Entenda a real importância das embalagens para o seu negócio
As funções de uma boa embalagem vão muito além de proteger o produto, identificar seu nome e registrar o código de barras. Esses são até alguns dos seus papéis, mas ela também precisa seduzir os clientes. Afinal, elas são o primeiro contato do consumidor com o produto.
Quando passamos por gôndolas e prateleiras, o que vai fazer a gente parar e escolher um produto é o design da embalagem. Mesmo de forma inconsciente, um design eficiente conquista o cliente e faz ele ter a certeza de que aquele produto serve para ele.
Talvez o consumidor não saiba explicar por que preferiu aquela marca, mas percebe uma coisa: ela merece seu dinheiro. Assim, deu o pontapé inicial para uma conexão emotiva com o produto.
Neste artigo, você vai descobrir a real importância das embalagens para seu negócio, quais as principais vantagens de contar com fornecedores que invistam nisso e como escolher os melhores modelos.
Por que as embalagens fazem a diferença na decisão de compra do cliente?
Embalagens com bom design agregam valor ao produto, informam o cliente em segundos e podem aumentar o lucro de fabricantes e lojistas. De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), 75% das empresas com investimentos em design de embalagens tiveram aumento nas vendas.
O curioso é que 41% dessas empresas também tiveram redução de custos. Isso pode acontecer porque além do apelo estético, embalagens precisam ser funcionais. No caso de alimentos ou produtos eletrônicos, por exemplo, elas garantem a conservação e evitam perdas.
Quando elas funcionam bem, atraem a atenção da pessoa por mais alguns segundos. Esse é o momento em que o designer aproveita para destacar os diferenciais e vantagens do produto. Entre tantas coisas iguais, por que o cliente deve comprar aquele? O designer precisa dizer isso, de forma explícita e implícita (cores, tipografia, material).
A embalagem pode fazer diferença na decisão de compra porque ela é o principal elo de comunicação com o consumidor e é uma extensão do produto.
Um exemplo dessa identificação pessoal com os valores expressos por uma embalagem é a pesquisa do instituto Nielsen feita em 2015. Ela constatou que 41% das pessoas se sentem “muito influenciadas” em comprar produtos com embalagens ecologicamente corretas. Certamente, porque praticam os valores de preservação ambiental em suas casas.
Sendo assim, ponto chave para entender a importância das embalagens é perceber a relação emocional entre as marcas e o consumidor. Quando ele escolhe um produto, ele está dizendo: “Isso tem a ver comigo e é por isso que vou usá-lo”. Assim como já foi identificado pela publicidade: a beleza e a estética dos produtos estão relacionadas até com a autoestima do consumidor.
Quais as principais vantagens de um bom design de embalagens?
Melhora a percepção do cliente
Um bom design e um bom material transmitem ao consumidor a sensação de confiança e demonstra como a marca se preocupa em oferecer o melhor. Uma bela embalagem traz o pensamento inconsciente de que o produto também é bom.
Reforça a identidade da marca
A sua marca é popular ou premium? Mesmo sem olhar o preço, podemos indicar o público-alvo da maior parte dos produtos apenas ao analisar o design da embalagem. Por isso, é preciso coerência.
Como o bom design reforça a marca, é importante garantir que ela seja um intermediário eficiente e consiga se comunicar com seu público.
Existem algumas diretrizes de design de produtos premium, por exemplo, que não devem ser utilizadas em produtos populares. Mesmo que a intenção seja agregar mais valor, vale considerar como o público vai reagir. Será que ele vai achar que aquilo é caro demais?
Em outro contexto, reforçar a marca com um bom design de embalagem significa destacar-se como a melhor nas prateleiras. É o que todas as novas marcas deveriam fazer.
Melhora a apresentação
Se o objetivo do seu cliente é escolher um produto para dar de presente, embalagens bem-feitas vão ter muito mais apelo. Em alguns casos, elas podem dispensar até os embrulhos para presente.
É importante ressaltar que cada tipo de produto tem exigências legais sobre quais informações devem constar na embalagem. Quando algum desses dados é um diferencial da marca, elas podem até ganhar destaque no design.
Traz inovação
Como você já viu no início do artigo, boas embalagens são funcionais. Por isso, elas são oportunidades perfeitas para o fabricante demonstrar inovação. Seja na praticidade na hora de abri-las ou integrando funções de outros objetos, o design pode oferecer um caráter útil à embalagem e surpreender.
Os consumidores também gostam de iniciativas que saiam do padrão. Na hora de inovar com esses materiais, não estabeleça limites para a criatividade.
Entre os temas que mais se destacam no mercado atual está a sustentabilidade. Embalagens de materiais reciclados, retornáveis ou com certificações agregam valor ao produto.
Divulga a marca
Você já deve ter ouvido alguém dizer que estava com pena de jogar alguma embalagem fora porque elas eram muito bonitas ou úteis, não é? Esse é um caso de sucesso. Quando isso acontece, as pessoas “carregam” as marcas. É o resultado de uma embalagem bem pensada e funcional.
Se o fabricante garante isso, a marca é reforçada, pode fidelizar aquele cliente e despertar o interesse em novos.
Como escolher um bom modelo?
Se você tem uma loja e fica sempre em dúvida quando precisa escolher os produtos do seu fornecedor, uma dica é observar as embalagens. Afinal, elas vão influenciar no planograma de exposição da sua loja. Leve isso em consideração antes de fazer as encomendas e também pense em quem é o seu público.
Como já vimos, a embalagem reforça a marca. Por isso, não leve em consideração apenas aquele design incrível de um produto novo. Não adianta muito ter prateleiras com diversas embalagens premium para atrair mais clientes se o seu público pode achar aquilo tudo caro.
Além das composições estéticas das embalagens, você precisa ficar atento à funcionalidade e à inovação delas. Quando elas são práticas, ganham pontos com os clientes. Algumas delas permitem até funções extras, como para guardar coisas em casa.
Apesar do ditado “não julgue o livro pela capa” fazer sentido quando nos relacionamos com pessoas, na prática, quando somos clientes em frente a uma prateleira, o que fala mais alto é a embalagem.
Nesse artigo, você descobriu porque isso acontece: elas criam um vínculo emocional, melhoram a percepção da marca e acionam questões inconscientes do consumidor. Além disso, viu qual é a real importância das embalagens.
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