aparelho. É interessante entender o poder que um smartphone hoje nos dá para tirar boas fotos.

Primeiro, falemos das lentes. No começo da fotografia com os celulares, os aparelhos só traziam uma delas, geralmente bem limitada. Atualmente, é comum que os dispositivos venham equipados com múltiplas lentes para diferentes tipos de fotos.

img 2 como tirar fotos profissionais com o celular refresh

Temos a lente macro, para fotos de perto de objetos ou de animais mais pequenos; há também a grande angular, que traz uma foto mais comum, focada no ambiente, com o campo de visão similar aos nossos olhos; a ultra wide permite colocar mais objetos e pessoas na composição; e a teleobjetiva possibilita o uso do zoom.

Além de lentes, há outros recursos. Diversos aparelhos já trazem sensores de profundidade, que ajudam a desfocar o fundo para fazer um retrato ainda mais bonito e profissional.

Existe também o controle de foco, que pode ser manual ou automático. As pessoas dispõem da possibilidade de controlar o foco na hora de tirar a foto, inclusive, com um toque simples na tela.

Alguns smartphones também trazem estabilizadores, os poderosos componentes que ajudam a registrar uma foto em movimento com maior qualidade. Ele detecta o movimento e utiliza seus elementos internos para gerar uma imagem mais estável e sólida que se adapta à mudança de posição.

Aprenda um pouco sobre fotografia

Além de compreender melhor seu próprio aparelho, é fundamental também entender a fotografia como um todo. Trata-se de uma área com uma série de conceitos e técnicas relevantes para quem quer descobrir como tirar fotos profissionais e incríveis com o celular.

Como fazer enquadramentos

É importante pensar nos enquadramentos (a composição da foto) para transmitir a mensagem que se busca transmitir. 

Os elementos de um enquadramento se relacionam entre si. Você define esse relacionamento pelo distanciamento do objeto com relação à lente e pelo posicionamento dos elementos (ou das pessoas).

img 3 como tirar fotos profissionais com o celular refresh

Tipos de iluminação

Há vários tipos de iluminação. Cada um se adapta ao que você deseja transmitir com sua foto. 

  • Luz frontal: apresenta melhor as cores e lida bem com imperfeições da pele;
  • Luz lateral: enfoca somente um lado da pessoa fotografada;
  • Luz de recorte: luz usada para criar efeitos;
  • Contraluz: luz que fica atrás da pessoa, reforçando a forma e a silhueta;
  • Luz negativa: posicionada de baixo para cima para criar um senso de suspense e medo.

ISO e velocidade do disparador

Outros recursos são o ISO e a velocidade do disparador. O ISO define a sensibilidade à luz. Quanto maior, mais granulada e clara fica a sua imagem. Quanto menor, menos clara.

Já a velocidade do disparador se preocupa com o tempo de abertura do sensor para receber sinais de luz. Quanto mais aberto, mais luz chega, o que pode ajudar em um ambiente pouco iluminado.

Balanço de branco

O balanço de branco define como sua foto se relaciona com as cores, a partir da definição do tom de branco. Assim, cuida da temperatura da imagem. Uma imagem mais quente tende a ter tons mais alaranjados; ao passo que imagem fria tem tons azulados.

Isso tem a ver com o sentimento também: fotos quentes definem intensidade, emoção, alegria; fotos frias definem tristeza, seriedade.

Como tirar fotos profissionais com o celular? 8 dicas especiais!

Vamos a algumas dicas para arrasar em suas fotos!

1. Enquadramento

Novamente, vamos mencionar o enquadramento, pois é um fator muito importante.

Tirar aquela foto maravilhosa para depois perceber que alguns detalhes ficaram de fora pode ser bastante frustrante. 

Uma paisagem linda descentralizada é outro problema que pode tirar totalmente a essência do momento. Por isso, o enquadramento é essencial para garantir às suas fotografias um aspecto mais profissional e destacar o seu conteúdo.

Ele é justamente a composição da imagem, uma técnica usada por fotógrafos profissionais na hora de contar uma história por meio das imagens. Em cada foto devem existir os principais elementos que proporcionam maior beleza ao seu conteúdo.

Os celulares têm em suas configurações de câmera as linhas de enquadramento que permitem alinhar os elementos com maior precisão na hora de tirar aquela foto perfeita.

img4 como tirar fotos profissionais com o celular refresh

2. Flash

Ainda que o flash seja um recurso usado para iluminar ambientes escuros, o seu uso pode tirar todo o glamour de uma foto. 

Existem meios que possibilitam uma foto melhor em períodos noturnos ou em locais com pouca iluminação e que não comprometem a qualidade no final do clique.

Caso você não conte com meios para tirar a foto perfeita, você pode usar algumas técnicas que trazem um resultado melhor com o uso do flash. 

A distância, nessa hora, é o segredo principal. Quanto mais perto, mais provável que ele vá estragar a fotografia em vez de apenas iluminar.

Além disso, em ambientes abertos e bem iluminados, o flash pode ser um grande aliado. Usando-o contra uma fonte de luz natural pode ajudar a balancear a iluminação, melhorando a qualidade da foto.

3. Zoom

Ao contrário das câmeras fotográficas profissionais, que têm o zoom por meio da lente, realmente aproximando a imagem para um close mais centralizado, os celulares não contam com o mesmo recurso. 

A função de aproximação dos smartphones é realizada digitalmente. Isso significa que eles apenas recortam a foto para causar a sensação de aproximação com o objeto.

Apesar de alguns modelos contarem com mais de uma câmera, providenciando um efeito real de zoom, muitos aparelhos não são capazes de fazer isso com qualidade. 

