Passo a passo para calcular os lucros da sua loja
Quando a sua loja lucra? Saber a resposta a essa pergunta é essencial para descobrir como está a saúde financeira da sua empresa, se os produtos estão com preço adequado e se as estratégias de venda e divulgação estão sendo bem-sucedidas.
Então, a seguir veja o passo a passo de como calcular o lucro da sua loja.
Como calcular os lucros da sua loja?
O lucro é a diferença entre o preço de venda e os gastos envolvidos na sua comercialização. O lucro pode ser calculado por produto, individualmente, ou por período, somando os ganhos de todas as vendas.
Seja como for, para calcular o lucro é necessário ter as seguintes informações:
- Gastos com a compra de produtos;
- Gastos com a prestação de serviços;
- Total de despesas fixas, como aluguel e internet;
- Total de despesas variáveis, como água, luz e impostos.
Com isso, você pode calcular o lucro bruto e líquido. Veja!
Lucro bruto
O lucro bruto é a diferença entre o valor de compra e/ou fabricação e o valor de venda de um produto. Ou seja:
Lucro bruto = preço de compra/fabricação – preço de venda
Por exemplo, se você compra uma case por R$ 50,00 e revende ela por R$ 65,00, o seu lucro foi de R$ 15,00, ou 23%.
Para descobrir o lucro bruto de um período, basta somar toda a receita obtida com a venda e subtrair todo o gasto envolvido na compra ou fabricação do produto. Por exemplo, se em um mês você vender R$ 5.000,00 em cases, gastando R$ 3.000,00 para comprá-las, o seu lucro bruto será de R$ R$ 2.000,00, ou 40%.
Entretanto, o lucro bruto não reflete o lucro real de uma empresa, uma vez que não leva em consideração outros gastos envolvidos para manter o negócio em funcionamento. Nesse caso, é melhor calcular o lucro líquido.
Lucro líquido
O lucro líquido é a diferença entre o valor de venda de um produto e todas as despesas fixas e variáveis envolvidas para manter o negócio, como internet, aluguel, água, luz, impostos e salários.
Para calcular o lucro líquido de um período basta somar todos os gastos da empresa e subtrair esse valor do total de vendas. Nesse caso, a fórmula é a seguinte:
Lucro líquido = total de receitas – total de gastos
Por exemplo, se a sua loja vendeu R$ 5.000,00 em cases em um mês, gastando R$ 4.000,00 para manter o negócio em funcionamento, seu lucro será de R$ 1.000,00, ou 20%.
Existe margem de lucro ideal?
Alguns especialistas indicam que a margem de lucro ideal para o setor de comércio fique entre 10% e 15%, e do setor de serviços, em torno de 20%. Entretanto, esses números são apenas uma média geral, não uma regra.
Na verdade, cada empresa, mesmo que de setores iguais, é única. Por isso, cada empresário precisa avaliar a realidade do seu negócio e seu planejamento estratégico no momento de estabelecer o lucro ideal. Como?
Como saber se tenho uma boa margem de lucro?
Muitos fatores podem ser levados em consideração no momento de escolher a margem de lucro ideal e o preço final do produto, como a demanda de vendas e serviços, o poder aquisitivo dos clientes e a concorrência, por exemplo. O importante é que o resultado esteja de acordo com o planejamento estratégico da empresa e com o momento do mercado.
Uma estratégia bastante usada por lojistas é a lei de oferta e demanda. Geralmente, quando a procura por um produto é grande ou há muita concorrência, algumas empresas diminuem sua margem de lucro para aumentar a competitividade. Assim, o ganho vem pela quantidade de vendas, não pela alta margem de lucro.
Por outro lado, quando o empresário não tem grande procura por um produto, ou quando não há muita concorrência, ele pode optar por aumentar a margem de lucro. Assim, o negócio ganha mais por produto, não por quantidade de vendas.
Conclusão
Embora calcular os lucros da sua loja seja aparentemente fácil, esse é um indicador importante da saúde do seu negócio. Por isso, ao determinar quanto deseja ganhar sobre as suas vendas, leve em consideração a oferta, a demanda, o mercado e a expectativa e necessidade do seu cliente.
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