fbpx

O que é e como funciona o MagSafe? Entenda tudo sobre o acessório!

magsafe o que é
6 minutos para ler
Revendedor Customic

Está enganado quem pensa que o MagSafe é uma tecnologia nova da Apple! Na realidade, essa marca existe desde 2006, como sendo um conector de energia por magnetismo do MacBook Pro.

A atração magnética mantinha o conector no lugar e isso favorecia quando o conector era puxado, já que se soltava facilmente, sem apresentar riscos de queda para o MacBook ou danos para o conector.

O MagSafe foi bastante usado até o ano de 2019, depois disso foi substituído pelos conectores USB-C.

Mas o que nos faz falar sobre o MagSafe agora? Isso se dá porque a Apple trouxe novamente o nome do conector magnético por meio do iPhone 12, lançado em 2020, com algumas novidades.

Quer saber o que é e como funciona o novo modelo MagSafe? Acompanhe!

O que é case MagSafe?

Trata-se de uma solução tecnológica capaz de inúmeras funções. Por isso, é difícil resumir o que é em poucas palavras. Podemos dizer que é uma combinação entre um sistema de montagem e um outro sistema de carregamento. 

Essa inovação representa um enorme potencial para a fabricante de acessórios. Como dissemos inicialmente, o MagSafe existe desde 2006 no mercado. Nesse período, o sistema de carregamento continha a tecnologia Qi. 

Tempos depois, a Apple adicionou novos componentes, a fim de criar um sistema único de carregamento sem fio, que permitisse a montagem de acessórios diferentes. 

Como resultado, vemos um dispositivo de carregamento aprimorado; o MagSafe oferece suporte a ímãs e carregamento contínuo sem fio Qi.

Esse dispositivo atualizado chegou juntamente com os celulares da linha 12 da marca: Phone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

Outros componentes desta tecnologia incluem um magnetômetro e um leitor de NFC de bobina única. Essa solução permite que os aparelhos se comuniquem com outros acessórios de forma otimizada.

Para que serve o MagSafe?

magsafe para o que serve

O principal uso do MagSafe é o carregamento sem fio. Apesar de que, são constituídos por fios que se conectam à traseira dos aparelhos. Nesse sentido, talvez seja melhor descrevê-los como “carregadores em porta”.

De forma simples, essa tecnologia contém um ìmã poderoso sob a capa traseira do iPhone 12 — e outros modelos posteriores — em forma de anel, localizado no centro do dispositivo. 

O celular carrega a 15 W de velocidade, que é o dobro considerando o carregamento com fio normal. 

Esse gadget pode ser adquirido separadamente, além de permitirem conectar outros acessórios e periféricos MagSafe, como uma carteira ou estojo magnético — servem para guardar cartões de crédito e documentos e identificação.   

O que é o novo MagSafe?

Com o lançamento do iPhone 12, a Apple trouxe de volta o MagSafe repleto de inovações!

Já começamos dizendo sobre a sua existência como um conector magnético para o MacBook Pro, no entanto o novo MagSafe se apresenta como um conector magnético de carregamento sem fio de alta potência e repleto de novos acessórios que facilitam a conectividade com o iPhone 12.

Esse tipo de carregador fornece até 15W de energia de maneira eficiente, conforme o padrão de Qi indicado e também pode ser útil em outros aparelhos, no entanto a formação de ímãs que compõem a bobina do carregamento sem fio tem o alinhamento exato para se conectar ao iPhone 12, oferecendo uma experiência única com esse aparelho.

Como ele funciona?

A verdade é que o novo MagSafe oferece muito mais do que recarga sem fio. Essa tecnologia possui um novo ecossistema de ímãs para o acoplamento de acessórios diversos. Além disso, o iPhone 12 conta com um magnetômetro que mede a força magnética em contato causando uma reação a ela.

O funcionamento do MagSafe se dá por meio do sistema de conjunto dos ímãs que também é responsável por manter o celular firme nas bases de carregamento, evitando a perda de eficiência nas recargas sem fio em caso de desalinhamento entre a base e o smartphone.

Como saber se o carregador MagSafe é original?

A própria Apple possui um sistema próprio de rastreamento e fiscalização que permite identificar se um acessório é ou não original. Além disso, você também pode verificar a qualidade e procedência do MagSafe.

Coloque o carregador sem fio na traseira do seu iPhone e certifique-se de que ele está funcionando. Feito isso, acesse Ajustes >> Geral >> Sobre

Caso o dispositivo seja original, você verá logo abaixo da seção “Bloqueio de Operadora” o termo “Apple MagSafe Charger”. Toque nele para consultar o número do modelo e versão do firmware.

O que se espera do MagSafe?

magsafe o que se espera

Como já mencionado, essa nova tecnologia tende a ser usada em outras marcas de aparelhos, inclusive já existem empresas parceiras da Apple produzindo bases compatíveis com o MagSafe, como é o caso da Belkin.

O lançamento conta com dois tipos de carregadores: o MagSafe Charger e o MagSafe Duo, que tem o diferencial de conseguir recarregar dois tipos de acessórios ao mesmo tempo.

Sabe-se que este é apenas o começo das inovações MagSafe, podemos esperar muita coisa pela frente, visto que essa tecnologia abre uma série de outras possíveis evoluções tecnológicas para acessórios.

A Apple garante o aumento de sua receita e proporciona novas maneiras de personalização para os seus celulares, chamando atenção dos clientes pelas facilidades oferecidas.

Conclusão

Essas foram as principais informações sobre o MagSafe da Apple. Como você pode ver, essa tecnologia é uma evolução do carregamento sem fio Qi, que já estava presente no mercado desde 2006. 

Hoje, você consegue utilizá-la para outras funções, além de carregar seu aparelho, como colar carteiras e conectar periféricos que otimizem a experiência com os dispositivos iOS. 

Isso representa apenas o início das revoluções tecnológicas. Outro ponto que merece destaque é sobre a procedência do acessório, que pode ser verificada nas configurações do celular, sempre que estiver em uso.

Gostou deste conteúdo? Confira a linha de acessórios para celular da Customic e personalize seu aparelho!

Revendedor Customic
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-