Conheça os tipos de cabos mais úteis para seu smartphone
Grande parte dos dispositivos eletrônicos que utilizamos hoje depende da utilização de cabos, tanto para o carregamento de energia quando para transmissão de dados. E mesmo com o surgimento das portas USB, padronizando algumas conexões, ainda são vários os tipos de cabos usados.
Isso ocorre em função das diferentes capacidades e velocidades de transmissão de dados, do tamanho e do modelo do dispositivo, dentre outros fatores. Nesse contexto, é muito importante conhecer e entender as diferenças entre os principais tipos de cabos mais úteis para o seu smartphone.
Até porque, apesar de também ser comum o uso de conexões sem fio — como Wi-Fi e Bluetooth —, os cabos ainda oferecem mais velocidade e maior estabilidade na grande maioria dos casos. Então, se você quer acabar de vez com as dúvidas sobre para que serve cada tipo e ainda aprender a consertá-los, está no post certo. Confira!
Os principais tipos de cabos para smartphone
A maioria dos cabos utilizados em smartphones são do tipo USB (Universal Serial Bus). Essa tecnologia existe atualmente em quatro diferentes velocidades de transmissão:
- USB 1.0 — de 1,5 a 12 Mbits/s;
- USB 2.0 — 480 Mbits/s;
- USB 3.0 — 5 Gbits/s;
- USB Tipo C — 10 Gbits/s.
Esses tipos de conexão podem apresentar cabos com conectores diferentes — USB-A, Mini A, Micro A, USB-B, Mini B, Micro B e USB-C —, que podem ser usados em dispositivos como tablets, impressoras, acessórios para videogames unidades de armazenamento e gravação de dados externas, câmeras e smartphones.
Existem também os cabos com padrão de 30 pinos e lightning, desenvolvidos pela Apple exclusivamente para os seus dispositivos, como o iPhone. Veremos, a seguir, cada um desses tipos com mais detalhes.
Micro USB
A conexão micro USB é a mais comum entre os smartphones, já que a sua ideia era ser adotada como padrão para aparelhos com Android, Windows Phone e BlackBerry.
Ela é uma espécie de miniatura da USB tradicional criada para facilitar o manuseio em dispositivos menores. Tem pontas diferentes e pode ser encontrada nas versões USB 2.0 ou 3.0 — ou seja, com velocidades de transmissão de dados de 480 Mbits/s a 5 Gbits/s.
Servindo tanto para carregamento dos aparelhos quanto para transferência de arquivos, quando ligado a alguns tipos de adaptadores esse cabo ainda pode ser usado para emparelhamento do dispositivo com aparelhos de TV.
Mini USB
Esse tipo de conexão é mais comum hoje em dia em impressoras e câmeras digitais. Embora tenha sido muito usado nos carregadores de aparelhos de telefone mais antigos, já não se encontra mais em smartphones, que adotaram como padrão universal a Micro USB.
USB-C
De todos os tipos de cabos, a conexão USB-C é a que foi lançada mais recentemente — e, por ser a mais moderna, é bem superior ao micro USB.
Esse cabo tem as duas pontas iguais e é mais compacto. Sua velocidade de transmissão de dados chega a 10 Gbits/s e o seu uso no carregador de bateria proporciona um carregamento bem mais rápido. Além disso, funciona como saída de vídeo, podendo transmitir imagens em até 4k de resolução.
Diante de tantas vantagens sobre os cabos micro USB, o USB-C está se tornando o padrão entre a maioria das montadoras de celular, inclusive a Apple.
USB OTG
Os cabos USB OTG podem apresentar, em uma das pontas, qualquer um dos tipos de conexão que citamos aqui, tendo na outra uma USB padrão, o que permite a conexão de dois dispositivos diretamente. É possível, por exemplo, conectar um pendrive diretamente a um smartphone, ou um teclado ou mouse a um tablet.
Lightning
O lightning é o tipo de cabo padrão de conexão para dispositivos da Apple, como o iPad e o iPhone. É bem mais compacto e fácil de encaixar ou manusear que o cabo de 30 pinos, seu antecessor.
Ele é baseado no USB 2.0, portanto, sua velocidade é de 480 Mbits/s, compatível com a maioria dos smartphones no mercado. Ainda assim, vale ressaltar que o padrão de qualidade de fabricação dos equipamentos da Apple pode torná-los incompatíveis com cabos de fabricantes alternativos.
30 Pinos
Como dissemos, o cabo de 30 pinos era o padrão da Apple antes do lançamento dos cabos ligustino — portanto, aparelhos como o iPhone 4 ou o iPad 3 ainda utilizam esse tipo de cabo. Ele foi substituído, principalmente, por causa do seu tamanho e das limitações que oferecia em termos de praticidade.
HDMI
A entrada HDMI é muito comum em televisores e monitores de alta resolução. Alguns dispositivos Android são compatíveis com essa tecnologia, pois tem um conector micro ou mini HDMI que permite ligá-los a aparelhos de TV por meio de um cabo próprio.
Truques para conservar e consertar cabos desgastados
Não é novidade para ninguém que os cabos — especialmente dos carregadores de smartphones — são extremamente sensíveis e, com o tempo e o manuseio, acabam se desgastando e se partindo. Existem, no entanto, algumas maneiras de prevenir isso. Vamos vê-las:
Fita Isolante
Embora não seja muito bonita, a forma mais fácil de proteger ou consertar um cabo que está se partindo é usar um pedaço de fita isolante. Isso tanto pode ser usado para reforçar o cabo antes que ele se danifique quanto como um recurso para a reconstrução do cabo, depois de algum dano.
Tubos de termorretração
Outro material interessante para a proteção dos cabos são os tubos de termorretração. Eles são uma espécie de canudos feitos de nylon ou plástico que encolhem quando aquecidos e servem para reforçar o cabo.
Sugru
Existe ainda o Sugru, um material parecido com uma massinha de modelar que, depois de 24 horas em repouso, transforma-se em um revestimento muito resistente. Embora mais caro, é muito eficiente para proteger cabos de celulares.
Como você pode ver neste post, existem diferentes tipos de cabos e conectores que podem ser usados em smartphones. Algumas vezes, eles têm a mesma função, porém, com características diferentes. Embora sejam muito parecidos, essas sutis diferenças entre eles podem fazer com que não sirvam para aquilo que se espera, por isso, é importante informar-se antes de comprá-los.
Então, gostou das nossas dicas? Agora que você já conhece as diferenças entre os tipos de cabos para smartphones, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais e tenha acesso a muito mais conteúdo informativo como este! Estamos no Facebook, YouTube e Twitter.
Equipe especialista apaixonada por celulares e acessórios. Assim que o conteúdo da Customic é elaborado. Através de extensa pesquisa, análise meticulosa e anos de experiência prática, estamos comprometidos em fornecer aos nossos leitores informações de qualidade e de primeira linha sobre o assunto. Ao longo de mais de uma década de existência, a Customic tem sido uma força inovadora, liderando o mercado ao criar produtos de alta performance, caracterizados por designs exclusivos e autorais.