fbpx

Luz azul do celular: entenda os impactos e como se proteger dos danos

luz azul celular entenda os impactos
8 minutos para ler

Ter uma boa noite de sono é fundamental para o funcionamento do corpo humano. No entanto, infelizmente, o número de pessoas que não conseguem dormir bem está crescendo cada dia mais, e a grande causadora desse problema é a luz azul do celular.

É claro que existem outros fatores que podem afetar a qualidade do sono, mas não há como negar a ligação entre o crescimento gigantesco de casos de insônia com o aumento do uso de celulares nos últimos anos.

Neste texto, explicaremos como o uso do telefone móvel pode ser prejudicial para a saúde dos seus clientes e por que você, comerciante, deveria se preocupar com isso. Confira!

O que significa a luz azul no celular?

A luz azul está presente na luz do dia, mas também é emitida por lâmpadas fluorescentes e dispositivos LED, como as telas dos computadores, TVs e celulares. 

A luz solar é a principal fonte de luz azul a qual ficamos expostos. Como a luz do Sol é formada por infinitos espectros de cores, a luz azul é somente um intervalo visível dessa luz que conseguimos enxergar. 

Nesse contexto, os aparelhos digitais emitem apenas uma fração dessa radiação. Porém, como utilizamos os smartphones e tablets muito próximos ao rosto todos os dias, o risco de danos aumenta. 

Por que a luz da tela do celular é prejudicial?

luz azul celular prejudicial

A luz emitida pela maioria dos celulares é azulada e, por incrível que pareça, ela é capaz de desregular completamente o nosso organismo, principalmente o nosso sono. 

Isso afeta o sono porque o cérebro produz menos melatonina (hormônio responsável por causar sonolência) em ambientes claros.

Você deve estar se perguntando por que a luz azul é considerada tão prejudicial à saúde se qualquer tipo de iluminação afeta o sono, certo? 

Acontece que essa luminosidade, presente no celular, tem um comprimento de onda maior, ou seja, ela é o tipo que mais afeta a produção de melatonina.

Após sermos expostos à luz azul, o nosso cérebro só volta a produzir o hormônio do sono normalmente três horas depois. Isso significa que as pessoas que usam o celular todos os dias momentos antes de dormir estão suscetíveis a sofrerem de insônia.

Há outro malefício que também é causado pela exposição contínua à luz da tela do celular: o envelhecimento precoce da pele. A onda penetra mais profundamente nas camadas da nossa derme, provocando a oxidação dos lipídeos.

Além disso, ela também estimula a degradação das enzimas da cútis, o que resulta na destruição das fibras de colágeno e na queda da sua produção, dando à pele uma aparência de desidratada — e para quem tem a derme mais escura, o risco de surgirem manchas é muito maior.

Por último, mas não menos importante, a exposição à luz do celular também danifica os olhos. Vistas secas e cansadas são um sinal de que a iluminação está prejudicando a visão. 

Em casos mais extremos, a de tom azulado pode causar, até mesmo, a degeneração crônica da retina e, eventualmente, levar à cegueira.

Vale ressaltar que o celular não é o único aparelho que causa todos esses problemas. A maioria dos aparelhos eletrônicos emitem a luz azulada, o que significa que tablets, televisões e computadores são tão prejudiciais à saúde quanto os smartphones.

O celular é retratado como o grande vilão da história porque as pessoas tendem a usá-lo com mais frequência que os demais aparelhos, mas o ideal é deixar de ter contato com qualquer tela luminosa pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama. 

O seu cérebro só entenderá que está na hora de dormir se você ficar em um ambiente escuro, então nada de dar aquela olhadinha no telefone para pegar no sono.

Por que o filtro de luz azul é importante?

Você já deve ter ouvido falar nas cores primárias, que compõem os pixels em grande parte das telas: verde, azul e vermelho. Essas luzes são emitidas juntas, mas não são absorvidas por nossa córnea de forma igualitária. 

Diferentes tonalidades de cores são recebidas por diversos tipos de fotorreceptores — células que captam a luz que chega à retina e envia impulsos nervosos para o cérebro sobre essa luz. 

No caso da luz azul, ela é absorvida por um fotopigmento (melanopsina), localizado em um fotorreceptor da retina. Sempre que esse fotopigmento é exposto à luz azul, ele manda ao cérebro uma mensagem para interromper a produção de melatonina (hormônio do sono).

