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Marketing Digital

Como bombar no Instagram: aprenda em 5 dicas

novembro 13, 2018
Como bombar no Instagram
Tempo de leitura 6 min

Entre os familiares, amigos e colegas de trabalho, é raro encontrar quem não tenha o aplicativo Instagram. A rede social de fotografias virou o lugar em que a nossa rotina é postada em fotos e vídeos. Em junho de 2018, a rede social alcançou 1 bilhão de usuários no mundo. Mas você sabe como bombar no Instagram?

Depois que foi comprada pelo Facebook, a rede social ganhou ferramentas para a gestão de marcas que podem alavancar seu negócio e aumentar o valor dele conforme você cria conteúdo para seus seguidores.

Neste artigo, você vai conhecer 5 dicas para utilizar da melhor forma a rede social das hashtags!

1. Faça um planejamento para bombar no Instagram

Quando você criar um perfil em alguma rede social para sua marca, é preciso ter o mínimo de planejamento e entender bem o propósito desse canal. Cada rede tem um perfil de público e formatos que funcionam melhor.

No caso do Instagram, o foco está nas imagens, sejam estáticas ou vídeos. Assim, antes de criar um, observe se o seu serviço ou produto rende publicações com imagens. Caso não disponha de boas fotos ou serviços de fotografia profissional, pense em criar publicações com artes gráficas. Mas, para que isso fique profissional, o ideal é contratar um designer.

No Marketing Digital, o Instagram é conhecido como uma rede que garante pouco acesso ao seu site, já que sua funcionalidade de linkagem externa é limitada, mas um perfil ali cria um grande valor para a marca. O nome para isso é Brand Awareness, que pode ser traduzido como reconhecimento de marca.

Ao utilizar boas fotos, criar destaques e stories, a página da sua marca ganha uma personalidade, reforçada pelo aspecto visual.

Tudo isso, no entanto, precisa ter uma direção, que pode ser definida em plano de marketing simples para suas redes sociais. Afinal, não é para postar qualquer coisa que der na telha. Você pode criar um documento e responder:

  • quem é seu público-alvo;
  • qual linguagem você utilizará;
  • quais conteúdos você vai postar;
  • que imagem você quer construir com aquele perfil.

Com consistência na utilização do seu perfil no Instagram, seus seguidores vão reconhecer facilmente a personalidade da sua marca.

Todas as dicas deste artigo só fazem sentido se você criar uma conta para negócios. Para isso, você pode criar um perfil tradicional, adicionar sua foto e descrição. Logo depois, vá em “Editar perfil” e clique em “Experimente as Ferramentas de Negócios do Instagram”.

2. Otimize as postagens com os formatos adequados

Com a atual configuração do Instagram, podemos dividir os formatos de postagens em 3: imagens únicas e álbuns no feed, stories e vídeos. Vamos começar pelas tradicionais, que são as imagens no feed.

Além da opção de publicar uma imagem, você pode utilizar a opção de “Álbum” e criar carrosséis com fotos interessantes. Se a sua empresa fez um evento bacana, por exemplo, vale escolher as 5 ou 6 melhores fotos e criar uma publicação só.

Esse tipo de postagem chama atenção e reúne, de uma só vez, imagens relacionadas, sem encher o feed do seu seguidor. O cuidado, nesse caso, é em relação à escolha das fotos. O ideal é que elas não tenham paleta de cores muito repetidas.

As publicações sozinhas funcionam bem para fotografias com qualidade boa e mais produzidas, além de artes gráficas. Quando escolher essa opção, você pode utilizar imagens com frases. Existem diversos sites gratuitos que permitem isso, como o Canva.

Com esse formato, você pode criar conteúdos que estimulam o engajamento ao pedir que seu seguidor marque um colega na publicação, por exemplo.

Os vídeos podem entrar tanto nos stories, como no feed. Assim como as fotografias, os vídeos do feed devem ser melhor produzidos. Ali, vale a pena colocar uma versão curta de algum vídeo institucional, do lançamento de algum produto ou que apresente o conceito da sua marca.

3. Crie anúncios certeiros

Ao criar um anúncio, é importante que você tenha a clareza do objetivo dele. Você pode querer que ele acesse seu site, confirme presença em um evento, curta a página no Facebook, siga seu perfil ou faça o download de um aplicativo.

O legal é que o Instagram tem opções para cada um desse objetivos, em formatos com fotos estáticas e carrosséis que servem bem para mostrar produtos e vídeos. Além disso, há a opção de loja no Instagram.

Para começar a criá-los, ative as ferramentas de negócios para sua conta e depois crie uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Ali, você começa criando campanhas.

Para atingir seu público, é possível selecionar:

  • idade;
  • gênero;
  • localização geográfica;
  • interesse gerais;
  • interesses de compras;
  • dispositivos usados;
  • entre outros.

Para ficar fera na publicação de anúncios, você pode fazer os cursos do Facebook Blueprint, que explicam bem o funcionamento da plataforma. Ao usá-la da forma correta, você consegue aumentar bastante a venda dos seus produtos.

4. Use e abuse dos stories

No caso dos stories, o conteúdo pode ser mais despojado e menos produzido. Como essa postagem só fica no ar por 24 horas, ela pode ser mais espontânea. O legal é dar uma cara de informalidade mesmo.

O que tem feito mais sucesso por ali são os bastidores. Todo cliente, fã ou consumidor gosta de saber um pouco mais sobre o que está por trás da marca.

Aproveite o espaço para publicar vídeos com pequenos depoimentos de funcionários, mostrar a pré-produção de um evento ou a chegada de algum produto novo às prateleiras.

Com a opção de anexar o link de um site dentro de uma publicação no stories, o Instagram traz uma opção para a geração de tráfego. Se você tiver um site, blog ou até outra rede social, pode levar seu usuário para lá para dar mais informações ou fazer ele preencher um formulário, por exemplo.

Para adicionar o link, é necessário ter uma conta empresarial. Como vimos acima, ela é simples de ser criada e permite o acompanhamento de estatísticas e criação de anúncios.

Depois de selecionar o conteúdo que você quer postar, clique no símbolo da corrente, adicione o link no campo em branco e confirme. Simples, não é? É importante, no entanto, usar essa função com parcimônia.

5. Use hashtags

Finalmente, chegamos até elas. Qual é a melhor forma de utilizar uma hashtag para fazer seu perfil ser encontrado? Ao contrário do que parece, elas devem ser utilizadas com cuidado e precisão. Nada de encher sua legenda com elas.

Encontre os termos relacionados ao seu negócio e àquela publicação específica e faça a publicação com no máximo cinco. Seja específico e conciso.

Agora você já sabe como bombar no Instagram. No Marketing Digital, planejamento, estudo e experimento de novos formatos são importantes. Invista mais no que der certo e ajuste aquilo que não dá bons resultados. Como vimos, nessa rede social é importante cuidar do reconhecimento da marca e criar conteúdos para não sair da mente dos seus seguidores!

Gostou das nossas dicas? Então, o que acha de aprender sobre como vender mais nas redes sociais? Confira!

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