fbpx

6 formas de perder o medo de empreender e abrir o próprio negócio

medo de empreender
6 minutos para ler
Revendedor Customic

Quem não gostaria de ser dono do próprio negócio e buscar satisfação profissional e independência financeira sem depender de ninguém? Ser um empreendedor de sucesso pode propiciar essas conquistas. Mas nem sempre é fácil dar o passo inicial.

Acontece que o medo de empreender termina por comprometer os sonhos de muita gente. A falta de conhecimento sobre como iniciar o seu negócio faz com que as pessoas permaneçam acomodadas em sua zona de conforto, mesmo que isso não dê muitas opções de crescimento.

Se você também gostaria de ser dono da sua própria empresa, mas está inseguro quanto aos riscos dessa decisão, confira neste post algumas dicas de como enxergar o ato de empreender como algo viável — e não como uma aventura!

1. Procure um negócio com o qual se identifique

Pode parecer um chavão, mas trabalhar com o que se gosta é bem mais produtivo. Um passo importante para o sucesso é ter um negócio que esteja em consonância com os seus valores, com as coisas em que você acredita. Isso fará diferença, especialmente ao longo prazo.

Para manter a motivação e o engajamento com o seu empreendimento sempre em alta, é importante que ele tenha ligação com os seus desejos e anseios. Isso será determinante, principalmente nos momentos mais difíceis, quando você for colocado à frente dos grandes desafios de ser um empreendedor.

No ciclo de uma empresa, diversas vezes as dificuldades parecem grandes demais, algumas coisas não saem como o planejado e os erros minam a motivação. A identificação com o negócio ajuda a superar esses momentos e reforçam sua persistência e resiliência.

2. Estude o seu negócio

Antes de se tornar um empreendedor, é preciso fazer uma verdadeira imersão no seu ramo de negócio, estudando cada detalhe sobre o seu funcionamento e a sua dinâmica. Assim, você não se joga em uma aventura movido apenas por um momento de empolgação.

Prepare-se com o máximo de informações possível sobre o que significa abrir uma empresa e sobre os desafios que você terá que enfrentar. Leia livros e revistas sobre o assunto, converse com empreendedores experientes e bem-sucedidos e participe de eventos sobre o tema. Tudo isso dará mais confiança para iniciar a sua jornada como empreendedor.

Tenha em mente que conhecimento também é um capital importante que você terá que acumular para ter sucesso. Estude com profundidade as condições do mercado e também a sua concorrência.

Faça simulações sobre os rumos que o seu negócio pode tomar, com os melhores e piores cenários possíveis, e pense quais estratégias você adotaria em cada um deles. Quanto mais se aprofundar nesse estudo, melhor estará preparado para vencer os desafios de empreender.

3. Encontre um nicho de mercado

Ter sucesso em sua jornada como empreendedor também depende de aproveitar as oportunidades do momento. É importante saber enxergar quais as carências do mercado, que tipos de produtos e serviços estão em alta e que podem representar um investimento mais seguro.

Veja, por exemplo, o mercado de smartphones. Segundo levantamento realizado pela Fundação Getulio Vargas, o Brasil conta com mais de um celular por habitante. São mais de 300 milhões de aparelhos. Imagine a demanda por acessórios como capas e equipamentos para atender a todo esse público. Esse é um indicativo de um empreendimento com boas possibilidades de sucesso. Fique atento a essa oportunidade!

4. Busque parcerias

Essa é uma etapa importante no processo de planejamento da sua empresa e pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Escolha um parceiro de negócio que seja forte justamente naqueles aspectos em que você é mais fraco.

Se você é um excelente vendedor, mas não tem tanta aptidão para a gestão, procure alguém que seja mais eficiente nas atividades administrativas. Assim, cada um atua focado em sua especialidade e o negócio flui com mais constância.

É claro que você pode optar por encarar essa jornada de empreendedor de maneira solitária. Mas ter um bom parceiro pode fazer toda a diferença, especialmente nos momentos em que surgirem os maiores desafios. Até mesmo para reforçar sua motivação, ter alguém ao seu lado, que acredita nas mesmas coisas que você e batalha pelo mesmo ideal, é bem importante.

5. Defina metas e prazos

O início de um novo negócio pode parecer excessivamente desafiador, com uma grande quantidade de processos que precisam ser implementados e decisões que devem ser tomadas. Por isso, é essencial estabelecer metas para a execução de todas as tarefas.

O primeiro passo é identificar a missão do seu empreendimento e a partir dela, estabelecer objetivos menores, com metas e prazos para a sua execução. Assim, à medida que as etapas forem sendo vencidas, você vai visualizar melhor os processos e fluxos necessários.

Uma dica para esse começo é não ser excessivamente perfeccionista. É claro que sempre desejamos que tudo fique perfeito (e é realmente melhor se for assim), mas o importante, agora, é concluir as etapas para que o negócio saia do papel. Com o tempo, você poderá aperfeiçoar os processos, para que tudo fique exatamente da forma que planejou.

6. Valorize seus diferenciais

Para se destacar em um determinado mercado, é preciso ter um diferencial competitivo: uma característica que o torna especial em comparação com os seus concorrentes e que vai fazer seus clientes escolherem o seu negócio.

É esse algo a mais que vai fazer o cliente sair de casa e se deslocar um pouco mais até encontrar você, ou mesmo pagar mais pelo seu produto ou serviço em troca da garantia de receber algo de qualidade diferenciada.

No momento em que identifica e valoriza o seu diferencial competitivo, é possível visualizar suas probabilidades de sucesso. Para quem tem medo de empreender, isso se tornar um incentivo especial, pois é possível acreditar que se pode realmente vencer.

Essas são algumas estratégias importantes para quem deseja abrir um negócio e que podem ajudar a perder o medo de empreender. Elas garantem mais segurança ao seu investimento e melhoram as perspectivas de sucesso.

O que achou deste conteúdo? Deixou você mais seguro para empreender? Então, que tal entrar em contato conosco e conhecer um pouco mais sobre o mercado de capas e acessórios para smartphones? Esta pode ser a sua grande oportunidade!

Revendedor Customic
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-