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Saiba como usar o nicho de mercado a favor do seu setor de atuação

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Revendedor Customic

No momento de elaborar um plano de marketing para o seu negócio, é preciso entender sobre o que deve ser avaliado. Esse documento, cujo principal objetivo é detalhar as estratégias de divulgação de sua marca, visa também contribuir para encontrar o tom certo de comunicação com o público, bem como atrair uma parcela de consumidores que ainda não conhece o seu negócio.

Entre as pontuações que devem ser observadas pela empresa, o nicho de mercado configura-se como uma das mais importantes. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba o que é esse conceito, sua importância e como pode ser utilizado a favor do negócio. Boa leitura!

O que é o nicho de mercado?

Ao longo de seus anos de experiência, certamente já se deparou com alguns problemas e anseios comuns ao seu público. No entanto, já parou para pensar qual é aquela parcela que ainda não conhece e que pode fornecer grandes oportunidades ao seu negócio? Esse é justamente o significado de nicho de mercado, que vai permitir ao gestor encontrar oportunidades para uma parcela oculta em um negócio competitivo — como o de celulares.

Fique atento apenas para não confundir esse conceito com o de segmento de mercado. Esse segundo está relacionado a um grupo de pessoas com anseios semelhantes. Exemplo: parte de seu público que busca apenas por capas de celulares para IPhone. Mas dentro dele tem aquelas pessoas que querem capas personalizadas com frases que marcaram a sua vida, ou até mesmo com figuras que representam seu filme favorito — percebeu a diferença?

O perfil de consumidor de cada segmento é distinto, o que exige que você busque por produtos que atendam às suas particularidades para se tornar mais competitivo no mercado e melhorar a experiência do público. Aqui, o maior segredo é ter amplo conhecimento de seu público, de modo que possa encontrar aqueles itens que se diferenciem sem necessariamente ser muito inovador.

Como definir o seu nicho de mercado?

O que gera muitas dúvidas entre os donos de negócio está no fato de como definir o nicho de mercado. A seguir selecionamos algumas das principais dicas.

Identifique um problema

Conforme abordado, o nicho de mercado é aquela parcela de seu público que tem um problema mais específico. Dessa forma, é preciso que você saiba qual é essa dor e como seu negócio poderá solucioná-la. Como ter bons insights nesse sentido? Fique atento aos feedbacks proporcionados pelo seu público, quais são os dizeres e quais são as suas avaliações, especialmente nos canais de comunicação.

Avalie seus conhecimentos

Ser especialista em seu mercado vai contribuir não apenas para encontrar o nicho de mercado, como também para ser autoridade e se destacar perante os concorrentes. Só é possível encontrar qual parcela de seu público tem algum anseio específico se você dominar inteiramente o seu próprio negócio.

Além disso, caso deseje implementar alguma solução mais inovadora ou produto que seja diferenciado, inicialmente faça o teste consigo mesmo para depois colocá-lo à venda. Capas personalizadas, por exemplo: elabore o pedido de algo que marcou o seu contexto em algum momento e analise a qualidade do material, o atendimento do fornecedor e também a sua durabilidade.

Assim, aumentam as chances de colocar apenas produtos que de fato vão agregar valor ao seu negócio.

Observe a demanda

Como o problema do nicho de mercado é real, é preciso que ele tenha demanda. Caso você pense em uma solução que, apesar de atrativa, vai funcionar apenas para uma parte pequena de seu público, é necessário que avalie o custo-benefício, bem como a viabilidade de implementar no negócio.

Faça as perguntas necessárias

Algumas perguntas serão essenciais para definir o seu nicho:

  • Este problema de fato é real?
  • Tenho qualificação para resolvê-lo?
  • Quais as principais dores e interesses das pessoas afetadas por esse problema?
  • Há público que pague por essa solução?

Ao ter a resposta desses questionamentos, aumentam as possibilidades de buscar por produtos que trarão retorno financeiro ao seu negócio, ampliando suas oportunidades.

Como utilizar o nicho de mercado a favor de seu negócio?

Agora que você já sabe o que é nicho de mercado e a sua diferença para segmentação, chegou o momento de entendermos como utilizá-lo a favor do seu negócio. Confira alguns pontos que selecionamos!

Direcionamento correto das ações

Sempre que desejar ampliar as suas vendas, existe a necessidade de contar com um direcionamento correto das estratégias, concorda? Nesse sentido, ao contar com um nicho de mercado com dores a serem solucionadas, existe a possibilidade de conversar diretamente com essas pessoas, de elaborar conteúdos que respondam algumas de suas principais perguntas e ainda contribuir para que outras pessoas conheçam o seu negócio!

Fazer a filtragem dos canais de comunicação

Algo que deve ser entendido por qualquer gestor, independentemente da área de atuação, está relacionado à filtragem dos canais de comunicação. Não é porque as pessoas utilizam todas as redes sociais que necessariamente seu público também utilizará.

Ao conhecer para quem você deseja se comunicar, terá a oportunidade de entender quais são as redes mais utilizadas por ele, o tom de voz que deve ser essa “conversa”, bem como os conteúdos com mais interação. Assim, o engajamento será maior, bem como o alcance que sua marca terá em canais com muitos usuários.

Obter preços mais vantajosos

A partir do momento que você identifica uma oportunidade dentro de seu mercado, tem a possibilidade de buscar por fornecedores que atendam a essas expectativas, de modo que possa oferecer preços mais atrativos. Esse será um diferencial competitivo de sua loja: além de fornecer algo que é buscado pelo público, também trará um valor mais em conta, aumentando as chances de ampliar suas vendas e alcançar as metas pretendidas.

Nesse conteúdo, você pôde entender o que é o nicho de mercado, qual a sua diferença para segmento e como isso vai contribuir ao seu negócio. Tenha sempre um bom planejamento para que as mudanças ocorridas em seu negócio sejam de fato positivas. Assim, você tem a oportunidade de divulgar com mais tranquilidade, bem como atingir o público certo com as suas ações.

Gostou deste conteúdo e conhece alguma outra vantagem de contar com um nicho de mercado? Deixe seu comentário no post e vamos fomentar o debate!

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