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Como vender mais na Black Friday: conheça as melhores estratégias

novembro 20, 2018
Tempo de leitura 5 min

O varejo brasileiro adotou a Black Friday como uma prévia do crescimento das vendas do final de ano, e os consumidores abraçaram a ideia. Assim, a mobilização, que ocorre na quarta sexta-feira de novembro, ganhou força e se consolidou no calendário de vendas dos lojistas.

Mas não basta aderir à promoção simplesmente para acompanhar o mercado. Para obter bons resultados, é preciso planejar como vender mais na Black Friday. Para ajudá-lo, preparamos este post com dicas de como se preparar e executar a promoção na sua loja. Acompanhe!

Planejamento é fundamental

No Brasil, a Black Friday foi instituída em 2011, com o intuito inicialmente de ampliar as vendas no comércio online. Rapidamente, porém, a promoção foi adotada com sucesso pelas lojas físicas.

Definitivamente incorporada à rotina do final de ano do varejo brasileiro, a Black Friday é uma data bastante aguardada tanto por lojistas quanto por clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes no que se refere aos descontos e vantagens que esperam encontrar.

Para atender a essa expectativa, atrair clientes e obter os melhores resultados na promoção, é preciso antecipar a preparação da loja, das ofertas e da sua equipe de vendas. Planejamento é a palavra-chave para o sucesso na Black Friday. Confira algumas ações que devem ser elaboradas com antecedência.

Faça promoções realmente vantajosas

Uma crítica que a Black Friday recebia com frequência no Brasil era a fragilidade das ações promocionais que eram oferecidas, tanto que se cunhou a expressão pejorativa “Black Fraude” para classificá-la. Talvez no afã de participar do evento, muitos lojistas não dimensionavam adequadamente o benefício que ofereciam aos seus consumidores.

Por isso, ao definir as ofertas e o mix de produtos que trabalhará na Black Friday, tente colocar-se no lugar do seu cliente. Quando ele pensa em oferta, o que é realmente tentador e vantajoso a ponto dele considerar a última sexta-feira de novembro um dia especial de compras?

Não se esqueça de que, o que pode ser um grande esforço de vendas para o lojista, aos olhos do cliente pode não representar algo tão especial assim. Então procure ofertas que façam com que ele sinta que realmente fez um grande negócio.

Treine sua equipe para maximizar as vendas

A Black Friday é um esforço único de vendas, um dia em que tudo deve se voltar para o resultado, para a conclusão da venda. Para isso, sua equipe deve estar bem preparada para atender bem aos clientes.

Um treinamento às vésperas do evento é essencial. Todos devem ter absoluto domínio sobre todas as ações e promoções daquele dia. Mostre quais são os itens em oferta e de que forma eles devem ser apresentados aos clientes.

Oriente-os também de que a Black Friday não se limita às vendas efetuadas no dia. Trata-se também de uma ação de fidelização de clientes. Os demais itens, além dos que estão em promoção, também devem receber atenção.

Invista em marketing e divulgação

Desde sua primeira edição, em 2011, a Black Friday cresceu muito no Brasil — praticamente todo o comércio varejista participa dela. Para se destacar, além de boas ofertas, é preciso caprichar no marketing e na divulgação de suas ações.

Aproveite ao máximo os seus canais de interação com os clientes para chamar a atenção para o evento. Explore as redes sociais de sua loja, o seu site e o mailing para o e-mail marketing. O espaço da loja também deve receber atenção especial, com decoração diferenciada e uma montagem de vitrine realmente atrativa.

Procure seus fornecedores para melhorar as ofertas

Uma forma de otimizar os seus resultados na Black Friday é buscar apoio em seus fornecedores. Negocie melhores condições, prazos para pagamento e o tempo de entrega ou reposição das mercadorias.

Tome cuidado para não ter problemas de estoque no dia da promoção. Considere a disponibilidade dos fornecedores para estabelecer quais os produtos serão oferecidos com oferta.

Ofereça algo mais aos seus melhores clientes

A Black Friday não se resume a aumentar as vendas. É preciso pensar também em fidelizar consumidores e reforçar o relacionamento com quem já é seu cliente. Para isso, é preciso fazer com que o seu cliente sempre fiel sinta-se realmente especial.

Que tal selecionar uma oferta especial para oferecê-la, de forma exclusiva, para seus melhores clientes? Não esqueça também de que a comunicação diferenciada com este público tem um grande impacto à medida que ele se sente especialmente valorizado.

Aproveite para queimar estoques

Para os lojistas, um dos benefícios da Black Friday é a oportunidade de limpar os seus estoques. Aqui, é preciso considerar que a promoção ocorre a menos de um mês do Natal, a principal data de vendas para o comércio.

A promoção pode ser uma grande oportunidade de renovar os produtos de sua loja e deixá-la renovada para o final do ano. Produtos que não renderam o resultado desejado podem ser desovados com boas ofertas na Black Friday.

Só não se esqueça de que, mesmo que determinados produtos não tenham feito o sucesso desejado junto aos clientes, eles também representam um investimento. Logo, não exagere nas ofertas sob pena de amargar prejuízos com estes itens.

Ofereça diferentes benefícios aos clientes

Os preços baixos são o grande chamariz da Black Friday, mas não são só eles que garantem o sucesso da sua promoção. Há outras vantagens que sua loja pode oferecer para garantir mais vendas e melhores lucros.

Além de um maior desconto para as compras à vista, oferecer melhores condições nas vendas à prazo, como mais tempo de parcelamento e menores juros, pode seduzir mais clientes. Frete gratuito ou outras ofertas, como as do tipo “pague 1 e leve 2”, também podem garantir bons resultados.

Estas são algumas estratégias que não podem ser deixadas de lado quando se pensa em como vender mais na Black Friday. Lembre-se de que, para se ter sucesso na promoção, é preciso oferecer condições realmente diferenciadas não apenas pensando em atrair novos clientes, mas também para fidelizá-los.

Você tem outras sugestões de estratégias para aumentar as vendas na Black Friday? Então que tal compartilhá-las aqui nos comentários?

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