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Faça seu negócio crescer seguindo estes 7 passos!

como fazer seu negócio crescer
10 minutos para ler
Revendedor Customic

Receber a visita diária de clientes, atender a encomendas, fechar o caixa positivamente: esses são alguns dos desafios de quem empreende no Brasil. Mas há diversos fatores inerentes a uma empresa que acabam tornando tais questões ainda mais complicadas. Afinal, como fazer seu negócio crescer?

Algumas mudanças de hábitos na arte de empreender podem ser a saída. Definir a viabilidade da empresa, apostar em tendências e melhorar a rede de fornecedores são algumas das ações possíveis.

Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e conheça 7 dicas imbatíveis para fazer seu negócio chegar ao topo!

1. Defina a viabilidade do negócio

Ter uma boa ideia de negócio não necessariamente garante seu sucesso. Isso porque é preciso considerar a viabilidade, composta por muitos elementos essenciais para saber se a proposta vai mesmo vingar.

Entre tais elementos, está a análise de viabilidade na região. Seu produto (ou serviço) tem alguma demanda para atender na região? Qual é a quantidade estimada de pessoas que, provavelmente, vão se interessar pelo seu negócio? Essas e outras questões podem ajudar você a especificar o local onde ele será instalado e as estratégias para atrair o público.

Também considere os custos da estrutura do negócio nessa análise da viabilidade. Se você tem interesse em abrir uma loja, por exemplo, por quanto vai sair o balcão, a iluminação e os computadores? Esses e outros detalhes devem entrar no cálculo da viabilidade.

2. Invista em tendências

As pessoas estão sempre motivadas para o novo, seja para comprar uma roupa, um carro ou, até mesmo, uma capa para o celular. Especialmente esse último setor tem grande apreço pelo público. Estima-se que o Brasil já conte com mais de um smartphone ativo por habitante. Assim, fica fácil imaginar que cada pessoa queira, ao menos, personalizar seu aparelho.

Nesse sentido, o mercado de smartphones cresceu muito, abrindo oportunidade para vários negócios. É o caso dos acessórios de gamers para smartphones: manetes, fones de ouvido e headsets são alguns dos dispositivos que são tendência no mercado e fazem sucesso entre os consumidores. Considere isso na hora de empreender no setor.

3. Detalhe seu plano de negócios

O plano de negócios é um tipo de planejamento que ajuda a definir o que será necessário para que o empreendimento cresça, gerando lucro e mantendo-se estável. No entanto, nem sempre os empreendedores conseguem elaborá-lo com qualidade — e isso acontece porque, geralmente, não sabem detalhá-lo, deixando-o inconsistente.

Para fugir disso, separe seu plano de negócios em várias frentes, tais como:

  • o ramo em que o negócio vai atuar;
  • os clientes;
  • a concorrência;
  • as estratégias de marketing;
  • a análise financeira;
  • os pontos fortes;
  • os aspectos a serem melhorados.

Para quem não sabe por onde começar, o Sebrae disponibiliza um documento on-line com o passo a passo para montar um plano de negócios.

Eles envolvem o mercado em que a empresa atuará, a maneira como os concorrentes agem e os possíveis obstáculos na hora de tornar o empreendimento viável. Montar uma estratégia que não observe algum desses aspectos é muito perigoso, visto que pode representar um cenário irreal do negócio e resultar em prejuízos.

4. Aposte na boa apresentação dos itens

Sabia que é possível aumentar as vendas com uma boa apresentação de produtos? Isso porque o aspecto visual bem elaborado ajuda a atrair o público-alvo, convidando-o para adquirir o produto ou o serviço. Além disso, é preciso destacar o item em outros aspectos, os quais nem sempre têm seus valores reais percebidos pelo público.

É o caso dos detalhes técnicos: muitas vezes, eles são omitidos na hora da venda, mas é interessante que o cliente saiba como esses pontos são capazes de oferecer benefícios e soluções às suas necessidades. Sendo assim, busque sempre destacar as diferenças do seu produto em relação ao convencional.

5. Divulgue os produtos

Como fazer um negócio crescer tendo uma divulgação pequena ou inexistente? É preciso que as pessoas conheçam seu produto! Hoje, felizmente, há maneiras mais acessíveis de fazer essa divulgação acontecer.

Você pode recorrer às redes sociais, pois é quase improvável encontrar alguém que não tenha um perfil no Facebook ou no Twitter atualmente. Mas é importante saber escolher o canal ideal para se comunicar com seu público. Você deve saber quais redes podem valorizar sua marca e precisa checar onde os seus clientes estão.

O Instagram, por exemplo, é ideal para encontrar aquele público que valoriza bastante as imagens e os vídeos curtos. Já o YouTube, é o território próprio de vídeos com dicas, enquanto o Facebook permite mais possibilidades, como a divulgação de links para blogs e sites. Escolha uma rede que caiba como uma luva em seu negócio, combinado?

6. Controle o fluxo de caixa

Você sabe dizer para onde o dinheiro do negócio está indo e de onde ele vem? Se essa resposta não está na ponta da língua, é sinal de que o empreendimento vai ter dificuldades para crescer, já que a questão financeira não pode ser desprezada. Um fator importante nesse processo é o fluxo de caixa.

