Celular 5G no Brasil: saiba quais modelos possuem a tecnologia!
Em novembro de 2021, houve o pontapé inicial para o desenvolvimento da infraestrutura de tecnologia de redes 5G que visa aprimorar a comunicação em vários pontos do país — desde cidades menos movimentadas até grandes capitais.
Brasília será a primeira capital a receber o 5G “puro”, ou 5G Standalone, como também é chamado. Frente a essa novidade, você deve estar se perguntando como funcionaria um celular 5G no Brasil.
Para responder a esse e outros questionamentos, reunimos algumas informações sobre o assunto no conteúdo a seguir. Continue acompanhando para descobrir se o seu aparelho será compatível com a nova rede. Boa leitura!
O que é a tecnologia para celular 5G?
Com a rede 5G, temos o próximo avanço para a banda larga sem fio. Seu intuito é aprimorar as possibilidades da rede atual — 4G —, impulsionando a banda larga móvel a padrões de velocidade mais altos e usuários simultâneos.
Em suma, as redes 5G prometem mais cobertura aos usuários, maior eficiência na transferência de dados e um número consideravelmente maior de conexões simultâneas.
Para fins comparativos, a rede 4G utilizada atualmente entrega uma velocidade média de conexão de 33Mbps. Quanto ao 5G, a estimativa é que essa velocidade seja até 100 vezes maior, podendo atingir 10Bbps.
Onde já tem o 5G no Brasil?

A chegada do celular 5G no Brasil teve início no dia 6 de julho. o 5G “puro” começou a ser implementado aos poucos nas capitais brasileiras, começando por Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.
O objetivo é que, a partir desses locais, as principais operadoras — Tim, Claro e Vivo — passem a oferecer o 5G Standalone em outras regiões do país.
Quanto custa um chip 5G?
Conforme dissemos logo acima, as principais operadoras do Brasil são as responsáveis por propagar a rede 5G para a população. Sendo assim, são elas que determinam o custo e as condições de uso dessa nova rede.
De acordo com a TIM, o serviço será gratuito por 12 meses, para os aparelhos compatíveis com a tecnologia. Após esse período, o chip 5G deverá custar R$20,00, além do plano contratado previamente pelo cliente.
Para conseguir a gratuidade, a operadora destaca que o consumidor deve adquirir opacote 5G em até 3 meses após o lançamento da rede na cidade.
No caso da Claro, a operadora afirma que a troca de chip e de plano é necessária apenas para a categoria SA, que é a mais avançada e utiliza a rede 5G Standalone. Na categoria NSA, disponível para grande parte dos aparelhos, utiliza a rede 5G DSS.
O mesmo acontece com a Vivo; boa parte dos aparelhos são compatíveis com a rede 5G DSS. Portanto, a conexão será automática, exibindo o ícone 5G na tela do celular.
Quais celulares pegam 5G no Brasil? A Customic te conta!

Depois de entender o que é e como funciona a nova rede 5G, chegou o momento que você mais esperava: descobrir quais os melhores celulares 5G de 2022.
Mais abaixo, você confere a listagem divulgada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Todos os aparelhos a seguir são vendidos oficialmente no Brasil, seja em lojas físicas ou marketplaces online.
Apple
Os celulares 5G iPhone são os que abrem a lista de aparelhos compatíveis com a nova tecnologia. Entre eles, destacamos:
- iPhone SE (3ª geração);
- iPhone 12 mini;
- iPhone 12;
- iPhone 13 mini;
- iPhone 13;
- iPhone 13 Pro;
- iPhone 13 Pro Max.
Os modelos iphone 12Pro e 12 Pro Max também são compatíveis com o 5G. Mas, eles não entraram na listagem pois a Apple deixou de comercializá-los no Brasil após o lançamento da linha iPhone 13. Porém, quem ainda possui o aparelho, pode ficar despreocupado.
