fbpx

Já ouviu falar na internet 5G? Veja 5 vantagens dessa tecnologia

internet 5g rede 5g
7 minutos para ler
Revendedor Customic

Se você achava que a rede 4G já estava de bom tamanho e era suficiente para as suas necessidades, espere até a chegada da rede 5G. Muito se especulou sobre essa tecnologia, e o que antes não passava de mera especulação e boato começa a ganhar forma e chega para revolucionar o universo da comunicação em rede.

A quinta geração de internet móvel promete trazer uma qualidade de conexão inovadora e nunca vista anteriormente, além de uma velocidade na transmissão de dados superior à da rede 4G, maior duração de bateria, imagem mais nítida etc. Além disso, essa nova rede vai fomentar ainda mais o crescimento de tecnologias, como a realidade virtual e a IOT (Internet das Coisas).

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Neste artigo você vai conhecer mais sobre a chegada da internet 5G e as principais características dessa rede. Leia agora mesmo!

O que é a internet 5G?

A internet 5G é a mais nova evolução da internet para dispositivos móveis. Ela sucedeu a antiga internet 3G e pretende substituir, em breve, a internet 4G. Vale lembrar que a internet 1G e a 2G até existiram, mas somente foram usadas em celulares mais antigos.

Engana-se quem pensa que se trata de uma tecnologia recente. As pesquisas para o desenvolvimento de uma quinta geração de sinal para as telecomunicações ultrapassam os 10 anos e foram lideradas pela NASA. A partir daí, muitos países se juntaram nessa missão e investiram seus recursos para a pesquisa e a criação da estrutura necessária para oferecer e recepcionar a internet 5G, como a Coreia do Sul, o Japão, o Reino Unido etc.

Quais são as características da rede 5G?

O sinal 5G é, antes de tudo, muito mais evoluído em comparação ao 4G. A faixa de frequência utilizada pela rede 5G é maior e mais alta. Essa característica possibilita que uma quantidade maior de aparelhos móveis possa usar os dados que são emitidos, de forma simultânea.

Além disso, a velocidade será mais rápida e o sinal terá um alcance maior. Esse fato vai dispensar, muitas vezes, a instalação e o uso de antenas específicas com o objetivo de propagar o sinal — o que acabava encarecendo o sistema. Nesse sentido, o sinal da rede 5G deve ser transmitido para mais localidades.

De todo modo, os procedimentos vão se tornar mais ágeis. Isso porque todo o ambiente que está ao nosso redor terá a possibilidade de ser conectado à rede e funcionar de maneira inteligente. Trata-se da famosa tecnologia conhecida como Internet das Coisas, e que veio para ficar.

Nesse sentido, os objetos poderão se comunicar entre si com o objetivo de desempenhar melhor as suas funções, levando em consideração as preferências do usuário — drones, bicicletas, carros autônomos, relógios etc.

A rede 5G já está disponível?

A internet 5G ainda é uma tecnologia restrita, mas a preparação para a implementação dessa inovação em larga escala está ganhando cada vez mais força. Os Estados Unidos e Coreia do Sul foram os primeiros países que lançaram essa rede, no final do mês de abril de 2019.

No Brasil, ainda não há previsão oficial de chegada da rede 5G nem de venda de aparelhos. Afinal, ainda estamos em fase de construção de toda a infraestrutura necessária para receber uma tecnologia desse porte.

As últimas atualizações se referem à declaração do presidente da Agência Nacional das Telecomunicações, a Anatel, Leonardo Euler. Ele afirmou que o leilão para a escolha e a compra do espaço pelas operadoras de telecomunicação vai ser lançado em março de 2020. Isso significa que ainda vamos ter de esperar algum tempo para a chegada de aparelhos modernos que tenham embutidos o acesso à tecnologia 5G.

Quais são as principais vantagens da internet 5G?

Agora que você já sabe o que é a internet 5G, confira, a seguir, os benefícios que essa tecnologia promete trazer.

1. Velocidade maior

Você já deve achar que o sinal 4G, que apresenta 1 Gbps por segundo, é bom, não é mesmo? Pois saiba que a rede 5G vai proporcionar uma velocidade muito maior. Ela vai ter a capacidade de oferecer uma velocidade padrão de 20 Gbps por segundo, em regra. Isso significa uma transmissão de dados praticamente instantânea!

Será preciso um menor tempo de espera para fazer o download de vídeos, imagens, aplicativos, streaming etc. Para você ter uma ideia, baixar uma lista de músicas de 1 hora no Spotify tem a duração de 20 segundos com o 4G. A estimativa é que o tempo seja reduzido para 0,6 segundos com a rede 5G — conforme matéria do jornal americano The Wall Street Journal.

Além disso, é preciso prestar atenção à latência, elemento que se refere à capacidade de resposta da rede a uma ação solicitada pelo usuário. A internet 5G promete diminuir o tempo de espera para apenas 1 milissegundo.

2. Economia na bateria

A bateria dos primeiros dispositivos modelados para recepcionar a rede 5G promete durar muito mais tempo. Os primeiros modelos, inclusive, teriam o potencial de durar um dia inteiro. Isso significa uma redução no consumo de energia — como consequência, os aparelhos terão maior vida útil. Além disso, os aparelhos têm muito mais qualidade e resistência.

3. Cobertura de sinal mais abrangente

A infraestrutura criada para acolher o 5G permitirá que um número maior de aparelhos fique conectado de modo simultâneo à rede. Essa característica é bastante útil, uma vez que lugares movimentados, e até mesmo locais mais fechados, costumam apresentar gargalos eletromagnéticos que acabam por reduzir o sinal e dificultar o pleno acesso à internet.

A previsão inicial é de que a rede 5G suporte cerca de 1 milhão de aparelhos conectados por quilômetro quadrado.

4. Melhoria da comunicação

Além da diminuição de ruídos e interferências na comunicação, a rede 5G vai propiciar suporte a edifícios e casas inteligentes. Da mesma forma, essa tecnologia permite o aumento da realidade virtual, possibilitando o download de vídeos em 3D, o acesso a arquivos e jogos na nuvem, a programação de aparelhos por meio da IOT etc.

Além disso, a rede 5G foi projetada para operar com múltiplas conexões — fica conectada em mais de uma estação rádio base. Desse modo, caso a conexão wifi falhar, o aparelho poderá se conectar à rede 4G, por exemplo.

5. Conforto

O conforto e a facilidade em acessar os dados são outros grandes benefícios. Por outro lado, os investimentos exigidos são altos. A Coreia do Sul, país que já adquiriu esse modelo de tecnologia, gastou cerca de 2,6 bilhões de dólares somente este ano para a implementação desse tipo de rede móvel. E o melhor de tudo é que o custo-benefício realmente vale a pena. Os benefícios proporcionados e o aumento da vantagem competitiva para as empresas são inegáveis.

A internet 5G vai oferecer uma grande variedade de possibilidades aos usuários. De fato, essa ferramenta vai revolucionar a maneira como as pessoas acessam a internet, além de otimizar o tempo. Portanto, fique ligado que, em breve, vão surgir novidades sobre o assunto!

A Apple, gigante do mundo dos dispositivos móveis, já saiu na frente da disputa. Atualmente, a rede 5G já é oferecida por seus aparelhos em alguns locais do mundo. Conheça mais sobre a história da Apple e seu famoso Iphone!

Revendedor Customic
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-