Como atrair clientes para loja: 15 dicas para melhorar as vendas
Se a sua loja física tem recebido poucas visitas — mesmo em véspera de datas comemorativas, como o dia das mães e dos namorados — é nítido que o seu fluxo de clientes anda baixo.
Então, chegou o momento de você saber como atrair clientes para loja. Esse processo é composto por várias técnicas e estratégias que melhoram a captação do consumidor.
Em geral, elas têm a ver com o conhecimento do perfil do público-alvo, o atendimento e a divulgação da marca, dentre outros detalhes.
Quer saber mais? Então, acompanhe este texto e conheça dicas primordiais para fazer a sua loja ser frequentada todos os dias!
15 dicas de como atrair clientes para loja
Não existe “receita de bolo” para atrair novos clientes. Também não significa que é uma questão de sorte.
Aumentar o público do seu negócio exige bastante pesquisa e planejamento. A seguir, confira algumas dicas que separamos para tornar sua tarefa mais fácil!
1. Estude o perfil do público-alvo
Inicialmente, é preciso saber para quem você quer vender e a quais necessidades o seu produto pretende atender.
Essas e outras questões devem ser respondidas para que você encontre o perfil do seu público-alvo — afinal, tendo mais conhecimento sobre ele, você tem mais chances de atrair clientes.
Vale dizer, porém, que traçar esse perfil do público-alvo não significa viver de achismos ou jogar búzios. Você precisa realizar pesquisas de perfil e satisfação.
Essas estratégias conseguem identificar os gostos das pessoas e outras particularidades importantes — informações essenciais para definir quais estratégias terão maior potencial de atração de clientes para o seu estabelecimento.
Por meio desse estudo, você pode perceber, por exemplo, qual é a aceitação dos clientes em relação às películas de celular, descobrindo quais películas são mais usadas e quais especificidades os seus clientes mais procuram.
2. Desenvolva um atendimento de qualidade
Você já deve ter ouvido alguém dizer que deixou de frequentar uma loja simplesmente porque foi mal atendida.
E, quanto a isso, um detalhe: geralmente, a loja tem ótimos preços e produtos, mas o seu atendimento foi o fator decisivo.
Pois é, para saber como atrair clientes é preciso caprichar no atendimento.
Então, invista em treinamento, escolha bem os seus funcionários e fique atento a tudo o que eles podem melhorar na hora de tratar diretamente com o público.
Afinal, não adianta atrair um cliente ao seu ponto de venda se for para atendê-lo mal, certo?
3. Otimize a disposição dos produtos
O aspecto visual da loja também é essencial no treinamento de como atrair clientes para loja. Imagine um ponto de venda cujos produtos estão todos bagunçados, sem lógica ou cuidado: com certeza, há poucas chances de alguém querer entrar para conferir algo.
De fato, a localização dos produtos no ponto de venda é crucial.
Por isso, procure posicioná-los sempre em um local atrativo e com boa visibilidade, ajudando a criar uma identificação entre o público e a sua marca.
Não se esqueça também de manter a organização e a limpeza do que é exposto.
4. Invista em material de divulgação
Quem quer vender mais deve saber anunciar. Seu público-alvo precisa saber que a sua loja oferece excelentes produtos e ótimos preços.
Uma forma de fazer isso acontecer é investir em material de divulgação.
Então, confeccione banners, panfletos e outras peças gráficas, e coloque-as na frente da sua loja.
Assim, a atração visual será inevitável, e mais clientes vão chegar para conhecer as suas novidades.
5. Estabeleça parcerias
Já se foi o tempo em que as lojas viviam isoladas: hoje em dia, a parceria é fundamental. Por isso, saber como atrair clientes para loja por meio de parcerias é altamente relevante.
Essa estratégia garante melhores preços e mercadorias, favorecendo a atração de mais clientes para o seu ponto de venda.
Faça parcerias, por exemplo, com bons fornecedores de embalagens — quando têm um bom design, elas agregam valor ao seu produto e trazem informações importantes ao cliente, podendo aumentar o lucro de fabricantes e lojistas.
Procure também se aproximar de quem sempre apresenta inovações.
As pessoas gostam de novidades, e se a sua loja for conhecida por isso, não faltarão clientes na sua loja!
