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Gestão, Marketing Digital

Não perca 7 dicas de como criar uma marca para o seu negócio

dezembro 31, 2018
como criar uma marca
Tempo de leitura 6 min
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A marca consiste na identidade da empresa. É a maneira como ela é representada perante o mercado. Nesse sentido, a sua gestão é uma das tarefas mais importantes a serem executadas pela equipe de marketing de uma empresa. Além disso, trata-se de um ativo rentável e que tem o poder de causar impactos positivos, gerando identificação e diferenciação aos negócios.

Mas afinal, como criar uma marca com um apelo forte e que realmente faça sucesso no mercado, aumentando as vendas? A resposta a essa pergunta é complexa, uma vez que exige um planejamento prévio listando os objetivos e os valores que a empresa quer transmitir, bem como demanda conhecimentos específicos sobre diversos assuntos, como a situação e as tendências do mercado, a persona a quem o produto será destinado etc.

Pensando nisso, neste artigo vamos passar algumas dicas de como criar uma marca para que você consiga obter sucesso nos seus negócios. Confira!

Como criar uma marca que faça sucesso e cause impactos positivos no público?

1. Conheça onde a sua marca se encaixa

Antes de criar uma marca, é necessário que os gestores conheçam melhor qual é o nicho em que ela vai se encaixar melhor. Dessa forma, é importante conhecer alguns detalhes sobre a situação do mercado atual, tais como: a rotatividade dos produtos, as empresas concorrentes e a qualidade das mercadorias que serão encomendadas dos fornecedores.

Da mesma maneira, as estratégias das empresas concorrentes devem ser observadas. Avalie a forma como ela interage com os clientes e quais mecanismos são usados para que essa comunicação seja feita. Verifique o site, o preço, as campanhas publicitárias etc.

Além disso, procure manter vínculos com fornecedores com boa reputação, aqueles que já têm experiência no serviço e que são considerados bons parceiros pela concorrência.

2. Cuide da imagem da empresa

A marca é praticamente a identidade da empresa. Por isso, a imagem que ela passa deve causar impactos positivos no público. Evite se envolver em polêmicas que possam prejudicar a sua reputação e trabalhe para ser reconhecida como uma marca engajada e preocupada com o bem-estar dos seus consumidores.

3. Seja diferente dos outros

Ter um diferencial é uma das formas de se destacar do convencional e ganhar mais visibilidade perante os consumidores. Por isso, invista em novas maneiras de transmitir a sua imagem.

Pode ser por meio da criação de um novo logotipo, mais arrojado e chamativo que cause um apelo visual no público-alvo, ou então, um novo slogan com uma frase de efeito que chame a atenção dessa fatia do mercado.

4. Pesquise sobre o seu público-alvo

Antes de tudo, é necessário conhecer o consumidor que faz parte do funil de vendas. Para isso, busque conhecer melhor quais são as preferências, os anseios e as necessidades dos clientes, pois é importante para saber onde investir e como isso deve ser feito.

Da mesma maneira, analise os hábitos de consumo, quanto cada cliente costuma pagar em uma compra, a forma de pagamento mais utilizada etc. Isso pode ser feito por meio da observação dos concorrentes e de formulários de pesquisa que permitem conhecer melhor o comportamento dos consumidores.

A partir dessas informações, você poderá criar o seu personagem fictício (persona) que se assemelha ao seu público-alvo real, e então, direcionar melhor as estratégias de marketing que serão aplicadas na marca para que ela venda mais.

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5. Invista na sua identidade visual

A identidade visual consiste no conjunto de elementos que compõem a marca, como logotipo, slogan, fontes das letras, cores, cartão de visita etc. Ela abrange o design da marca como um todo.

A identidade visual é importante para que a empresa consiga se comunicar com os clientes. Caso ele seja bem elaborado, transmitirá uma mensagem de comprometimento, inovação e despertará a confiança e a atenção dos clientes, contribuindo para gerar identificação com o público.

6. Escolha um nome e logotipo impactantes

A ideia é que a marca seja fixada na mente dos clientes, por isso é importante escolher componentes chamativos, que façam com que a empresa seja reconhecida por ser única. Por isso, o nome e o logotipo devem ser elaborados de forma a ativar a lembrança da marca na mente dos consumidores.

Uma boa ideia é criar nomes pequenos e de fácil leitura e pronúncia. Assim, o processo de memorização e associação torna-se mais simples para os consumidores. Essa tendência fez até mesmo com que as marcas lançassem versões da sua marca com os nomes reduzidos como:

  • Riachuelo — Rchlo
  • Lojas Americanas — Americanas
  • Budweiser — Bud

7. Crie uma proposta de valor

A proposta de valor consiste em proporcionar uma experiência nova e única que o consumidor vai ter com a sua marca. Ela se refere ao motivo de ele ter escolhido a sua empresa. Vamos citar um exemplo para tornar a compreensão mais fácil.

A marca Nike utiliza como seu slogan a expressão “Just do It”. Dessa forma, a proposta de valor que ela deseja transmitir é a de uma empresa que oferece experiências de alta performance para seus consumidores.

Assim, o intuito maior é proporcionar aos clientes um produto esportivo que faça com que eles consigam ter um desempenho melhor em suas atividades físicas. Nesse mesmo sentido, aspectos como design e durabilidade do produto são colocados em segundo plano.

Quais são as marcas de sucesso que podemos citar como exemplo?

A estratégia de algumas empresas deu tão certo que os nomes das suas marcas viraram o produto em si. Podemos citar como exemplos famosos:

  • Maisena
  • Bom Bril
  • Gilete
  • Hellmann’s
  • Ruffles
  • Knorr

Mesmo que o nome dos produtos não tenha sido falado, só de mencionar o nome dessas marcas você já sabe do que se trata o produto, certo?

Isso acontece porque essas empresas de sucesso são consideradas como verdadeiros sinônimos de seus produtos. É como se Ruffles fosse realmente o sinônimo para batata frita e Hellmann’s fosse o nome para maionese. Essa associação já está estabelecida na mente dos consumidores.

Isso acontece por diversos fatores:

Uma empresa que queira sair à frente e ganhar vantagem competitiva deve conhecer as estratégias de como criar uma marca forte e que desperte o interesse e a atração do público. Nem sempre essa tarefa é fácil. Afinal a sua criação será o primeiro contato com os clientes. É importante saber que apenas marcar presença no mercado não significa nada. O sucesso envolve várias etapas, como o estudo de mercado, a análise da concorrência, e, o principal de tudo, saber qual é o perfil do seu público-alvo.

Entendeu a importância de investir em uma boa estratégia de marketing para a sua marca? Ela vai fazer toda a diferença no momento de atrair o consumidor. Conheça agora como o marketing sensorial pode ajudar a sua empresa a vender mais!

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