fbpx

Película de Celular: Confira 6 Passos para Colocar [Sem Bolhas]

como colocar película no celular sem errar
15 minutos para ler
Revendedor Customic

Para evitar prejuízos com películas danificadas, perda de tempo e problemas com a proteção do celular, é necessário saber como colocar película no celular. Se você trabalha com serviços de manutenção ou venda de acessórios, já sabe que esse é um dos serviços mais requisitados.

Neste artigo, você vai descobrir por que é necessário colocar uma película de celular de forma correta e aprenderá o passo a passo para aplicá-las nas telas tradicionais, com curvas ou em tablets. 

Além disso, vamos explicar como você pode contornar algum problema que tenha acontecido durante a aplicação. Acompanhe!

Como colocar película no celular: Afinal, qual a vantagem da película?

Colocar película no celular confere uma proteção extra à tela do aparelho. Hoje, existem diversos modelos, fabricados nos mais variados materiais — silicone, gel, vidro etc. 

Independentemente do escolhido, sua função é a mesma: proteger o visor do celular contra trincos, arranhões, manchas e outros danos de uso. Não é novidade que as pessoas gastam cada vez mais tempo utilizando seus smartphones. 

Então, se está mais difícil largar o celular, com as películas, é possível reduzir a probabilidade de ele se quebrar em caso de acidentes. Porém, quais são os reais benefícios da película? São eles:

  • maior resistência contra quedas: ao colocar a película, a tela do celular ganha uma camada extra de 3 mm, que garante mais proteção contra quedas e outros impactos. Funcionam como uma espécie de exoesqueleto, impedindo que maiores danos prejudiquem a integridade do aparelho;
  • redução de arranhões na tela: outro ponto positivo das películas é a proteção contra arranhões e trincos. Especialmente modelos mais robustos, conseguem absorver maiores impactos, fazendo com que os arranhões fiquem na película, longe da tela do celular; 
  • proteção extra contra impactos: grande parte das películas são feitas com uma camada extra de silicone. Dessa forma, quando quebradas, elas não se estilhaçam e podem ser facilmente removidas e substituídas. Enquanto isso, a tela do smartphone se mantém intacta;
  • diminuição das manchas: as películas conseguem proteger a tela das famosas e temidas manchas de gordura. Hoje, os modelos são fabricados com material oleofóbico, que mantém a tela do celular livre de manchas;
  • proteção contra calor, pressão e umidade: películas conseguem proteger a tela do celular contra o calor, a umidade e a pressão. Em diversos testes, foi identificado que as películas conseguem manter o LCD da tela de aparelho livre e danos, mesmo sob altas temperaturas, impactos e outras ações externas;

Os celulares precisam mesmo de película?

Um dos primeiros celulares a se popularizar no Brasil foi o modelo 3310 da Nokia, carinhosamente conhecido como “tijolão”. Quem viveu os anos 2000 com certeza vai se lembrar desse produto, que era, e ainda é, conhecido por ser praticamente indestrutível.

Com o passar dos anos, a tecnologia causou uma revolução nos celulares e, então, o mundo conheceu os famosos smartphones. Os novos aparelhos não são nada duráveis e resistentes se comparados aos modelos antigos. 

Isso acontece porque os smartphones são feitos de materiais mais leves — consequentemente mais frágeis —, e a tela, que é feita de vidro, ocupa quase a metade do espaço dos aparelhos.

Quem é que nunca trincou acidentalmente a tela do celular? Foi pensando na quantidade de pessoas que já passaram por essa situação que foi criada a tecnologia chamada Gorilla Glass. Trata-se de uma tela supostamente resistente a qualquer tipo de arranhão ou queda.

A grande verdade é que ainda não existe uma tela tão resistente assim. A Gorilla Glass apenas previne alguns arranhões superficiais, mas não protege o aparelho contra quedas ou riscos mais profundos. Portanto, os smartphones precisam, sim, da proteção da película.

É claro que nem as películas mais resistentes são capazes de evitar os danos mais severos, mas elas oferecem uma grande proteção às telas dos celulares. 

