Como bombar no Instagram: aprenda em 5 dicas
Entre familiares, amigos e colegas de trabalho, é raro encontrar quem não tenha uma conta no Instagram. Essa rede social, que caiu no gosto do brasileiro, é nosso meio preferido para mostramos nossa rotina, nosso trabalho, nossos hobbies. Em junho de 2018, a rede social alcançou 1 bilhão de usuários no mundo, o que mostra que o sucesso não é só brasileiro. Com todo mundo nessa rede, muita gente se pergunta: como bombar no Instagram?
E querer bombar no Instagram é, também, uma preocupação das marcas, porque hoje já se sabe que as taxas de engajamento do Insta são bem maiores do que em outras redes sociais. No entanto, as marcas ainda sofrem para conseguir manter o público engajado (quase 70% das marcas acreditam que é um grande desafio manter o público engajado nas redes sociais).
Depois que foi comprada pelo Facebook, a rede social ganhou ferramentas para a gestão de marcas que podem alavancar seu negócio e aumentar o valor, conforme você cria conteúdos relevantes. Ao fazer tudo do jeito certo, você consegue excelentes resultados e deixa seus seguidores mais satisfeitos.
Neste artigo, você conhecerá 6 dicas para utilizar da melhor forma a rede social das hashtags! Acompanhe!
1. Faça um planejamento
Quando você cria um perfil em alguma rede social para a sua marca, é preciso ter o mínimo de planejamento e entender bem o propósito desse canal. Cada rede tem um perfil de público e formatos que funcionam melhor.
No caso do Instagram, o foco está nas imagens, sejam estáticas, sejam em vídeos. Assim, antes de criar um perfil, observe se o seu serviço ou produto rende publicações com imagens. Caso não disponha de boas fotos ou serviços de fotografia profissional, pense em criar publicações com artes gráficas. Mas, para que sua marca passe uma ideia de profissionalismo, o ideal é contratar um designer.
No Marketing Digital, o Instagram é conhecido como uma rede que garante pouco acesso ao seu site, já que sua funcionalidade de linkagem externa é limitada, mas um perfil ali cria um grande valor para a marca. O nome para isso é Brand Awareness, que pode ser traduzido como reconhecimento de marca.
Ao utilizar boas fotos e criar destaques e stories, a página da sua marca ganha uma personalidade, que é reforçada pelo aspecto visual.
Tudo isso, no entanto, precisa ter uma direção, que pode ser definida em um plano de marketing simples para suas redes sociais. Afinal, não é para postar qualquer coisa que der na telha. Você pode criar um documento e responder:
- quem é seu público-alvo?
- qual linguagem você utilizará?
- quais conteúdos você postará?
- que imagem você quer construir com aquele perfil?
Com consistência na utilização do seu perfil no Instagram, seus seguidores vão reconhecer facilmente a personalidade da sua marca.
Todas as dicas deste artigo só fazem sentido se você criar uma conta para negócios. Para isso, você pode criar um perfil tradicional e adicionar sua foto e descrição. Logo depois, vá em “Editar perfil” e clique em “Experimente as Ferramentas de Negócios do Instagram”.
2. Otimize as postagens com os formatos adequados
Com a atual configuração do Instagram, podemos dividir os formatos de postagens em 3 tipos: imagens únicas e álbuns no feed, stories e vídeos. Vamos começar pelas tradicionais, que são as imagens no feed.
Além da opção de publicar uma imagem, você pode utilizar a opção de “Álbum” e criar carrosséis com fotos interessantes. Se a sua empresa fez um evento bacana, por exemplo, vale escolher as 5 ou 6 melhores fotos e criar uma publicação só.
Esse tipo de postagem chama atenção e reúne, de uma só vez, imagens relacionadas, sem encher o feed do seu seguidor. O cuidado, nesse caso, é em relação à escolha das fotos. O ideal é ter cuidado com a escolha da paleta de cores, para deixar o feed sempre harmônico visualmente.
As publicações sozinhas funcionam bem para fotografias com qualidade boa e mais produzidas, além de artes gráficas. Quando escolher essa opção, você pode utilizar imagens com frases. Existem diversos sites gratuitos que permitem isso, como o Canva.
Com esse formato, você pode criar conteúdos que estimulam o engajamento, ao pedir que seu seguidor marque um colega na publicação, por exemplo.
Os vídeos podem entrar tanto nos stories quanto no feed. Assim como as fotografias, os vídeos do feed devem ser mais bem produzidos. Ali, vale a pena colocar uma versão curta de algum vídeo institucional, do lançamento de algum produto ou que apresente o conceito da sua marca.
3. Crie anúncios certeiros
Ao criar um anúncio, é importante que você tenha a clareza do objetivo dele. Você pode querer que ele acesse seu site, confirme presença em um evento, curta a página no Facebook, siga seu perfil ou faça o download de um aplicativo.
O legal é que o Instagram tem opções para cada um desses objetivos, em formatos com fotos estáticas e carrosséis, que servem bem para mostrar produtos e vídeos. Além disso, há a opção de loja no Instagram.
Para começar a criá-los, ative as ferramentas de negócios para sua conta e, depois, crie uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Como pertence ao grupo Facebook, o gerenciamento da mídia paga do Instagram é feito pela plataforma deles. Ali, você começa criando campanhas.
