fbpx

6 séries sobre gestão e liderança que você precisa conhecer!

séries de gestão e liderança
6 minutos para ler
Revendedor Customic

Hoje, é difícil encontrar alguém que não seja fã de séries e filmes, concorda? Com a facilidade dos aplicativos de streaming, é possível ter acesso a uma variedade enorme de títulos a qualquer hora, de onde quer que você esteja. Por essa razão, muitos aproveitam essa diversidade de nomes conhecidos ou não da TV e do cinema para colher inspirações para o dia a dia e aplicar em seus principais afazeres — pessoais ou profissionais.

Existem séries de gestão e liderança, por exemplo, que contribuem efetivamente para obter aprendizados sobre empreendedorismo. Pensando nelas, elaboramos este texto para que você conheça algumas. Ficou interessado? Continue a leitura!

1. How To Get Away With Murder

How To Get Away With Muder conta a história de uma renomada advogada, também professora universitária, que se vê envolvida em uma série de contextos criminosos, apresentando, em forma de retrospectiva, tudo o que aconteceu, até o desenrolar daquele fato. Nesse contexto, a trama apresenta uma série de exemplos de liderança da influente Annalise Keating, além de mesclar com alguns de seus processos jurídicos e as formas que ela utiliza para vencer os casos.

Mas, afinal, o que tudo isso tem a ver com gestão e liderança? Simples! Um bom líder e que faça uma boa administração do seu negócio, necessariamente, precisa de um planejamento bem definido, concorda? É nisso que Annalise se destaca! Seus planos sempre são bem-sucedidos justamente devido às suas ideias estratégicas e às maneiras que ela utiliza para alcançar os objetivos.

2. Scandal

Pessoas conhecidas ou não que se veem envolvidas em verdadeiros escândalos — o que justifica o nome da série — e precisam de uma profissional capacitada para desviar o foco dos acontecimentos e reverter a situação. Para isso, a advogada Olivia Pope, ex-funcionária gabaritada da Casa Branca, em conjunto com seus amigos e associados, protegem a imagem de políticos e evitam que seus segredos não sejam descobertos pela mídia e pela população em geral.

Aqui, é essencial destacarmos sobre como a resolução de conflitos é feita de cabeça fria, bem pensada e articulada, para que as situações não se agravem além do que já estão. Mais um bom exemplo de gestão e liderança a ser aplicado no dia a dia!

3. Game Of Thrones

Nos últimos meses, só se ouviu falar de Game Of Thrones, não é verdade? Baseada na saga do autor George R. R. Martin, a série dramática se tornou um fenômeno mundial —  bares e restaurantes, inclusive, fazem eventos para a exibição de seus episódios.

A história se passa nos Sete Reinos de Westeros, local onde invernos rigorosos predominam, além da luta pelo Trono de Ferro. Ao longo de suas 8 temporadas, algumas lições foram percebidas pelos seus fãs: a vilã Cersei sempre transmitiu a ideia de que protagonismo nunca é de graça, sendo necessário correr atrás de suas metas e objetivos para alcançar os resultados almejados.

Jon Snow, o queridinho dos fãs, comprovou a importância da boa reputação para a torcida e destaque em cargos mais altos, além de não ter muita hesitação em suas decisões e contar com o apoio dos aliados. Todas essas características podem ser bem utilizadas no dia a dia, desde que aplicadas a partir de suas visões.

4. Breaking Bad

O caminho para conquistar uma vida mais tranquila não foi o mais adequado, mas Walter White ensinou aos seus espectadores muitas lições de empreendedorismo. Entre eles, o que mais se destaca em toda série: é possível crescer partindo do nada, desde que tenha um plano bem definido e entenda o trabalho que é executado.

Além disso, é preciso que um líder tenha sempre em mente a importância de contar com produtos de primeira e construir sua marca a partir da qualidade de seus materiais. Ao oferecer aquilo que o público deseja e conseguir solucionar as dores e problemas da clientela, naturalmente, o negócio vai se expandir e o marketing boca a boca contribuirá para resultados ainda mais atrativos.

Por fim, é preciso cumprir com os acordos feitos ao longo da gestão, assim como diversificar os investimentos. Não é porque determinado produto está vendendo bem que você pode se acomodar: novas ideias sempre são bem-vindas!

5. House of Cards

House of Cards foi mais um dos grandes sucessos da Netflix. Por meio desse série, é possível extrair algumas características imprescindíveis a um bom líder. Entre elas, a necessidade de entender o passado apenas como aprendizado para não cometer os mesmos erros, mas ter sempre o foco no futuro e em alcançar novos objetivos.

Aqui também podemos observar uma característica semelhante às outras séries de gestão e liderança: a importância do planejamento para que as metas sejam alcançadas.

O protagonista Frank, importante político dos EUA, também transmite como aprendizado que o foco é o principal ingrediente para que o líder esteja preparado a superar os obstáculos do dia a dia e a entender com frieza os gargalos que possam aparecer ao longo da gestão.

6. Suits

Também da Netflix, Suits narra a rotina de uma equipe de advogados de alta performance. Aqui, a lição principal a ser extraída está em enxergar o potencial das pessoas com as quais você trabalha. Existem habilidades que determinado profissional pode não entender muito bem, mas compensar em outras extremamente complicadas que não são exercidas por qualquer pessoa.

Essa característica é observada especialmente no personagem Harvey, que contrata Mike Ross, profissional que não tem um diploma como advogado, com o objetivo de trabalhar em seu escritório e poder exercer as atividades cotidianas devido ao seu potencial.

Além disso, Mike Ross passa a mensagem de que qualquer pessoa é capaz de alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem. Basta acreditar em si mesmo e traçar um plano para atingir esse resultado.

Neste conteúdo, você pôde conhecer 6 séries de gestão e liderança para se inspirar e aplicar no cotidiano. Conforme observado, algo semelhante em muitas delas está na importância de planejar as atividades para alcançar as metas, além de enxergar o potencial de seus colegas para um trabalho em equipe no qual todos podem contribuir para o crescimento um do outro.

Gostou de entender um pouco mais sobre como extrair lições das séries que você assiste como entretenimento? Compartilhe em suas redes sociais!

Revendedor Customic
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-