fbpx

Saiba como alcançar o sucesso do seu negócio com motivação pessoal

Saiba como alcançar o sucesso do seu negócio com motivação pessoal
6 minutos para ler
Revendedor Customic

Quando você está se sentindo infeliz, desanimado ou estressado, é quase certo que essas emoções negativas resultarão em procrastinação e improdutividade, características que comprometem o sucesso de um negócio. Por outro lado, quando está se sentindo feliz, confiante e animado, essas emoções positivas o apoiam e formam um aspecto integral da motivação pessoal.

No entanto, essa postura positiva pode ser muito difícil de ser acessada. É preciso criar um plano para não se perder no caminho, traçando metas e comemorando resultados.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça dicas para se manter mais motivado e com isso vai fazer seu negócio alavancar. Confira!

Estabeleça metas de vendas e meios de alcançá-las

Certamente sua empresa tem uma missão que o orienta. Para continuar seu trabalho em direção à sua missão, que nível de crescimento você precisa atingir ainda neste fim de ano? Essa questão ajuda você a estabelecer metas de vendas e meios de alcançá-las.

Esse processo pode ser iniciado com a mensuração da capacidade produtiva do seu pessoal de vendas e da sua equipe de entregas. Observe, a partir do número de funcionários que você tem atualmente, o quanto pode vender com qualidade sem deixar de cumprir os prazos contratados.

Invista em estudo e novos conhecimentos

No cenário digital em rápida evolução de que somos parte, novas habilidades podem abrir oportunidades que talvez você ainda não tenha percebido, e colocá-lo um passo à frente de seus concorrentes. Na gestão da sua empresa, se você acha que não está mais aprendendo ou sendo desafiado, isso é sempre um sinal-chave de que é hora de procurar novas oportunidades.

É o momento de manter seu cérebro afiado aprendendo algo novo. Procure investir em estudo e novos conhecimentos, seja por meio de treinamento no trabalho, eventos associados, busca de oficinas, grupos ou seminários. Escolha algo que esteja fora da sua zona de conforto, mas que ainda seja relevante para a gestão da sua empresa. Você trará valor extra para sua equipe, seu currículo e suas perspectivas de fazer negócios.

Reconheça e comemore as conquistas realizadas ao longo do ano

De fato, pode ser difícil permanecer motivado, mas é preciso encontrar estratégias para estimular isso. Sendo assim, reconheça e comemore as conquistas realizadas ao longo do ano. Decida com que frequência deve se recompensar. Por exemplo, tente definir metas mensais e incentivos para si mesmo. Metas de longo prazo ajudarão você a ver o quanto conseguiu, em vez de se concentrar muito nas diferenças de um dia para o outro.

Também decida o que cada uma de suas recompensas será. Certifique-se de que aquelas que escolher sejam motivadoras para você.  No entanto, tente evitar escolher a comida como recompensa. Afinal, não é recomendado adquirir o hábito de associar comida a exercício e, certamente, não como prêmio; esse é um hábito não saudável. Se você está estabelecendo metas semanais, pode se recompensar com uma música nova ou ir ver um filme com os amigos, por exemplo.

Mantenha-se motivado diante uma crise financeira

 

Uma crise financeira apresenta mudanças significativas e desafios a serem enfrentados. Mas também pode ser uma valiosa experiência de aprendizado e uma parada no caminho para tempos mais estáveis, além de uma atitude de longo prazo mais saudável em relação ao dinheiro.

Por exemplo, uma crise financeira muitas vezes inspira hábitos mais frugais, melhor planejamento a longo prazo e uma atitude de gratidão por bens materiais e outras coisas importantes na vida. E até sérios problemas financeiros, como execuções e falências, podem ser superados. É por isso que não é apenas importante fazer um plano para superar esses tempos difíceis, mas é importante ter uma atitude positiva em relação ao futuro.

Se você ficar de olho nas possibilidades do futuro e ter em mente que tempos muito melhores podem ser criados pela frente, lidar com os desafios financeiros de hoje pode ser menos estressante. Ao criar um plano, é fundamental olhar para todas as possibilidades que tem em aberto, mesmo que pareça que não existem muitas, e conversar com tantas pessoas sábias quanto puder. Essa atitude poderá dar uma ideia clara de onde você está agora e para onde está indo.

Saiba como se comportar ao abrir uma loja

Geralmente, todos os empreendedores sabem o que, quando e quanto precisa ser comprado para seu negócio. Mas poucos entendem como comprar. Para isso, é preciso manter um bom relacionamento com fornecedores. Comece essa tarefa listando os principais fornecedores de cada tipo de insumo e, em seguida, solicite um orçamento para cada um deles. O ideal é que se tenha ao menos três propostas para cada pedido de compra.

Na hora de analisá-los, deve ser levado em conta não somente cada item individualmente. Muitas vezes, compras de valores maiores recebem descontos maiores, que acabam afetando no valor do pedido como um todo.

Com os orçamentos em mãos, você terá mais argumentos para negociar preços e prazos com seus fornecedores. Com o tempo, é possível o desenvolvimento de parcerias estratégicas com os seus melhores fornecedores.

Peça feedback

É necessário crescer em seu trabalho, pessoal e profissionalmente. E, para isso, você precisa de feedback. Se não está recebendo o feedback que precisa da sua equipe, peça. Ele não apenas mostrará seu interesse em realizar sua função, mas o feedback o motivará a conseguir mais. Afinal, você se sentirá mais valorizado, sendo por isso uma ferramenta para o aprendizado contínuo.

Sem essa motivação, seu crescimento vai estagnar e sua única motivação será o lucro pouco variável do seu negócio. Isso pode funcionar por um tempo. Mas, em breve, ele começará a ter um impacto negativo em suas oportunidades e ambições.

Aprenda a ter pensamento positivo

Assim como um treinador encoraja seus atletas, assegurando que eles possam fazê-lo, você deve aprender a se encorajar com uma conversa interna positiva. Se tem medo do fracasso e diz a si mesmo que uma tarefa é muito difícil, é bem provável que você não vá se dar bem.

Se, por outro lado, você disser a si mesmo que uma tarefa é um desafio e uma oportunidade de testar suas habilidades e aprender novas, estará criando uma situação positiva para si mesmo, na qual não está limitado por sua própria apreensão.

Essas foram algumas dicas para trabalhar com a sua motivação pessoal. Desenvolver uma rotina pode fornecer uma ferramenta poderosa para permanecer positivo e motivado. Quanto mais você se acostumar a fazer certas coisas, como estudar ou trabalhar em rede por uma quantidade específica de horas por dia em um determinado horário, mais fácil será.

Gostou destas dicas e quer conhecer mais para alcançar o sucesso em seu negócio? Curta agora mesmo a nossa página do Facebook.

Revendedor Customic
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-