Graças às películas de proteção, nós podemos usar nossos celulares sem nos preocuparmos com os acidentes no cotidiano.

Como colocar película no celular: 6 passos essenciais

como colocar película no celular passos essenciais

A seguir, veja o passo a passo para colocar as películas mais tradicionais.

1. Compre a película adequada

Não adianta aprender como colocar a película no celular se o modelo não é o mesmo do aparelho, não é? Assim, ela deve se encaixar exatamente no modelo do telefone e ser de boa qualidade.

2. Prepare o celular

Antes de colocar a película, escolha um local iluminado e limpo para aplicá-la. Depois disso, providencie um spray de limpeza de telas e um pano de microfibras. Se você não tiver um pano próprio para isso, uma flanela de algodão é suficiente.

Desligue o telefone e limpe bem a tela com o spray e o pano. É importante deixá-lo completamente limpo, pois qualquer poeira ou marca de dedo pode fazer com que bolhas de ar permaneçam, e isso impede a aderência total da película à tela.

3. Analise a película

Para saber como colocar película no celular corretamente, é importante analisá-la muito bem. A película tem dois lados, então você deve ficar atento àquele que deve ser colado na tela e posicioná-lo corretamente. 

Geralmente, elas têm um adesivo indicando qual face deve ser colada. Observe isso com atenção.

4. Aplique a película

Agora que a tela está limpa, você pode começar a aplicar a película. Para isso, existem pelo menos duas formas que garantem um bom trabalho. Na primeira delas, você pode utilizar o apoio de uma fita adesiva para prender a lateral da película — ainda com o plástico que protege a cola — ao celular.

Corte dois pedaços pequenos da fita, cole-os na lateral do celular e prenda a película a eles, formando uma espécie de dobradiça. Assim, você consegue um bom alinhamento.

Depois de prender a película, você pode limpar a tela mais uma vez e começar a retirar o adesivo.

Depois de retirado, comece a descer a película pela lateral fixada com a fita e faça pressão com a ajuda de um cartão ou da flanela. Mesmo que algumas bolhas se formem, você consegue retirá-las passando o cartão.

Outra forma de aplicar a película dispensa a necessidade de uma fita. Para isso, você deve alinhar um dos cantos dela a um canto da tela do celular. 

Aos poucos, vá retirando o adesivo protetor, enquanto pressiona a película para baixo, e cole-a na tela. Lembre-se de passar um cartão para retirar as bolhas.

5. Retire as bolhas de ar

Utilize uma espátula, ou, caso não tenha, use os próprios dedos para garantir a fixação da película. Se identificar bolhas de ar, passe uma flanela por cima até que elas desapareçam. Caso as bolhas persistam, remova a película e aplique-a novamente.

6. Reserve o aparelho por alguns minutos

Assim que finalizar a aplicação, reserve o celular longe de outros materiais por alguns minutos. Isso evitará o surgimento de bolhas logo após a aplicação da película. 

Além disso, se notar qualquer imperfeição na aplicação posteriormente, evite remover a película. Isso porque, depois de um tempo, você não conseguirá mais reaplicar a película. 

Como colocar película no celular Samsung?

As películas oferecem mais resistência, proteção contra quebras e arranhões para o celular. No caso de aparelhos Samsung, a aplicação da película não é muito diferente dos passos que te mostramos logo acima:

  • posicione a película corretamente sobre a tela para verificar o encaixe
  • limpe a tela antes de aplicar a película;
  • remova o plástico protetor da película;
  • cole a película seguindo os moldes da tela do celular;
  • pressione as laterais para garantir a fixação da película;
  • caso identifique bolhas, passe uma flanela por cima para removê-las.

Como colocar película no iPhone?

Apesar de ser um aparelho de construção e especificações distintas dos modelos Android, — como a Samsung — a aplicação da película em iPhone não é tão diferente. 

