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Como se preparar e aumentar as vendas de fim de ano?

novembro 26, 2018
vendas de fim de ano
Tempo de leitura 6 min

A época de Natal, Réveillon, férias e recebimento do 13º salário propicia o aumento significativo das vendas de fim de ano. A procura por produtos e serviços se intensifica, as empresas têm altas chances de faturar mais e se estabelecerem como referência para os clientes.

Cientes desse fenômeno, os empreendedores devem adotar uma série de medidas que assegurem a potencialização das vendas, façam com que eles lucrem mais e alcancem  ótimos resultados.

Mas também é importante ficar atento ao período após as festas de Dezembro, ou seja, o início do ano. As mesmas estratégias que veremos a seguir poderão continuar sendo adotadas pelas marcas.

Conheça as nossas dicas sobre como se preparar para as vendas de fim de ano, a partir de mudança de hábitos e aprimoramento das técnicas de comércio. Boa leitura!

Estabeleça horários diferenciados

Durante as festas de fim de ano, as lojas costumam ficar abertas por mais tempo para atender aos consumidores que trabalham em horários pouco flexíveis e ajudar aqueles que deixaram para fazer as compras na última chance.

Por isso, é importante estabelecer um horário diferenciado para abertura e fechamento do estabelecimento durante o final de novembro e todo o mês de dezembro ou na última semana que antecede o Natal. Se possível, fique até um pouco mais tarde da noite, ou abra aos domingos, de modo que sua loja consiga proporcionar maior possibilidade de compra para os clientes.

Ofereça um atendimento de qualidade

O Natal é um período em que o volume de consumidores aumenta e o comércio costuma lotar. Isso pode exigir que você contrate mais funcionários para atender a demanda constante de pessoas que frequentam a sua loja. Por isso, invista em um atendimento de qualidade. Esse é um fator que pode fazer com que o consumidor se transforme em um cliente fiel ou que faça ele se distanciar da empresa.

Diante disso, a equipe de vendas deve estar preparada para lidar com os clientes de maneira ágil, mas sem perder a qualidade no atendimento. Essa característica é obtida por meio de treinamento e capacitação dos vendedores como, cursos, palestras, aulas, entre outros.

Estabeleça preços atrativos

Preços atrativos são fatores que fazem toda a diferença para a decisão de compra. Os consumidores estão sempre em busca das melhores opções que apresentem uma relação de custo-benefício justa.

Os consumidores querem aproveitar a época para comprar presentes para toda a família e amigos, mas sem gastar muito. Nesse sentido, ele ficará interessado em comprar os seus produtos caso a sua loja ofereça um diferencial. Uma boa ideia é dar descontos, ou diminuir o valor para quem optar por pagar à vista. Mas antes disso, é preciso avaliar qual será a sua margem de lucro e se a decisão valerá a pena financeiramente.

Facilite o pagamento

Fim de ano é uma época de correria para a maioria dos consumidores. Muitos têm pouco tempo disponível para escolher e comprar os presentes, preparar a ceia e organizar todos os detalhes das confraternizações.

Ciente disso, evite fazer com que percam ainda mais tempo e se prepare para todas as ocasiões. Imagine, por exemplo, que o cliente quer muito comprar um produto, mas quando vai pagar se depara com uma maneira de pagamento que não dispõe no momento, como cartão de crédito. Ele vai ficar frustrado e abandonar o seu carrinho de compras sem pensar duas vezes.

Para evitar essa situação, estabeleça possibilidades de pagamentos flexíveis — cartão de crédito, cartão de débito, boleto bancário, PagSeuro, Paypal. Essa variedade aumenta as suas chances de compra e venda.

Elabore um planejamento do estoque

É importante manter uma diversidade de produtos no seu estoque para que você possa atender a demanda. Para isso, faça um controle de fluxo da entrada e saída de mercadorias, bem como verifique quais são os itens que têm maior índice de rotatividade.

Você pode fazer isso considerando o volume de vendas dos anos anteriores para obter uma média e, assim, fazer uma estimativa mais próxima da realidade. Então, entre em contato com fornecedores e faça os seus pedidos.

Essas operações devem ser realizadas com cuidado, uma vez que podem acontecer fatores negativos durante o procedimento. Estamos nos referindo à ocorrência de possíveis falhas no cálculo, erros na previsão ou até mesmo mudanças na tendência do mercado podem fazer com que os produtos fiquem encalhados e a empresa arque com sérios prejuízos financeiros.

Divulgue a loja

A publicidade é a alma do seu negócio. As chances de alcançar e conquistar a atenção do público-alvo aumentam exponencialmente. Além disso, no final do ano os consumidores se sentem ainda mais impulsionados a fazer compras. Diante desse cenário favorável, nada mais propício do que fazer divulgação efetiva da sua marca.

Somado a isso, o advento da tecnologia proporcionou muitas vantagens para as empresas, fazendo com que elas tivessem mais instrumentos disponíveis para alavancar as vendas e o negócio como um todo. Por isso, invista em estratégias de marketing digital que cheguem até os consumidores e desperte o interesse deles, fazendo com que se sintam convencidos e atraídos com os benefícios proporcionados pelos seus produtos.

Esse planejamento envolve uma série de estratégias específicas como:

  • pesquisas para conhecimento e segmentação do público;
  • adoção de métodos para o engajamento dos consumidores;
  • criação de perfis em redes sociais para marcar presença na internet e divulgar a marca da empresa;
  • fazer a movimentação de campanhas e elaborar publicações personalizadas.

Faça promoções

A elaboração de promoções visa atrair o cliente para comprar na sua loja. Além disso, é uma ótima tática para cativar o consumidor e fazer com que ele se sinta valorizado perante a empresa, o que aumenta as chances de sua fidelização. E uma boa estratégia para fidelizar clientes envolve métodos de personalização.

Portanto, conheça melhor o seu público e porque ele merece ser conquistado, saiba quais são as suas preferências, desejos e expectativas. Só, então, pense em formas de como agradá-lo e expresse isso por meio de promoções segmentadas. Essa é uma excelente oportunidade para fazer com que eles fiquem mais satisfeitos com a sua marca.

Uma opção é baixar o preço de um item levando em conta a época de Natal. Além disso, é possível fazer sorteio de algum produto, viagem, automóvel etc. Se possível, divulgue o evento nas suas redes sociais — Instagram, por exemplo — para aumentar o alcance.

As empresas que querem ter sucesso e alavancar seus resultados devem elaborar estratégias específicas de vendas de fim de ano. Aproveite a época favorável, em que a economia está aquecida, para motivar a sua equipe e acelerar as operações nos seus negócios, fazendo com que o ticket médio da compra aumente consideravelmente.

Está pronto para colocar o que você aprendeu em prática e aumentar as vendas de fim de ano? Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe um comentário abaixo!

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