7 dicas infalíveis para vender mais pelas redes sociais
Se você é um pequeno empresário e quer aumentar sua presença online, provavelmente está em busca de dicas para vender nas redes sociais, aumentando a receita e o alcance da sua marca no mercado.
Isso é ótimo para alavancar o reconhecimento da sua marca e necessário, independentemente do setor ou do tamanho do negócio. No entanto, é preciso entender como uma página deve ser criada e quais publicações levam seus clientes a comprar. Se você deseja abrir um negócio, também deve se preocupar com suas estratégias de marketing digital.
Neste artigo, você vai conhecer 7 dicas para vender nas redes sociais, que incluem os passos necessários para criar uma página de negócios e fazer as publicações. Vamos começar?
1. Escolha a rede social ideal para o seu público
Pode ser tentador, mas não é necessário estar em todas as redes sociais para ficar mais próximo ao seu público. Você deve saber quais redes podem valorizar sua marca e checar onde os seus clientes estão.
O Instagram, por exemplo, é uma rede social que valoriza bastante as imagens e vídeos curtos. Já o YouTube é ideal para vídeos com dicas e demonstrações detalhadas sobre um serviço ou produto. No Facebook, os formatos são ainda mais amplos: fotos, vídeos, links para blogs e sites funcionam muito bem por ali.
2. Crie uma fanpage
Muita atenção nessa parte: seu perfil pessoal é uma coisa, sua página corporativa é outra totalmente diferente. Esse é um dos principais erros de pequenas empresas ao criar uma rede social. No caso do Facebook, a rede ideal para instituições, empresas e eventos, por exemplo, a falta de profissionalismo de uma página fica bastante evidente.
Para criar uma fanpage, você deve acessar seu perfil pessoal, clicar no menu de configurações e escolher a opção “Criar página”. Outra opção é criar uma conta separada a partir da página inicial do Facebook. No lado direito, próximo ao pé da página, há a opção “Criar uma página para uma celebridade, banda ou empresa”. Na página Facebook para Empresas, você encontra dicas e instruções para criar uma página, fazer anúncios e acompanhar resultados.
No caso do Instagram, o perfil profissional garante acesso às estatísticas e informações sobre seus seguidores e permite criar anúncios.
3. Estimule a interação e publique conteúdo relevante
Além de ser um canal de distribuição, vale a pena estabelecer suas práticas nas redes sociais como uma via de mão dupla. Faça perguntas aos seus clientes para descobrir suas preferências, enquetes e mostre que sua página está ativa e atualizada. Em outras palavras, responda comentários e mensagens — sejam críticas, dúvidas ou elogios.
Um dos principais benefícios de manter publicações regulares é que seus clientes podem acompanhar seu trabalho e, aos poucos, vincular o nome da sua marca ao serviço que você oferece e eles precisam. Por isso, estimular a compra diretamente pode causar uma imagem ruim.
Pense no que você pode publicar que não fala diretamente sobre uma promoção, seus preços ou como seu serviço é bom. No caso de uma loja de manutenção e acessórios para celulares, por exemplo, você pode dar dicas para limpar, proteger e otimizar a bateria do seu aparelho.
Uma dica para oferecer bons conteúdos é se perguntar quais são seus interesses. Além disso, invista no aspecto multimídia. No Instagram e no Facebook, esses conteúdos de valor podem ser oferecidos em formatos como vídeos e demonstrações ao vivo.
4. Mantenha um calendário de publicações
Manter uma quantidade regular de postagens é importante para alcançar o máximo dos seus seguidores e demonstrar que a página é ativa, mas isso não significa que se deve postar o máximo possível. Por isso, contar com um bom planejamento é essencial.
Como vimos acima, as publicações devem ser coerentes com o que seus seguidores desejam. Existe uma diferença entre o que você gosta e o que seu cliente gosta. Fique atento a isso!
No calendário de publicações, você pode estabelecer dias, horários e os assuntos que vai tratar nas postagens. Para facilitar esse trabalho, você pode programar as publicações dentro do próprio Instagram e Facebook.
É preciso compreender que existem dois tipos de postagens nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube: as orgânicas e as pagas. Nas postagens orgânicas, você tem um alcance menor porque as empresas de tecnologia diminuíram a quantidade de publicações das páginas que seguimos em nosso feed. Para aparecer para mais pessoas, é preciso pagar.
No entanto, alguns conteúdos específicos podem deixar suas publicações orgânicas mais atraentes, estimulando comentários, curtidas, reações e compartilhamento. Assim, em alguns casos, você pode até dispensar os anúncios.
5. Faça anúncios pagos
Dentro dos anúncios pagos, existem diversos modelos — tudo vai depender de que ação você quer do seu público. O Facebook, por exemplo, oferece opções para que mais pessoas vejam sua página e vídeos, instalem aplicativos, acessem seu site.
Para vender, existem opções que mostram seus produtos, como os anúncios dinâmicos, que oferecem sugestões de comprar para pessoas interessadas naqueles produtos a partir de um catálogo que você informou ao site.
Apesar de parecer complexo, os anúncios ajudam muito. Para escolher bem um público, objetivo e orçamento dessas postagens, você pode fazer treinamentos gratuitos oferecidos pelo Facebook na plataforma Blueprint.
Nos anúncios pagos do Facebook, você pode especificar bastante seu público. Um exemplo é a utilização de palavras-chave otimizadas, ou seja, que se relacionem ao interesse dos usuários. Na opção “Direcionamento por interesse”, você escolhe termos associados às páginas que o seu público-alvo curte e às informações da sua linha do tempo, aumentando as chances de alcance do seu anúncio.
6. Demonstre o serviço da melhor forma
Depois de postar conteúdo com dicas e informações com valor para seu público, você pode começar a citar seus serviços e produtos nas publicações. Mas lembre-se: o ideal é que a proporção dessas postagens seja menor.
Alguns manuais de redes sociais aconselham que a proporção de conteúdo estimulando as vendas deve ser de 15 a 20% das postagens totais, ou em uma proporção de 2 a cada 8 postados.
7. Cuide do branding da marca
Você sabe o que é branding? Para dar uma pista sobre a sua importância, podemos dizer que, se um branding é ruim, não adianta nada ter boas práticas nas redes sociais.
O branding é um conjunto de ações, planos e estratégias para gerir uma marca e garantir boa reputação no mercado. Essas estratégias podem envolver diversos aspectos no marketing da empresa, mas podemos citar alguns essenciais para que o trabalho nas redes sociais seja eficiente.
Um bom nome, logotipo e identidade visual garantem profissionalismo e alinhamento com o público. Como as redes sociais são baseadas principalmente em conteúdo multimídia, é necessário investir nesses aspectos.
Agora que você já conhece as principais dicas para vender nas redes sociais, basta escolher os sites ideais para criar uma página, fornecer conteúdos com valor para seus clientes e aproveitar as opções de anúncios pagos, que já são formatados para gerar vendas. Aproveite também os materiais que o próprio Facebook disponibiliza para entender mais sobre marketing digital!
Agora é a sua vez: você já investe em redes sociais no seu negócio? Conte pra gente aqui nos comentários como tem sido a sua experiência!
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