Trata-se de um fenômeno natural. Com a luz azul recebida por meio da luz solar durante o dia, nosso organismo entende que ainda não é hora de dormir. 

Assim que o Sol se põe, o cérebro inicia a produção de melatonina para indicar que o momento do descanso está próximo. Nesse contexto, você deve imaginar o que a combinação de cama + smartphone deve fazer.

Com a exposição frequente à luz azul emitida pela tela do celular, o cérebro entende que ainda não chegou a hora de dormir, apesar do ritmo circadiano — relógio biológico — indicar o contrário. 

Essa combinação não é nada saudável. Um estudo realizado pelo Nielsen Ibope demonstrou que 48% dos brasileiros utilizam seus smartphones antes de dormir. 

Isso representa quase metade da população. Assim, a produção de melatonina é atrasada e você acaba perdendo 1 hora de sono por dia. Então, médicos e especialistas indicam evitar o uso de eletrônicos, ao menos, 1 hora antes de dormir. 

Além disso, assim que a noite cair, é recomendável utilizar algum aplicativo de filtro de luz azul nos dispositivos. Isso porque, durante o dia, a luz azul presente nessas telas são confortáveis aos olhos porque elas se parecem com a luz solar. 

Entretanto, à noite, mais especificamente após às 21h, você não deveria estar  “olhando para o Sol”.

O que fazer para diminuir os impactos negativos da luz da tela do celular?

luz azul celular diminuir impactos

Os médicos e cientistas recomendam: nada de usar o celular na hora de dormir, mas nós sabemos que seguir essa recomendação não é nada fácil. Estamos tão habituados a usar o telefone móvel o tempo todo que deixá-lo de lado pode até mesmo causar certa ansiedade.

Se você é do tipo de pessoa que não consegue ficar longe dos aparelhos eletrônicos, então acompanhe as dicas a seguir para, pelo menos, diminuir o impacto da luz azul no seu organismo:

  • baixar aplicativos para celular que permitam que o tom da luminosidade da tela seja alterado para laranja ou amarelo;
  • usar luzes amarelas em sua casa, principalmente no abajur, para ajudar o cérebro a produzir melatonina;
  • utilizar óculos que protejam os olhos da luz das telas dos aparelhos eletrônicos;
  • colocar nos tablets e nos celulares películas que diminuam a intensidade da luz azul;
  • use protetor solar, mesmo durante a noite, para proteger a pele dos efeitos da luz azul do celular.

Como isso pode mudar a forma como você se relaciona com seus clientes??

luz azul celular clientes

Você pode até não saber, mas provavelmente muitos dos seus clientes sofrem com problemas de insônia. 

Nem todo mundo sabe que o uso do celular, principalmente à noite, afeta a qualidade do sono e também são poucas as pessoas que têm conhecimento sobre a existência da película que diminui a intensidade da luz azul.

A partir do momento que você oferece essas películas em sua loja, os seus clientes perceberão que você, de fato, é uma autoridade no quesito acessórios para celular. 

Afinal, é exatamente isso o que um bom comerciante deve fazer: detectar os problemas de seus clientes e vender uma solução.

A película EyeGuard é lançamento no mercado e a única capaz de combater os efeitos nocivos da exposição dos olhos à luz azul. 

Além disso, ela é feita de vidro temperado, o que garante a sua resistência a arranhões e quedas. Por enquanto, o produto está disponível somente para os smartphones da Apple a partir da linha 8, para Samsung (modelos da linha A, M e S), LG e Motorola.

Quem trabalha com a venda de acessórios para celulares e outros aparelhos eletrônicos deve ficar sempre atento às novidades. 

Se você está à procura de um fornecedor que ofereça produtos inovadores e de qualidade, entre em contato conosco e conheça todos os produtos e serviços oferecidos pela Customic.

A sua loja precisa de produtos novos? Está à procura de um fornecedor de confiança que ofereça produtos de qualidade? Então conheça a Customic agora mesmo!

Conclusão

A luz azul do celular pode afetar não só a vida dos seus clientes, mas também a sua. Antes de oferecer a película protetora em sua loja, coloque-a em seu telefone e faça o teste por alguns dias. 

Use a sua experiência para embasar seus argumentos e incentivar os seus clientes a comprarem uma película. A Customic oferece opções de alta qualidade e tecnologia para diversos modelos de smartphones.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-