Nesse caso, entre em contato com fornecedores que apresentam tendências em smartfones, por exemplo.
Com essas parcerias, você consegue oferecer um preço adequado aos seus consumidores, e terá mais condições de negociar prazos de pagamento e descontos.
Assim, sem precisar repassar um valor muito alto aos seus clientes, você poderá trazer ainda mais pessoas ao seu ponto de venda.
6. Marque presença nas redes sociais
Nutrir um bom relacionamento com o público é outra forma importante de como atrair clientes para loja.
No entanto, isso não vale apenas para seus clientes físicos — aqueles que, efetivamente, visitam a sua loja —, mas também para aqueles que estão conectados pela internet.
Nesse contexto, as redes sociais são essenciais. Afinal, com páginas criadas para a sua loja, você terá a oportunidade de entrar em contato com uma grande quantidade de pessoas.
Use-as para comunicar novidades, compartilhar conhecimento e oferecer descontos, por exemplo.
É importante, porém, saber escolher o canal mais adequado para o seu público.
O Instagram, por exemplo, é ideal para encontrar quem valoriza bastante as imagens e os vídeos curtos.
Já o YouTube é o território próprio de vídeos com dicas, enquanto o Facebook permite mais possibilidades, como a divulgação de links para blogs e sites.
7. Renove o seu ponto de venda
Da mesma forma que sempre vale a pena fazer uma nova reforma na casa — seja aplicando uma nova decoração, seja derrubando paredes — o ponto de venda também se beneficia com renovações.
Pense no projeto de reforma como uma boa oportunidade para aumentar as vendas.
Para isso, pesquise decoração e atualizações na estrutura que a sua loja precisa ter. Você pode mudar as cores, os móveis, ou mesmo investir em novas tecnologias.
Considere, por exemplo, o fator iluminação: lojas pouco iluminadas tendem a deixar seus produtos com menos destaque, o que compromete a atração de clientes.
Reflita também sobre investir em uma identidade sonora. Essa característica diz respeito ao efeito que o som pode causar ao marketing da loja — e, consequentemente, à decisão de compra do consumidor.
O ideal é escolher uma trilha sonora que tenha a ver com o seu negócio.
Vale ressaltar, contudo, que é importante fazer um planejamento financeiro antes de introduzir qualquer novidade ao seu negócio.
Por isso, solicite orçamentos e até descontos. Acerte nesses cálculos e faça com que o seu estabelecimento se renove sempre, mas sem gastar muito!
8. Ofereça um bom mix de produtos
Chamamos de “mix de produtos” a variedade de artigos que uma empresa disponibiliza em suas vendas. Isso te ajudará a como atrair clientes para loja.
Nesse sentido, ter diversidade é elementar para que o negócio obtenha sucesso nas vendas — afinal, é por meio de um portfólio variado que surgem oportunidades de aumentar o número de clientes, ou mesmo de fidelizá-los.
Além de contribuir com a satisfação do público, um bom mix de produtos também amplia o seu ticket médio.
Isso porque, mesmo que um ciente vá à sua loja com a intenção de obter apenas um item, ao encontrar uma grande variedade de opções são grandes as chances de ele adquirir novos artigos, ou de se lembrar de algo que precisa.
É fundamental, porém, saber definir essa diversidade. Vejamos, então, algumas dicas de como montar um mix de produtos da melhor maneira para obter sucesso nas suas vendas!
9. Disponha de uma boa variedade e segmente
No geral, é comum pensarmos que, quanto mais produtos forem oferecidos aos clientes, maior é a possibilidade de aumentar as vendas.
No entanto, devemos nos lembrar de que, para esses produtos serem bem recebidos pelos consumidores, é necessário oferecer qualidade.
Outra estratégia que deve ser levada em consideração é a secção dos nichos de mercado com que o seu negócio está direcionado.
Afinal, não adianta oferecer itens que não interessam a nenhum dos seus clientes, certo?
Depois de determinar isso, estabeleça a melhor quantidade de produtos para cada segmento.
10. Coloque-se no lugar do cliente
Depois de determinar a diversidade do seu mix de produtos, o ideal é que você se coloque no lugar do cliente.
