Marketing promocional: o que é e como aplicá-lo no seu negócio
O mercado tem se mostrado cada vez mais segmentado. Por exemplo, numa mesma faixa etária, é possível identificar pessoas com características muito diferentes e que consomem em nichos de mercado muito específicos. Nesse sentido, as empresas devem investir em estratégias ainda mais eficazes, como o marketing promocional.
Essa tática permite atrair mais clientes do segmento mais adequado de um público-alvo de uma empresa, ajudando a aumentar as vendas, fortalecer a marca e fidelizar clientes, dentre outras vantagens.
Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça o conceito de marketing promocional e como aplicá-lo na sua empresa. Confira!
Qual o conceito de marketing promocional e sua importância dentro das pequenas empresas?
A Associação de Marketing Promocional (AMPRO) o define como um conjunto de ações que têm como objetivo gerar mais valor para a marca por meio de uma melhoria na experiência de compra e de uso de produtos e serviços. Esse tipo de marketing articula-se com estratégias para fidelização de clientes por meio de um bom relacionamento com o público-alvo.
Para as pequenas empresas, o marketing promocional é um dos principais responsáveis por alavancar o negócio. Isso porque, como a empresa ainda não tem grande valor de divulgação em relação a organizações maiores, existe o desafio de chamar a atenção da audiência.
Ele fomenta a criação da identificação com a marca, para que todas as estratégias convertam em números positivos e engajamento. Isso permite que novos consumidores se aproximem da empresa em pouco tempo, gerando lucro.
Além disso, as ações personalizadas criadas sob a ótica do marketing promocional geram maior confiança do público com a proposta de trabalho da empresa, característica que faz com o cliente seja leal à companhia, garantido a sua fidelização.
Com isso, o cliente dificilmente se arriscará a comprar em outra freguesia, mesmo que o preço seja mais atrativo, pois a sua empresa fará parte da memória afetiva dele.
Como colocar as estratégias de marketing promocional em prática?
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais permitem que a sua loja alcance uma audiência maior sem ter gastos exorbitantes com mídia paga. Uma que pode funcionar bem para o seu negócio é o Instagram. Estima-se que mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo utilizem essa rede. Possivelmente, o público-alvo da sua empresa está lá!
Para não perder essa gente de vista, posicione-se melhor no Instagram. Por exemplo, valorize bastante as imagens, sempre nítidas e com boa resolução, e os vídeos curtos, de, no máximo, 1 minuto, os quais podem ser, basicamente, sobre os produtos ou serviços da empresa e até mesmo alguma novidade que vai interessar seu público.
Também é preciso considerar outra rede social: o Facebook, que já chegou a 2,13 bilhões de usuários em todo o planeta. Parte do seu público-alvo também deve estar nele.
Uma dica fundamental de estratégia no Facebook é postar conteúdo relevante. Não basta divulgar informações sobre a sua loja, é preciso investir em anúncios pagos, que ajudam a aumentar a visibilidade das ofertas da sua loja e contam com comandos que facilitam a compra no seu site. Assim, você aumenta as chances de turbinar as vendas dos seus produtos.
Disponha os produtos de forma atrativa na loja
Uma maneira de atrair clientes é investindo em uma boa apresentação dos produtos na loja. Afinal, o aspecto visual dela é também essencial. Já pensou um comércio que tem seus produtos bagunçados logo na entrada? Isso certamente não fará com que alguém entre para conferir algo. Sendo assim, é preciso melhorar a disposição dos produtos no ponto de venda.
Procure posicioná-los em um local atrativo e com boa visibilidade. Também explore melhor a apresentação de produtos. Destaque o item em aspectos que, muitas vezes, têm seus valores reais pouco percebidos pelo público. Por exemplo, informe sobre os detalhes técnicos, fazendo com que o cliente saiba como esses pontos são capazes de oferecer benefícios e soluções às suas necessidades.
Forneça brindes
Todo mundo gosta de presentes, certo? E que tal aproveitar desse gosto para melhorar as vendas da sua empresa? Isso mesmo! A tática de oferecer brindes cria uma relação de afetividade entre a empresa e sua clientela. É uma maneira de a organização demonstrar que se sente agradecida pelos clientes que tem. O resultado é um melhor posicionamento da sua marca na memória afetiva do consumidor.
Nesse sentido, qualquer brinde não vale. Para que a estratégia dê certo, é preciso conhecer bem o seu público e investir em presentinhos que tenham a ver com ele. Por exemplo, se for uma clientela mais jovem, vale a pena dar de brinde squeezes e chaveiros. Já se ela for mais madura, as canecas não têm erro.
Ofereça um programa de incentivo
Essa tática do marketing promocional consiste em estimular os clientes a continuarem comprando na sua loja. Basicamente, o programa de incentivo envolve a liberação de pontos que podem ser trocados por prêmios.
Por exemplo, na compra de um suporte de celular para o carro, o cliente ganha 10 pontos, os quais podem ser acumulados até chegar a 100, que garante o prêmio de uma película para celular. O importante é oferecer mais vantagens para cada cliente mediante a compra, o que faz manter uma relação mais duradoura com ele.
Aumente as oportunidades de experimentação
Poder ter certeza de que o produto é bom antes mesmo de adquiri-lo é uma vontade constante entre os consumidores. Ainda mais quando se trata de tendências, o cliente quer ter mais segurança do que está, de fato, levando para casa. Nesse contexto, a experimentação é fundamental.
Essa estratégia de marketing promocional permite mostrar, explicar e apontar os valores de um produto ou serviço. Os consumidores têm uma contato direto com ele, o que faz com tenham uma decisão de compra mais precisa. Geralmente, as amostras grátis são ótimos recursos para implementar esse tipo de tática.
Essas foram algumas informações sobre marketing promocional. Nesse processo, vale sempre a pena ficar de olho no que a concorrência está fazendo. Saber traçar os pontos fracos e fortes dos concorrentes ajuda a direcionar as suas estratégias de marketing, fazendo com elas tenham mais chance de dar certo.
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