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Como organizar uma Black Friday e ter sucesso nas vendas?

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Revendedor Customic

A Black Friday é uma data que se tornou essencial para o varejo. As empresas podem aproveitar o momento para limpar os estoques, e os clientes passam o ano ansiosos pelos grandes descontos da época.

No entanto, não basta baixar os preços e esperar os lucros. Se não for tudo muito bem planejado, o negócio pode até enfrentar prejuízos.

Portanto, criamos um pequeno guia para que você saiba como organizar uma Black Friday e ter sucesso nas vendas. Confira.

Traçe os seus objetivos

Todos os projetos, processos e ações em uma empresa, nascem com a definição de um objetivo. A Black Friday também segue essa regra, que não pode ser negligenciada para ser um sucesso de verdade.

É claro que todas as empresas querem vender mais, mas porque a sua precisa fazer isso?

Pode ser para limpar o estoque e renovar para as comemorações de ano novo e o próximo que está perto, para aumentar as receitas, quem sabe atrair novos clientes, ou ainda, consolidar um determinado posicionamento que está sendo buscado.

Com esses objetivos no papel, esquematizados, torna-se mais simples tomar decisões e seguir estratégias coerentes com o desejado.

Escolha os produtos certos

Black Friday não significa dar um desconto em tudo o que está na loja. Esse é um cálculo altamente complexo, e quanto maior for o seu negócio, mais difícil será definir os produtos certos, mas se você cumpriu a primeira etapa, será moleza.

Pense em um celular e uma capa. O celular foi lançado há mais de dois anos, portanto, segue perdendo valor de mercado, quanto mais demorar, menos vale. Portanto, a Black Friday é um ótimo momento para oferecer um desconto imbatível, sem dar a impressão de que está “desencalhando o estoque”.

Por outro lado, a case é um produto que pode ter altas margens, então também é um forte candidato para ser a estrela da campanha. Afinal, todo mundo precisa desse produto, e como tem uma margem larga e um custo baixo, ela pode ser substancialmente reduzida sem gerar um impacto efetivo no negócio.

Divulgue a promoção com eficiência

Essa é a época do ano com maiores oportunidades para os clientes conhecerem a sua marca, afinal, os custos são menores, então o público tende a “arriscar mais”.

No entanto, é preciso focar nas estratégias de divulgação nos canais que o seu cliente efetivamente acessa. Compreenda quais são as redes sociais favoritas, a rotina do público-alvo, um recorte demográfico, ou quaisquer informações altamente valiosas para direcionar a campanha.

Ainda, quanto mais cedo melhor. Deixe claro que a marca entrará com grandes ofertas no final de novembro, dando preferência para os clientes fiéis.

Aqueles que já compram de você com recorrência, irão se sentir acolhidos e prestigiados. Os novos, receberão as informações sobre os seus descontos antes de conhecerem os da concorrência.

A Black Friday é um evento importante para o mercado e tem se tornado cada vez mais acompanhado por agências de checagem e comparadores de preços.

Portanto, a nossa dica final é: Jamais ofereça descontos falsos. Isso destrói a reputação da marca.

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