Nesse caso, tirar a foto normalmente e depois aproximar nos aplicativos das redes sociais é muito melhor, já que você vai ter o arquivo bruto e sem edições.

4. Perspectiva

A arte de fotografar não é meramente um registro do momento. Os profissionais usam as fotografias para contar uma história e causar sensações em quem as observar posteriormente. 

Dessa forma, fazer um clique sem considerar a perspectiva das fotos é uma ação um tanto quanto amadora. Assim, as fotografias acabam causando uma sensação plana e sem vida.

Sempre que for tirar algumas fotos, procure brincar com a perspectiva do local. Isso permite experimentar melhor a composição do cenário à sua disposição e conseguir uma foto única para a sua coleção.

5. Posicionamento

Pode parecer bobeira, mas o posicionamento do celular na hora de um clique faz toda a diferença na qualidade da foto. É muito comum que as pessoas fotografem com o aparelho na vertical, limitando os elementos das fotografias.

O segredo de tirar fotos profissionais com o celular é sempre utilizá-lo na horizontal. Isso permite capturar melhor a essência do ambiente e transportá-lo para a sua fotografia. 

Ou seja, você consegue aproveitar melhor o enquadramento e fazer um clique perfeito para as redes sociais.

6. Foco

Ao tirar uma foto, destacamos os elementos que queremos e deixamos os restantes no segundo plano. 

O foco é usado justamente para melhorar o destaque dos objetos ou das pessoas que você quer que sejam protagonistas da sua fotografia. Ele é responsável por deixar as coisas em destaque mais nítidas, e o restante se torna um borrão.

Para tirar fotos profissionais com o celular, você deve dominar o uso do foco em seu aparelho. 

Esse recurso é indispensável para evidenciar o que você quer transmitir com a sua fotografia. Saber utilizar o foco com perfeição traz mais qualidade para as suas fotos e permite cliques cada vez mais profissionais para as suas redes sociais!

7. Contexto

Por mais que você queira sair por aí tirando várias fotos, é preciso criar um contexto apropriado para destacar o seu conteúdo com sucesso. 

De nada adianta contar com mil fotos pessoais e usá-las em um perfil de pets. Esse tipo de situação gera um contraste desagradável para quem visualiza as redes sociais.

Como tirar fotos profissionais com o celular exige dedicação, você deve planejar com cuidado a mensagem que você quer passar para o seu público. 

Com isso definido, procure sempre manter-se fiel ao que foi estruturado para começar a sentir o sucesso dos seus cliques!

img 5 como tirar fotos profissionais com o celular refresh

8. Edição

Mesmo que você tire uma foto perfeita para compor o seu perfil nas redes sociais, muitas vezes a edição ajuda a aprimorar a qualidade da sua fotografia. Na realidade, editar os seus registros é uma forma de manter tudo em perfeita harmonia com o que você já publicou.

Portanto, explore todas as possibilidades de edição e veja como tirar fotos profissionais com o celular é algo possível. 

Uma dica para você alcançar o sucesso é procurar manter uma palheta de cor fixa em seu perfil. Isso vai harmonizar todas as suas fotografias e fazer com que as suas redes sociais sejam um sucesso!

Como tirar selfie perfeita sozinha?

Essa é a dúvida que persegue muitas pessoas. O segredo para conseguir uma selfie perfeita sem a ajuda de ninguém é uma mistura de criatividade com um bom olhar técnico.

Primeiro, tenha criatividade e explore seu lado criativo. A foto perfeita depende de muitos fatores, como o posicionamento da câmera, a iluminação, a incidência da luz e o ângulo. 

Assim, se você buscar posicionamentos diferenciados para sua câmera, de modo a explorar determinadas características da luz sobre seu rosto, por exemplo, pode ter uma foto legal para mostrar para todo mundo.

Também é muito importante saber usar o temporizador. Essa ótima ferramenta é crucial para quem gosta de tirar fotos sozinho. Você só precisa definir o tempo e se preparar para o clique automático. 

Use também um tripé para posicionar bem a câmera e pegar um bom ângulo.

Não esqueça, é claro, de colocar em prática tudo o que já falamos neste conteúdo.

img6 como tirar fotos profissionais com o celular refresh

Como tirar fotos profissionais de produtos com celular?

Para boas fotos de produtos, é preciso também usar muito a criatividade. Nesse tipo de registro, o objeto não é você, então você tem ainda mais possibilidades para se posicionar bem, buscar acessórios para iluminação e fazer vários testes.

Para uma foto mais nítida, com melhor aproveitamento dos recursos do celular, use a luz natural. Saiba bem como usar a iluminação natural a seu favor e tire as fotos no local certo para isso.

Outra boa dica é sempre manter as câmeras do celular limpas. O mesmo cuidado que você precisa ter com sua tela deve ser aplicado às suas lentes. 

Também vale mencionar o conhecimento sobre as diferenças entre câmeras profissionais e os celulares. Pois assim você poderá compensar as deficiências e limitações do seu aparelho e tentará configurações que se assemelham aos recursos de uma câmera fotográfica de verdade. 

Confira nossas capas para proteger seu smartphone e garantir que ele esteja em boas condições para suas fotos!

Conclusão

As dicas que mencionamos sobre como tirar fotos profissionais com o celular vão te ajudar bastante nos seus objetivos de registrar momentos especiais. Assim, você poderá tirar fotos lindas para compartilhar com todos e poderá tirar fotos para seus amigos também.

É sempre importante ressaltar novamente que fotografia envolve criatividade, talento, boa observação e conhecimento técnico. Requer uma visão bem definida sobre a sensação que se quer passar com a foto. Reúna tudo isso e tire fotos emocionantes! 

Revendedor Customic
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-