Para atingir seu público, é possível selecionar:
- idade;
- gênero;
- localização geográfica;
- interesses gerais;
- interesses de compras;
- dispositivos usados, entre outros.
Diferentes tipos de anúncios podem ser utilizados no Instagram, mas é necessário saber qual garante os melhores resultados, já que os anúncios são investimentos. É possível anunciar nos stories (com limite máximo de 3 stories) ou por imagens e vídeos na timeline. Ou seja, eles não diferem muito de outras publicações, a não ser pela indicação de que são patrocinadas.
Para ficar fera na publicação de anúncios, você pode fazer os cursos do Facebook Blueprint, que explicam bem o funcionamento da plataforma. Ao usá-la da forma correta, você consegue aumentar bastante a venda dos seus produtos.
4. Use e abuse dos stories
No caso dos stories, o conteúdo pode ser mais despojado e menos produzido. Como essa postagem só fica no ar por 24 horas, pode ser mais espontânea, até porque o legal é dar uma cara de informalidade mesmo.
O que tem feito mais sucesso por ali são os bastidores. Todo cliente, fã ou consumidor, gosta de saber um pouco mais sobre o que está por trás da marca.
Aproveite o espaço para publicar vídeos com pequenos depoimentos de funcionários, mostrar a pré-produção de um evento ou a chegada de algum produto novo às prateleiras. Porém, é preciso tomar cuidado com a quantidade de stories, pois ninguém passará muito tempo assistindo. Publique somente coisas realmente interessantes, para não cansar a sua audiência.
Com a opção de anexar o link de um site dentro de uma publicação nos stories, o Instagram traz uma alternativa para a geração de tráfego. Se você tiver um site, blog ou até outra rede social, pode levar seu usuário para lá, a fim de dar mais informações ou fazê-lo preencher um formulário, por exemplo.
Para adicionar o link, é necessário ter uma conta empresarial. Como vimos acima, ela é simples de ser criada e permite o acompanhamento de estatísticas e criação de anúncios.
Depois de selecionar o conteúdo que você quer postar, clique no símbolo da corrente, adicione o link no campo em branco e confirme. Simples, não é? É importante, no entanto, usar essa função com parcimônia.
5. Use hashtags
Essa é uma das ferramentas mais marcantes do Instagram. Esse recurso é usado para fazer uma espécie de agrupamento de publicações, o que torna mais fácil para os usuários encontrarem assuntos de seu interesse. Portanto, as hashtags podem funcionar trazendo clientes até você e sua marca.
Mas, ao contrário do que parece, elas devem ser utilizadas com cuidado e precisão. Nada de encher sua legenda com listas intermináveis de hashtags. Encontre os termos relacionados ao seu negócio e àquela publicação específica.
Se você já conta com um bom engajamento do seu público, criar hashtags em campanhas é uma maneira de produzir um alcance ainda maior. Isso é interessante, pois, além de seguir perfis, no Instagram, também é possível seguir hashtags. Então, mesmo que alguém não siga seu perfil, mas seja seguidor da hashtag que você usa, essa pessoa verá seus posts.
Crie a publicação e utilize hashtags que sejam relevantes e façam sentido para a sua estratégia. Seja específico e conciso.
6. Aproveite o recurso de vídeos no Instagram
Os usuários que navegam na web têm preferido ver vídeos a imagens e textos. Por ser uma rede social visual, o Instagram oferece uma excelente possibilidade para a utilização desse formato.
A produção de conteúdos audiovisuais da plataforma é chamativa e exige que as mensagens sejam claras e diretas, sem delongas. As pessoas não têm mais paciência para se entreter por muito tempo em uma única publicação — ainda há milhares de coisas que elas desejam ver.
Lembre-se de que os vídeos no Instagram começam sem som, portanto, instigue o usuário a clicar e ver até o fim. E crie conteúdos que, além de bonitos, sejam úteis e agreguem valos aos usuários.
Na timeline, o tempo máximo dos vídeos é de 60 segundos, nos stories, são apenas 15. Aproveite e use esse recurso para instruis seus seguidores na resolução de dúvidas sobre seus produtos. Fale de alguns temas, como:
- uso de cases para tablet e smartphones;
- como é feita a limpeza da tela dos aparelhos;
- como são colocadas as películas e para que servem;
- acessórios diferentes;
- novas tendências da moda em capas;
- apresentação de produtos personalizados e outros assuntos relevantes para seu público.
O horário de publicação também deve ser levado em consideração para publicar novos conteúdos. Analise suas publicações e observe em quais momentos a interação é maior — esse será o indicativo dos melhores horários para realizar as suas postagens. Se quiser, há ferramentas de automação que você pode usar para agendar o horário e o dia de cada post.
Agora, você já sabe como bombar no Instagram!
No Marketing Digital, planejamento, estudo e experimento de novos formatos são importantes. Invista mais no que der certo e ajuste aquilo que não dá bons resultados. Como vimos, nessa rede social é importante cuidar do reconhecimento da marca e criar conteúdos para não sair da mente dos seus seguidores!
Se você trabalha com e-commerce e venda online e deseja aumentar suas vendas por meio do Instagram, leia também sobre como implementar o recurso de loja virtual e os benefícios para seu negócio!
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