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Loja no Instagram: conheça esse novo recurso e como implementá-lo!

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Revendedor Customic

O crescimento do Instagram nos últimos anos foi surpreendente, chegando até mesmo a se tornar a segunda rede social mais usada pelas marcas no Brasil. E é claro que isso inclui a sua utilização para a divulgação de produtos e serviços, principalmente agora, que oferece o recurso loja no Instagram.

Uma rede social com 500 milhões de usuários ativos por dia, precisa fazer parte da estratégia de marketing digital de qualquer empresa que tenha a pretensão de fazer negócios com consumidores que utilizam o app.

Atualmente, é possível montar uma loja no Instagram e vender diretamente do aplicativo para o consumidor. Se você está interessado em saber como utilizar a ferramenta para alavancar as suas vendas online, encontrará tudo o que precisa saber neste post. Confira!

Como funciona a ferramenta de loja no Instagram?

O Instagram não permite links nos posts comuns, porém, com a ferramenta de loja da rede social é possível marcar produtos em suas fotos que, quando clicados, direcionam para a página de finalização da compra no seu e-commerce.

É importante saber que os produtos com seus respectivos links de compra são configurados na loja do Facebook e somente marcados nos posts do Instagram, sendo possível marcar até 5 produtos em uma mesma foto, ou 20 produtos em um carrossel.

Quais os benefícios de ter uma loja no Instagram?

O Instagram se tornou uma verdadeira febre, nele é possível encontrar diversos tipos de público interagindo 24 horas por dia, 7 dias por semana, de todos os lugares do mundo. Essas pessoas acessam a rede para ver fotos, o que a torna uma excelente vitrine para seus produtos.

Antes do Instagram disponibilizar a ferramenta de loja, já era comum as marcas postarem fotos de produtos que, normalmente, despertavam o interesse do público. Porém, só era possível buscar mais informações por meio de perguntas nos comentários ou mensagens diretas.

Com a loja no Instagram tornou-se possível comprar os produtos da foto postada, com um único clique. Tanto o vendedor quanto o consumidor levam vantagem com a ferramenta, pois quem compra ganhou uma experiência totalmente nova e muito mais simples e intuitiva, e para quem vende, é possível listar os benefícios:

  • evita a falha de comunicação com potenciais clientes que antes eram perdidos nos comentários das publicações que não permitiam hiperlinks;
  • funciona como uma vitrine interativa acessada por milhares de pessoas diariamente;
  • as marcas podem manter o seu feed e rotina de publicações, podendo, inclusive, apenas marcar produtos em postagens antigas que têm muitas visualizações;
  • o processo de marcação de produtos é simples e rápido;
  • o Stories pode ser utilizado para promover as postagens com produtos marcados.

Como implementar uma loja no Instagram?

A implementação da ferramenta loja no Instagram requer uma conta com perfil comercial, associada a uma fanpage no Facebook com a guia da loja ativada e um catálogo de produtos configurados, o qual deve ser administrado por meio do gerenciador de negócios da rede social.

A seguir, daremos algumas dicas para você começar a sua loja no Instagram hoje mesmo. Confira!

Monte um plano de negócios para a loja no Instagram

Como em qualquer outro negócio é preciso planejar o que será vendido, calcular os preços dos seus produtos, pensar na logística da entrega, formas e meios de pagamento etc.

Além disso, para utilizar o recurso de loja no Instagram é necessário que você tenha um e-commerce ou uma conta em plataformas como Paypal ou Pag Seguro para que seja possível criar o link para a finalização da venda no seu catálogo de produtos.

Crie uma identidade visual para a sua loja no Instagram e no Facebook

A identidade visual da sua loja é o que fará com que seus clientes reconheçam a sua marca em meio ao mar de informações que veem na internet.

Se você já tem um e-commerce, ele provavelmente tem um logo, um padrão de cores e tipografia, entre outros detalhes que o tornam inconfundível. É muito importante que esse modelo visual seja mantido na sua loja do Instagram.

Crie um fanpage no Facebook e um conta no Gerenciador de Negócios

Para possibilitar a utilização da ferramenta loja no Instagram é necessário que você tenha um catálogo de produtos no Facebook.

Para isso, é preciso ativar a guia loja na sua fanpage, e por meio do Gerenciador de Negócios da rede social é necessário configurar os produtos, inserindo o link para a finalização da venda na página do respectivo item em seu e-commerce ou em alguma ferramenta de pagamento.

Crie uma conta comercial no Instagram e associe à sua fanpage

A sua conta do Instagram precisa ser convertida em um perfil comercial. Somente assim, será possível associá-la à sua fanpage para que o recurso de loja do Instagram seja disponibilizado.

Vincule seus catálogos de produtos do Facebook à sua loja no Instagram

Agora que o recurso está disponível na sua conta comercial do Instagram, ainda é necessário vincular os seus catálogos de produtos do Facebook a ela. Dessa forma, eles ficarão disponíveis para serem marcados em suas postagens.

Poste fotos bem produzidas dos seus produtos e marque-os em suas postagens

O principal diferencial do Instagram frente as demais redes sociais é que seu objetivo é a postagem de fotos. Nesse sentido, as pessoas que usam a plataforma esperam ver belas imagens. Por isso, a sua loja no Instagram deve funcionar como uma vitrine para os seus produtos.

O ideal é que você produza fotos bem legais que demonstrem seus produtos em utilização. Uma vez postadas, será possível marcar o item nas fotos, nas quais surgirá um balão de informações sobre a peça que incluirá o nome do produto, seu preço e uma seta clicável que direciona o usuário a uma tela com mais informações e com o botão “comprar agora”.

Qual a importância de conhecer todas as ferramentas de vendas para o seu público-alvo?

São inúmeros os pontos de contato existentes com o seu potencial consumidor. Portanto, tenha a certeza de que se você não estiver presente em todos eles, o seu concorrente certamente estará.

Só esse motivo já seria um argumento forte o suficiente para convencê-lo da importância de expandir o número de canais de comunicação com o seu público, porém, tem mais. Essa nova geração de consumidores está acostumada a uma experiência de compra crosschannel e omnichannel, o que significa que eles podem começar o processo na loja física, por exemplo, e finalizá-lo no Instagram.

Você não pensa em perder a venda só porque o seu produto não está disponível para ser comprado por meio da rede social, pensa?

Como é possível observar, ter uma loja no Instagram é muito mais fácil e vantajoso do que você poderia imaginar. Além disso, pode fazer toda diferença para o seu faturamento, já que tem potencial para alavancar, e muito, as suas vendas. Imagine só, uma loja de acessórios para celular em pleno Instagram o sucesso que seria?

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