Tal ferramenta de análise garante o controle de entrada e de saída dos cofres da empresa. Para elaborá-la, basta registrar todas as receitas e despesas. Coloque-as em uma planilha e realize o diagnóstico.

Com essa avaliação, podem ser identificados problemas, tais como cobranças indevidas ou um custo elevado pago a determinado fornecedor. Se isso ocorrer, procure corrigir os erros e colocar o caixa em equilíbrio.

7. Conte com bons fornecedores

Um negócio não cresce sozinho. Ele precisa de uma boa rede de fornecedores para garantir a qualidade e o bom preço. Para uma loja, é fundamental escolher fornecedores de embalagens de qualidade, pois elas vão influenciar em sua exposição.

Portanto, contrate parceiros que investem em materiais confiáveis e de bom acabamento. Solicite amostras, faça testes com as embalagens e busque recomendações. Leve esses detalhes em consideração antes de fazer as encomendas.

Além disso, contar com fornecedores de produtos que te ajudam a gerar valor para os seus clientes é um ponto que precisa de atenção, já que qualidade do produto e a confiabilidade da empresa distribuidora são fatores indispensáveis para garantir a satisfação dos seus compradores.

Um fornecedor de capas de smartphones e tablets, por exemplo, deve apresentar as características listadas abaixo. Ademais, existem algumas estratégias que podem ser adotadas pela sua empresa para garantir um bom fluxo de mercadorias. Confira!

Compre de acordo com a demanda do mercado

Exceder a quantidade de produtos que podem, realmente, ser vendidos  traz uma série de prejuízos para um empreendimento. Assim, se uma das suas principais preocupações é saber como fazer seu negócio crescer, é importante considerar a demanda do mercado em que a sua empresa atua.

Por isso, pautar todo e qualquer investimento em informações realistas é sempre uma das etapas para assegurar uma atuação bem-sucedida e diminuir os riscos de acabar com lotes de produtos, e o seu dinheiro, presos em um estoque que não flui adequadamente.

Além disso, é importante nunca trabalhar com base em suposições: utilize, sempre que possível, uma base de dados segura. Assim, você consegue direcionar sua empresa ao caminho certo de crescimento.

Aposte na customização

Se você der uma olhada rápida em alguns setores, como os de moda, joias e bijuterias, papelaria e decoração, verá que a ideia de entregar produtos customizados de acordo com as preferências e a escolha do consumidor é uma tendência bastante significativa para o mercado em geral.

Essa predisposição de entregar produtos feitos sob customização, de forma rápida, prática e por um preço competitivo pode ser observada tanto em relação aos produtos de alto padrão como nos itens e acessórios mais populares.

O setor de cases de smartphones e tablets, por exemplo, é um dos com maior demanda por produtos personalizados. Dessa maneira, ao procurar por um fornecedor de acessórios para dispositivos móveis, é interessante analisar se a possibilidade de customização está incluída nos produtos ofertados. Deixar de oferecer essa opção para o seu cliente é deixar de aproveitar uma tendência que está cada vez mais focada em gerar valor para o consumidor.

Confira a qualidade dos produtos

Outro ponto que não pode passar despercebido se você está criando estratégias enquanto pensa em como fazer seu negócio crescer é a qualidade dos produtos oferecidos.

No mercado de cases e de acessórios para celular, como já mencionados, aliar customização e qualidade se tornou uma necessidade, pois a grande demanda também criou uma oferta elevada de produtos. Assim, encontrar uma case é algo fácil para um consumidor interessado neste acessório.

Em um contexto como esse, criar diferenciais é imperativo para conquistar espaço no mercado. Por isso, não deixe de checar a qualidade do material oferecido aos seus clientes antes de fechar uma compra com um fornecedor.

Tenha sempre em mente que um produto, por mais barato que seja, pode ficar estacionado em seu estoque. Sobretudo, quando a tendência de customização está marcando presença forte, e a baixa qualidade vai contra aquilo que a maior parte dos consumidores está procurando.

Atestar a credibilidade do fornecedor no mercado

Por fim, buscar por referências e indicações que confirmem a credibilidade do fornecedor de capas de smartphones e tablets é uma medida que deverá evitar dor de cabeça futuramente.

A melhor maneira de atestar a confiabilidade de um fornecedor é conversar com outros clientes e parceiros, procurar por informações on-line e checar os dados burocráticos da empresa, para ter garantias caso algo não aconteça como o previsto.

A Customic é uma fornecedora de acessórios para dispositivos móveis que conta com alta qualidade, pontualidade, além de ter parcerias com designers e ilustradores talentosos que estão sempre por dentro das tendências mais recentes.

Conosco você terá acesso a todos os recursos necessários para se destacar e oferecer produtos incríveis para os seus clientes, além de contar com condições de garantia especiais, segurança e suporte no envio da compra. São quase 10 anos de atuação no mercado e no desenvolvimento de linhas de acessórios exclusivas.

Nós temos um convite para você: quer investir no mercado de acessórios para smartphones e fazer seu negócio crescer? Então, entre em contato com a Customic!


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