Você consegue analisar as necessidades desses consumidores? Certifique-se também de que o segmento foi definido corretamente de acordo com as estratégias da empresa. Com isso, ficará mais fácil aprender como atrair clientes para loja.
11. Defina um diferencial
Apesar de a concorrência ser grande, é o seu diferencial que fará o cliente optar pela sua empresa em detrimento das outras.
Por isso, determine bem qual é o seu: produtos exclusivos ou com vida útil maior? Lançamentos inéditos no mercado, marcas diferenciadas e renomadas?
Todas essas colocações podem ser um diferencial a ser oferecido ao seu público — e, por isso, devem ser vistos como recursos para vencer a concorrência e atrair mais clientes.
12. Não ignore o seu histórico de vendas
Outro passo é examinar o seu histórico de vendas. Com ele você pode fazer o levantamento dos produtos e mercadorias que têm maior saída, bem como dos que têm um custo de produção menor do que o lucro concebido.
Após realizar as análises, tente focar nesses produtos. Assim, a sua capacidade de criar artifícios para aumentar as opções no mercado será factível, e bem mais segura. Consequentemente, entenderá como atrair clientes para loja com mais facilidade.
13. Fique de olho na concorrência
Não deixe de averiguar como e quais são as técnicas de venda e os produtos oferecidos pelos seus concorrentes.
Então, utilize-se dessas informações para superá-los e se sobressair perante a concorrência!
14. Pondere os resultados de forma periódica
Por último, estabeleça um intervalo de avaliação e procure ferramentas e métodos eficientes que possam ajudar você na execução das próximas análises.
Uma das formas de realizar esse processo é pautar e contrastar o custo de produção e a rentabilidade de cada produto disponível para venda.
Metodologias como essa são bem significativas para definir um mix de produtos inteligentes, além de proporcionar o entendimento sobre a perspectiva atual e a sua respectiva situação no mercado.
Dúvidas frequentes sobre como atrair mais clientes
Depois de conhecer nossas dicas, resolvemos compilar as principais perguntas sobre o assunto. Acompanhe abaixo!
O que é bom para atrair clientes?
Não há uma única resposta para a questão do que é bom para atrair clientes. O que funciona para um negócio pode não funcionar para outro.
No entanto, existem alguns princípios gerais que podem ser seguidos para criar um ambiente amigável ao cliente:
- garanta que as instalações estejam limpas e bem conservadas;
- crie uma atmosfera acolhedora e convidativa;
- ofereça um preço justo para fidelizar o cliente.
Quais as melhores frases para chamar clientes para loja?
Como você se comunica com clientes em potencial pode fazer toda a diferença quando se trata de dirigir o tráfego para sua loja.
As palavras que você usa podem atrair ou repelir clientes, por isso é importante escolher cuidadosamente o seu fraseado.
Algumas das melhores frases para como atrair clientes para loja incluem palavras como “pechincha”, “liquidação” e “queima de estoque” Estas palavras criam um senso de urgência que encoraja as pessoas a entrarem e fazerem compras.
Outros termos eficazes incluem “recém-chegados”, “somente por tempo limitado” e “enquanto os estoques durarem”.
Estas frases deixam os clientes saberem que há algo novo e excitante acontecendo em sua loja, e que eles precisam agir rapidamente antes de perderem.
Ao usar as palavras certas, você pode criar uma mensagem poderosa que irá atrair os clientes a visitarem sua loja.
Como atrair clientes para loja física?
Há muitas maneiras de atrair clientes para uma loja física. Uma maneira é realizar eventos especiais ou liquidações.
Outra maneira de atrair clientes é oferecer produtos ou serviços exclusivos que não estão disponíveis online ou em outras lojas.
Seja um revendedor Customic e transforme seu negócio!
Conclusão
Como vimos, são várias as estratégias que você pode usar. Saber como atrair clientes para a loja envolve compreender qual delas é a melhor para seus objetivos.
Mesmo trabalhando muito e investindo no seu segmento, as necessidades e os gostos do seu público variam de uma pessoa para outra. Por isso, manter um catálogo diversificado é essencial para aumentar o seu alcance e induzir os clientes a comprarem mais. Conheça a Customic e seus produtos de qualidade!
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