fbpx

Já ouviu falar na loja 4.0? Saiba como usá-la para as novas demandas

6 minutos para ler

Você sabe o que é o conceito de loja 4.0? É uma forma de inovar no mercado com um novo modelo de estabelecimento. Assim, é possível utilizar a tecnologia com maior integração entre os estoques do negócio e o ambiente virtual, otimizando a experiência que o público tem com a empresa.

A transformação virtual é um investimento que serve como renovação para as atividades no varejo. A loja 4.0 é uma alternativa para as organizações encontrarem formas de aperfeiçoar a qualidade dos seus serviços. Desse modo, é possível aumentar as vendas do negócio com o auxílio de ferramentas estratégicas, como a inteligência artificial, a realidade aumentada e virtual e a internet das coisas.

Quer saber quais são as maneiras de implementar esse conceito que vem revolucionando o mercado e proporcionando novas experiências para o público? Então, continue lendo este texto!

Oferte testes de produtos para os clientes

É comum que os consumidores de acessórios de celular tenham a curiosidade de saber como os seus aparelhos vão ficar com determinada capa protetora ou película. A integração das tecnologias de realidade aumentada e virtual gerou uma maneira única de oferecer para o público uma espécie de provador inteligente.

Desse modo, é possível utilizar aplicativos ou aparelhos específicos que simulam, dentro do ambiente digital, acessórios e equipamentos de celulares ou tablets. Isso tudo com grande precisão nos detalhes dos produtos. Essa estratégia oferece uma experiência única de compras para os consumidores da marca, com total integração tecnológica na forma de vender a sua mercadoria.

Esse investimento é uma solução com grandes possibilidades e tem sido um grande diferencial no mercado. Com o crescimento da indústria de loja 4.0, a tendência é que essa área ganhe mais força na medida em que as suas condições de aplicação são otimizadas.

Otimize a experiência nos pontos de vendas

Uma das consequências do mundo moderno é a exigência do público em relação ao varejo físico. Muitas pessoas acabam esperando encontrar nos pontos de vendas o mesmo nível de eficiência que encontram nos sites. Como forma de se adequar a esse cenário, a empresa precisa trazer o digital para o ambiente físico e fazer com que o público fique imerso na experiência providenciada pela tecnologia.

Essa experiência deve ser relacionada ao público-alvo do negócio e ao tipo de produto que é comercializado no estabelecimento. Como foi dito anteriormente, a realidade virtual e a aumentada são formas de providenciar uma experiência única para lojas de acessórios de celular.

Também é possível focar em atendimento qualificado para fornecer detalhes técnicos sobre os acessórios e os aparelhos, com o oferecimento de serviços associados para os clientes das lojas.

Invista no atendimento personalizado

As lojas 4.0 podem proporcionar um novo nível de atendimento para o público da empresa por meio da personalização. Assim, no SAC 4.0, os clientes não vão ter que relatar diversas vezes as suas reclamações.

Um atendimento omnichannel é capaz de oferecer uma experiência por meio de diversos canais de comunicação, como as redes sociais, aplicativos, telefone etc. Desse modo, o cliente pode optar por aquela forma de entrar em contato com a empresa que ele considerar melhor. Ainda, o sistema integra todas as informações sobre a situação da pessoa, independente do canal escolhido.

Mais do que uma forma de reação, o atendimento personalizado é uma maneira de ser proativo com o seu público. Assim, os vendedores passam a ter em mãos as melhores recomendações e ofertas para cada tipo de cliente. Isso tudo é possível com base no histórico de compras deles.

Utilize a geolocalização

A geolocalização é um recurso muito importante para alavancar o sucesso da empresa com ótimas possibilidades de otimização do negócio. Essa tecnologia é capaz de rastrear a movimentação dos clientes por meio dos smartphones e disponibilizar dados que possibilitam entender o comportamento do público nas lojas.

Assim, é possível saber com que frequência as pessoas visitam os pontos de vendas e, a partir daí, é possível ofertar produtos relacionados aos hábitos de compras dos clientes de acordo com a proximidade dos estabelecimentos. Ainda, também é possível usar essa tecnologia para estimular novas visitas e até mesmo auxiliar as pessoas em suas consultas online sobre os serviços e produtos da organização.

Também, a geolocalização é uma forma de melhorar a experiência de compras na loja 4.0. Com ela, é possível monitorar o mapa de calor das sessões mais visitadas do estabelecimento e disponibilizar os melhores acessórios para o público nas áreas mais movimentadas.

Otimize o estoque

A tecnologia possibilita às empresas uma otimização na gestão de estoque das lojas 4.0. Assim, os estabelecimentos passam a ter a quantidade de produtos disponíveis nos armazéns integrados aos diversos canais de venda do negócio.

Ainda, além dos sistemas de gestão, o uso de inteligência artificial é uma ótima maneira de ajudar os varejistas a desenvolver produtos mais acertados. Essa ação é essencial para definir a melhor quantidade com o propósito de evitar desperdícios ou mercadoria parada.

A entrada da loja 4.0 permite integrar de forma prática a compra pela internet com a retirada na loja física, diminuindo gastos com frete para os consumidores e facilitando a entrega dos produtos. Por meio desse sistema, empresas como a Samsung já fazem uma gestão de estoque com dados que possibilitam saber com antecedência de até oito semanas quando seus armazéns vão ficar sem produtos.

Modifique o ambiente

Adaptar o ambiente das lojas 4.0 para gerar novas experiências, facilidades, atratividades e conveniências é uma forma de criar um diferencial no mercado. As inovações tecnológicas têm sido feitas para fazer do estabelecimento um ambiente diferenciado, capaz de envolver o público e gerar prazeres durante a sua visitação.

A integração da tecnologia com o design da marca oferece inúmeras possibilidades multissensoriais para o negócio. Essa ação reforça a importância do ambiente da loja como estímulo para o consumo dos clientes e como forma de alavancar os resultados da organização.

O conceito de loja 4.0 chegou para mudar a interação no varejo físico. Essa inovação se mostra um grande diferencial competitivo, atraindo a curiosidade do público e proporcionando uma experiência diferenciada e única no segmento de acessórios para celular. Ela é um meio de aproximação dos produtos e serviços do consumidor final.

Gostou deste texto? Aproveite então para conferir este artigo sobre empreendedorismo na onda da personalização, para saber mais sobre como melhorar o seu negócio com produtos personalizados!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-