fbpx

Entenda a evolução da Internet com a chegada do 5G.

4 minutos para ler
Revendedor Customic

A tecnologia revolucionou a forma que vivemos. Não faz muito que a internet chegou dentro de nossas casas. A cada passar de década, novas formas de trabalhar e interagir com o mundo aconteceram. Tudo isso graças à evolução da Internet. Quem se lembra da rede discada conectada ao telefone nos anos 90 não imaginaria tantos avanços. Entre eles, está o poderoso 5G, que em breve fica disponível para todos nós.

Apesar de ser muito parecida à conexão 4G, a rede 5G apresenta novas soluções. Isso se deve à intensidade das frequências de ondas eletromagnéticas geradas. Como elas comportam mais dados, será possível acelerar e muito o que conhecemos hoje como Internet. A latência do 5G na transmissão de dados é menor que um 1 milissegundo. Por meio do 5G será possível obter uma velocidade até 100 vezes maior quando comparado a nossa conexão atual. Tanta velocidade assim traz diversos benefícios.

O que muda na prática?

Imagine um mundo em que as videochamadas sejam mais fiéis e claras à realidade, sem atraso no áudio/imagem ou quedas bruscas. Videogames também serão aprimorados, principalmente jogos conectados à internet. Ficar sem internet em lugares lotados também deixará de ser uma realidade.

Melhor resolução em filmes

Apesar de o 4K já ser uma realidade incrível, assistir ao conteúdo com tanta resolução acaba consumindo muita Internet. Isso vai mudar com a chegada do 5G. A melhor definição para seu entretenimento favorito estará garantida, e o melhor, sem travar ou ficar carregando as imagens.

Máxima velocidade em transferência de dados

O 4G já foi “mágico” em velocidade de dados e transformou a forma que lidamos com a Internet. Um dos grandes benefícios que o 5G trará à sociedade é o alto poder de velocidade. Isso ocorre porque as redes 5G foram formatadas para acionar ondas de alta frequência. O espectro dessas ondas é conhecido como “espectro de ondas milimétricas”.

A evolução da Internet das Coisas

Com certeza, você já percebeu como os objetos ao nosso redor estão cada vez mais conectados. Geladeira, televisão, micro-ondas, caixa de som, lâmpadas, câmeras de segurança, etc. Atualmente tudo está conectado à Internet a poucos toques do seu dedo. Com o 5G, cada vez mais objetos serão conectados.

Se você não tem ideia do que isso quer dizer, imagine sua casa, carro, empresa e até mesmo hospitais e rodovias administrados com a ajuda da Inteligência Artificial. Parece ficção científica, mas em breve, drones, robôs e carros autônomos cairão no gosto popular com mais abrangência.

Realidade Virtual passa a ser acessível

Por utilizar de recursos poderosos, a Realidade Virtual exige máxima estabilidade e uma excelente conexão. Neste caso, não é possível produzir e reproduzir est tecnologia de maneira esta tecnologia de maneira 100% satisfatória na rede 4G. O 5G chega também para tornar a Realidade Virtual mais próxima de nós.

Quando o 5G chega no Brasil?

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), estima-se que o 5G chegue nas 26 capitais brasileiras e na capital federal ainda em julho de 2022. No interior do Brasil, o prazo é que até julho de 2029, a rede 5G chegue nas cidades que possuem acima de trinta mil habitantes.

A tecnologia não para de evoluir. Cada vez mais os smartphones fazem parte da vida das pessoas e este é apenas o começo. Já pensou em investir no mercado que mais cresce no mundo? Saiba mais em nosso blog!

Vendas na internet: como aproveitar o momento e montar uma loja de capas de celular on-line?

Revendedor Customic
Você também pode gostar
-