Para esses aparelhos, também existem películas de vidro, silicone, foscas e outros materiais. Elas também servem para proteger a tela do celular contra quedas, arranhões e outros impactos. Para aplicá-la, basta seguir o passo a passo:

  • passo 1: verifique o encaixe da película antes de aplicar;
  • passo 2: limpe a tela do iPhone com álcool isopropílico e seque-a bem; 
  • passo 3: remova o plástico protetor da película;
  • passo 4: posicione a película sobre a tela do iPhone, conforme verificado no passo 1;
  • passo 5: pressione as laterais da tela do aparelho para garantir a fixação da película;
  • passo 6: se identificar bolhas de ar, passe uma flanela sobre a película até que elas sumam.

Como colocar película de gel no celular?

como colocar película no celular de gel

Assim, como você viu nos tópicos anteriores, os passos para colocar película de gel no celular são semelhantes. Veja só: 

  • desligue o celular;
  • verifique se há poeira no ambiente;
  • limpe a tela do aparelho com um pano de microfibra;
  • evite tocar na tela do celular após a limpeza;
  • remova a película da embalagem, segurando pelas bordas;
  • retire o plástico protetor sobre a película e comece a aplicação;
  • cuide para que a película fique perfeitamente alinhada com as bordas;
  • pressione as bordas para aumentar a fixação da película;
  • caso identifique bolhas de ar, pressione a região detectadas para removê-las.

Dica extra: Como colocar película no celular sem bolhas?

Os passos para aplicar uma película são simples. Contudo, algumas pessoas ainda encontram dificuldades nessa tarefa, já que existem fatores que podem prejudicar o resultado final. São eles:

  • deixar marcas de dedo na tela;
  • pelos e sujeira que ficam entre a tela e a película;
  • bolhas de ar que teimam em sair.

Felizmente, existem alguns truques para evitar que esses imprevistos aconteçam, garantindo um ótimo resultado na aplicação da película. São eles:

  • certifique-se de que a película tem dois lados; um com a cola e outro sem;
  • faça aplicação em um local fechado, livre de poeira, ventos e com boa iluminação;
  • alinhe perfeitamente a película com as bordas da tela do aparelho;
  • utilize um cartão ou régua para remover bolhas de ar.

Como aplicar a película em celulares com telas curvas?

Quando o telefone tem telas curvas, o procedimento é um pouco diferente. Geralmente, essas películas são de gel ou silicone, já que precisam ser mais flexíveis.

Para aplicá-las, comece o procedimento como foi indicado no passo a passo anterior: escolha o modelo correto, desligue o celular e faça a limpeza da tela.

Caso o kit da película acompanhe um spray de limpeza e um adesivo para retirar poeira, utilize-os como no vídeo que fizemos sobre como aplicar a película

Nesse exemplo, o kit traz uma peça para encaixar na entrada do carregador do celular, para que você possa segurar o aparelho sem tocar na tela e alinhar a película.

Assim que limpar a tela, posicione a película sobre o celular. Em alguns modelos, como naquele utilizado no vídeo, a película tem um adesivo separado na parte superior, que deve ser retirado para começar a aplicação. 

Depois de retirá-lo, pressione com os dedos e conte com a ajuda de um cartão para colocá-la.

Depois de fixada pela extremidade superior, puxe o adesivo protetor do restante da película, enquanto pressiona a película para baixo, com a ajuda do mesmo cartão. Em seguida, basta retirar o plástico protetor.

Como fazer a aplicação na traseira de um celular e em um tablet?

como colocar película no celular na traseira

Também é possível aplicar as películas nas partes traseiras do celular. Para isso, você pode seguir o mesmo passo a passo do tópico anterior, mas fique atento na hora da compra. É importante comprar uma que seja feita para a parte de trás do seu aparelho.

No caso dos tablets, também é necessário comprar a película ideal. Para fazer uma aplicação correta, limpe a tela como explicamos no passo a passo do celular e escolha um ponto de referência para começar a alinhar.

Comece retirando o adesivo protetor aos poucos, enquanto pressiona a película sobre a tela. Como os tablets são maiores, você pode utilizar algo maior que um cartão para ajudar na fixação.

O que usar para limpar a tela do celular antes de colocar a película?