Samsung
Mais um exemplo de celular 5G no Brasil é o celular 5G Samsung. Entre os modelos da gigante sul-coreana, estão:
- Galaxy A22 5G;
- Galaxy A23 5G;
- Galaxy A32 5G;
- Galaxy A33 5G;
- Galaxy A52s 5G;
- Galaxy A53 5G;
- Galaxy A73 5G;
- Galaxy M23 5G;
- Galaxy M52 5G;
- Galaxy M53 5G;
- Galaxy Note 20 5G;
- Galaxy Note 20 Ultra 5G;
- Galaxy S21 5G;
- Galaxy S21+ 5G;
- Galaxy S21 Ultra 5G;
- Galaxy S21 FE 5G;
- Galaxy S22 5G;
- Galaxy S22+ 5G;
- Galaxy S22 Ultra 5G;
- Galaxy Z Flip 3 5G;
- Galaxy Z Fold 2 5G;
- Galaxy Z Fold 3 5G.
Vale destacar que o Galaxy M52 5G e toda a família Galaxy M é vendida somente no site oficial da Samsung. Além disso, o Galaxy A52 5G é compatível com a nova rede, mas não apareceu nessa lista porque ele não é vendido pela fabricante, apenas no varejo.
Motorola
No caso dos celulares 5G Motorola, temos uma lista com inúmeros aparelhos. É importante ressaltar que alguns modelos não são mais vendidos pela fabricante, apenas no varejo — como o Moto G 5G — e por isso não aparecem abaixo:
- Moto G50 5G;
- Moto G71;
- Moto G100 5G;
- Moto G200 5G;
- Moto G 5G Plus;
- Moto G 5G;
- Moto G62 5G;
- Motorola Edge;
- Motorola Edge 20;
- Motorola Edge 20 Lite;
- Motorola Edge 20 Pro;
- Motorola Edge 30;
- Motorola Edge 30 Pro.
Xiaomi
Quanto ao celular 5G Xiaomi, a empresa chinesa também divulgou uma lista com os aparelhos compatíveis com a rede, liberados pela Anatel:
- Mi 10T;
- Mi 10T Pro;
- Mi 11;
- Xiaomi 11 Lite 5G NE;
- Xiaomi 12 Lite;
- Xiaomi 12;
- POCO F3;
- POCO M3 Pro 5G;
- POCO M4 Pro 5G;
- POCO X4 Pro 5G;
- Redmi Note 10 5G;
- Redmi Note 11 Pro 5G.
Realme
A Realme é outra fabricante chinesa que teve alguns aparelhos homologados pela Anatel, compatíveis com o 5G. São eles:
- Realme 7 5G;
- Realme 8 5G;
- Realme GT Master Edition;
- Realme GT 2 Pro;
- Realme 9 Pro+.
TCL
Outro celular 5G no Brasil que compõe a listagem de aparelhos compatíveis com a nova rede — homologado pela Anatel — é o TCL 20 Pro 5G.
Infinix
Outra empresa que vem ganhando espaço no mercado brasileiro é a Infinix. Segundo a Anatel, a fabricante possui somente um modelo compatível com o 5G, que é o Infinix Zero 5G.
ASUS
Para fechar nossa lista, chegamos com os aparelhos da conhecida Asus. Entre os modelos compatíveis com o 5G, destacamos:
- ROG Phone 3;
- ROG Phone 5;
- ROG Phone 5s;
- ROG Phone 5s Pro;
- Zenfone 7;
- Zenfone 8;
- Zenfone 8 Flip.
Conclusão: celular 5G no Brasil
Como você pode notar, a tecnologia 5G ainda está em implementação no Brasil. A nova rede chegou primeiro em algumas capitais e será distribuída para o restante do país pelas principais operadoras: TIM, Claro e Vivo.
A chegada dessa rede representa inúmeras vantagens, como mais velocidade de conexão, maior eficiência na troca de dados e possibilidade de uso simultâneo para os consumidores.
Equipe especialista apaixonada por celulares e acessórios. Assim que o conteúdo da Customic é elaborado. Através de extensa pesquisa, análise meticulosa e anos de experiência prática, estamos comprometidos em fornecer aos nossos leitores informações de qualidade e de primeira linha sobre o assunto. Ao longo de mais de uma década de existência, a Customic tem sido uma força inovadora, liderando o mercado ao criar produtos de alta performance, caracterizados por designs exclusivos e autorais.