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Gestão, Marketing Digital

Entenda a importância de vender produtos de qualidade sempre

novembro 21, 2018
importância de vender produtos de qualidade
Tempo de leitura 6 min

Todo lojista deveria entender a importância de vender produtos de qualidade para evitar a frustração de seus clientes. Diante de uma infinidade de opções, dos produtos mais caros aos mais populares, decidir no que investir para abastecer o estoque não é uma tarefa fácil.

É preciso considerar vários fatores que vão desde a demanda até a lucratividade que seus produtos oferecem, contudo, é imprescindível não abrir mão da qualidade, pois isso impacta diretamente na imagem da sua loja.

Se você quer saber mais sobre como o barato sai caro na hora de escolher os produtos para vender no seu comércio, então, encontrou o post certo. Continue a leitura e entenda a importância de vender produtos de qualidade. Confira!

Como a qualidade dos produtos afetam as vendas?

Antes de buscar uma resposta, pense se você compraria e usaria os produtos que estão à venda em sua loja. Se você concluir que não, aí está o que você queria saber.

Se a qualidade dos produtos não é boa o suficiente para despertar o seu próprio interesse, provavelmente não chamará atenção das pessoas que visitam a sua loja e, consequentemente, não serão vendidos.

Pior ainda é quando um cliente compra de você um produto de má qualidade e depois faz reclamações publicamente, seja boca a boca, seja na internet. Nada tem mais poder de derrubar suas vendas do que a recomendação negativa de um cliente insatisfeito.

Qual a importância de vender produtos de qualidade para a imagem da sua empresa?

O inverso também é verdadeiro, ou seja, se você vende produtos de qualidade que garantem a satisfação do seu cliente isso só afeta de modo positivo a reputação da sua empresa.

Chovem indicações e boas recomendações sobre a sua loja e seus produtos e, é claro, isso levanta não somente a imagem da sua empresa como também as suas vendas.

Além disso, trabalhar essa reputação na internet disponibilizando canais, como as redes sociais, para que seus clientes elogiem a qualidade de seus produtos publicamente é uma ótima forma de manter a reputação da sua loja lá nas alturas.

Quais critérios seguir ao comprar produtos para revenda na sua loja?

Por mais óbvia que pareça a importância de vender produtos de qualidade, a grande dificuldade começa na hora de estabelecer os critérios que definem o nível dos produtos a serem vendidos no seu estabelecimento.

Por isso, listamos a seguir alguns fatores que devem ser considerados na hora de escolher seus produtos. Acompanhe!

Considerar a sua demanda

É regra: você precisa entender o seu público-alvo, saber quais são as suas necessidades e expectativas. Nem sempre produtos de qualidade são sinônimos de produtos caros.

Muitas vezes seu cliente é aquele que procura bons produtos aliados a preços baixos. Assim como o inverso também pode ser verdadeiro, ou seja, você pode ter clientes que levam o preço em consideração como indicativo de qualidade.

Por isso, é importante entender muito bem a sua demanda e, se for necessário, investir em produtos de valor mais elevado, mas que tenham garantia. Por exemplo, produtos falsificados ou fruto de descaminho ou contrabando não são uma boa opção. Podem, até mesmo, levar a denúncias capazes de fechar o seu estabelecimento.

Avaliar seu orçamento

Uma vez que você já entendeu o que o seu cliente quer, é hora de saber o quanto você pode investir no estoque. Nesse momento é melhor escolher poucas unidades de produtos que você nunca ofereceu antes, até entender a aceitação deles.

A estratégia de diversificar com uma quantidade reduzida por produto pode ser uma aliada para quem está com um orçamento limitado.

Analisar a reputação do fornecedor

Assim como o seu cliente analisa a sua reputação, você também pode lançar mão desse recurso para se precaver de comprar produtos de má qualidade. Por isso, antes de comprar, verifique sites como o Reclame Aqui e as redes sociais dos fornecedores para ver se há reclamações sobre a empresa ou sobre os produtos.

Se possível, converse com outros compradores do mesmo fornecedor e mantenha o pé no freio nas primeiras compras. Teste a eficiência e a qualidade do que ele está fornecendo. Jamais leve em conta somente o preço.

Pesquisar a popularidade da marca e o investimento em marketing

Além dos fornecedores é necessário se preocupar com a reputação da marca dos produtos que está vendendo. Algumas delas são tão queridas no mercado que se vendem sozinhas, sem contar com o investimento feito em estratégias de marketing que acabam beneficiando seus revendedores.

Marcas consolidadas, na maioria das vezes, já conseguiram comprovar a qualidade e adquirir a confiança do consumidor, o que facilita muito a sua venda e aumenta a credibilidade da sua loja.

Verificar comentários online sobre os produtos

Outro passo importante, principalmente se está pensando em comprar produtos de marcas menos conhecidas, é verificar a reputação do produto em si na internet. De nada adianta você encontrar um bom fornecedor, se o produto for de má qualidade ou a marca não tiver uma reputação no mercado.

Examinar a concorrência

Veja o que a concorrência está vendendo. Nessa questão é preciso avaliar dois lados de uma mesma moeda, porque se há muita oferta de um determinado produto no mercado, mesmo que de qualidade, você poderá encontrar dificuldades para vendê-lo e talvez precise entrar em disputa de preços.

Por outro lado, se é um produto de boa qualidade que está tendo muita procura na concorrência, você poderá correr atrás de melhores condições de compra para entrar na briga por essa demanda.

Calcular a margem de lucro

Por fim, porém não menos importante, está a sua margem de lucro. Não adianta vender muito e não ter lucro nenhum, por isso, além da qualidade, é necessário checar também qual a margem de lucro viável para cada produto.

Só assim você será capaz de saber se os esforços para a venda valem a pena. Mas não esqueça que alguns produtos com margens menores podem servir como chamariz para sua loja e contribuir para a venda de outros produtos com maior lucratividade.

Como você viu, a importância de vender produtos de qualidade é muito maior do que parece. Embora seja um fato óbvio, é muitas vezes ignorado por lojistas. Então, uma das melhores maneiras de você se diferenciar no mercado é não negligenciar a qualidade dos seus produtos.

E agora que você já sabe a importância da qualidade dos seus produtos e também o que levar em conta na hora de escolhê-los, que tal dar uma olhada nestas 7 dicas para turbinar as vendas dos seus produtos?

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