Agora você já sabe como colocar película no celular. Ainda tem dúvidas sobre o que utilizar para limpar a tela antes da aplicação? O ideal é usar um pano de microfibra para remover poeiras, excesso de oleosidade e garantir a limpeza completa. 

Normalmente, as películas vêm acompanhadas de uma toalha embebida em um produto específico para a limpeza de telas de celulares. Isso ajuda ainda mais na limpeza, antes da aplicação.

Por que é necessário colocar uma película da forma correta?

Seja qual for o modelo de película, o propósito dela é proteger a tela do celular. Entretanto, para conseguir uma boa proteção, é importante colocar as películas de forma correta, cobrindo toda a tela e sem deixar bolhas.

Sem uma proteção eficiente, o celular fica exposto e o prejuízo do cliente com a substituição da tela pode custar até 20% do valor do aparelho. Além disso, impactos fortes podem causar problemas nas funções de touch screen.

O que fazer quando a película de celular é mal colocada?

como colocar película no celular mal colocada

Se você não conseguiu colocar a película da maneira correta, não precisa se desesperar: ainda é possível consertar a situação.

Caso tenha ficado alguma poeira ou alguma bolha de ar, você pode utilizar uma fita adesiva para puxar aquela parte da película e retirar a sujeira com outro pedaço de fita. No entanto, essa tática só funciona bem quando você acabou de fazer a aplicação.

Caso o problema seja de alinhamento, é necessário retirar toda a película, mas faça isso com cuidado. 

Caso identifique sujeira ou marcas de dedo, lave a película em água corrente, com algumas gotas de detergente neutro, e deixe secar naturalmente, antes de tentar reaplicá-la.

Como convencer o cliente a comprar uma película?

A maioria das pessoas sabe como colocar película no celular, mas existem exceções à regra. Você, como um bom vendedor, deve ser capaz de convencer até o seu cliente mais teimoso a colocar uma película de celular.

A maneira mais fácil de convencer alguém a usar uma película protetora é dizer exatamente o que nós acabamos de explicar no tópico acima. 

O ideal é que você tenha em sua loja mais de um tipo de película, pois o seu cliente pode se interessar mais por uma película de privacidade, por exemplo.

Qual é o melhor tipo de película protetora?

como colocar película no celular melhor tipo

Atualmente, existem dois tipos de películas que são mais usadas com a função de proteger os smartphones: de vidro e de gel. Afinal, qual das duas é a melhor? 

Não é certo dizer que uma é melhor que a outra, pois ambas as películas são eficientes: tudo depende do gosto e das necessidades do cliente. Entenda mais sobre essas películas:

Película de vidro

A película de vidro temperado tem uma composição rígida, formando uma segunda camada de tela sobre o aparelho. A película tende a ser mais resistente que a própria tela. 

Em casos de quedas leves e arranhões, a película costuma rachar ou trincar superficialmente sem comprometer o bom funcionamento e a integridade da tela do smartphone.

A desvantagem da película de vidro é que, justamente por ser mais encorpada, ela não é capaz de curvar, ou seja, ela não pode ser usada em telas de modelos curvos, como o Samsung Galaxy S8.

Película de gel

Essa película está ganhando o coração dos consumidores. Ao contrário do que parece, a película de gel é tão eficiente quanto a de vidro, sendo capaz de absorver totalmente o impacto das quedas. 

A vantagem da película de gel é que ela não trinca nem racha, tendo maior durabilidade.

Película fosca

As películas foscas possuem alta capacidade de anular as marcas de dedo e gordura da tela do celular. 

Também conseguem neutralizar a luz externa e o reflexo dos ambientes, que costuma atrapalhar a visão do usuário. 

Conclusão: Como colocar película no celular

Agora você já sabe como colocar a película protetora da melhor forma. Seja em celulares com tela curva, na parte traseira de um aparelho ou em tablets, o importante é ser cuidadoso e contar com um material de qualidade. 

Seguindo as nossas dicas, os riscos de ter prejuízos com películas mal colocadas é bem menor!

Gostou das nossas dicas? Então, conheça as películas de celular da Customic e descubra como deixar seu aparelho ainda mais protegido!

Revendedor Customic
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-