Celular com certificação militar: entenda o que isso significa!
Um celular com certificação militar promete oferecer mais durabilidade, pois é composto por materiais resistentes.
Esse nome pode impressionar consumidores desavisados; afinal, o termo “certificação militar” definitivamente desperta curiosidade.
O fato é que mais aparelhos com esse tipo de certificação estão sendo comercializados no Brasil. Seus elementos de reforço podem compor tanto a tela quanto o corpo do smartphone.
Nesse sentido, quem deseja ter um aparelho mais resistente, sem precisar comprar inúmeros acessórios diferentes, essa é uma boa solução. Entenda mais a seguir!
O que é resistência militar em um celular?
Ter a resistência militar em celulares é apenas um dos segmentos no qual esse padrão é aplicado. Na prática, a certificação é utilizada para testar a durabilidade de produtos.
Então, a resistência militar se trata de um critério estabelecido para a manufatura de equipamentos, exigindo uma série de testes.
Caso sejam aprovados, os produtos recebem um “selo”, comprovando que foram submetidos às condições estipuladas pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Esse padrão militar é conhecido pela sigla MIL-STD, e se destaca por exigir a realização de 29 testes. No caso dos smartphones, o termo utilizado é o MIL-STD 810G, implementado em 2008.
Periodicamente, os órgãos responsáveis fazem revisões, a fim de propor atualizações no padrão militar. A versão mais recente foi aprovada em 2019: o MIL-STD 810H. A próxima revisão está prevista para 2024.
Celular com certificação militar significa um aparelho inquebrável?
Mesmo que apresentem um nível de resistência maior que os aparelhos comuns, celulares com a certificação militar não são inquebráveis. Então, é possível que o dispositivo venha a ceder em situações extremas.
Um bom exemplo disso foi o que aconteceu com o smartphone Doogee S90. Depois de cair em uma poça d’água, especialistas notaram que um dos botões do celular deixou de funcionar, devido a uma pequena quantidade de água que entrou em contato com a área.
Quem inventou a resistência militar para celular?

Essa certificação foi desenvolvida pelo Departamento de Segurança dos Estados Unidos, com o objetivo de testar armamentos, peças para veículos, aeronaves e embarcações utilizadas pelos militares.
Esses testes envolvem diversos departamentos, incluindo os eletrônicos, sob o padrão MIL-STD-461F.
Essas avaliações exigem um investimento de cerca de US$ 25 mil (R$138.800 aproximadamente) para serem executadas, sendo que as provas são aplicadas em um período de duas semanas.
Dessa forma, a resistência militar não é uma certificação exclusiva tablets ou smartphones.
Trata-se de uma avaliação com enorme abrangência, que verifica o desempenho e durabilidade de aparelhos, que precisam entregar alta eficiência em condições extremas.
A certificação aplicada aos celulares foi desenvolvida em 1962. Com o passar dos anos, sofreu inúmeras revisões para atender às novas demandas dos consumidores e do mercado.
Quais testes um celular com certificação militar tem de passar?
Entre os 29 testes militares aplicados em um smartphone, os principais são os de altitude, umidade, poeira, temperaturas e queda. Veja mais detalhes abaixo.
Teste de altitude e quedas
Testes de altitude servem para verificar se o aparelho consegue suportar situações de alta e baixa pressão, sem sofrer danos.
Assim, o celular é inserido em uma câmara que simula ambientes de extrema pressão, além de combinar diferentes níveis de temperaturas e umidade.
Essa avaliação comprova que o dispositivo é resistente a mudanças de pressão, sendo ideal para quem gosta de viajar e enfrentar diferentes altitudes.
Já nos testes de queda, os celulares são derrubados inúmeras vezes de alturas diversas.
Os aparelhos com resultados positivos são marcados como mais resistentes, e considerados prontos para enfrentar acidentes do dia a dia.
Então, se você é um usuário mais desastrado, pode apostar nesses modelos.
Teste de umidade e a altas temperaturas
No teste de umidade, as áreas testadas do aparelho são o revestimento e a parte eletrônica. Os técnicos verificam se esses componentes sofreram algum dano ao entrar em contato com vapores de água.
Caso a umidade não estrague nenhuma peça, e o celular continue operando normalmente, o resultado é positivo. Isso significa que o smartphone poderá ser usado em regiões com alta umidade sem problemas.
Da mesma forma que a água pode estragar os dispositivos, temperaturas extremas também geram danos.
Para torná-los mais resistentes a essas condições, o produto é exposto a altas temperaturas, onde seu funcionamento é monitorado.
Também é testado a diferença entre ambientes quentes e frios. O celular é levado de um local para o outro com até 30ºC de diferença.
Teste de poeira
No teste de poeira, é observado o quanto a poeira e a sujeira podem se prender às peças do celular, prejudicando seu desempenho. Para isso, os smartphones são colocados em câmaras de areia e poeira.
Celular com certificação militar: modelos de aparelhos certificados

Agora que você já entendeu bem o que é uma certificação militar, para que serve e quais são os principais testes, deve estar se perguntando onde encontrar aparelhos com esse selo.
Grande parte dos smartphones listados são modelos vendidos fora do Brasil. Contudo, existem alguns aparelhos comercializados nacionalmente, além de sempre existir a possibilidade de importação. Veja nossa lista abaixo:
- Dooge V20;
- Ulefone Armour 8 Pro;
- Galaxy XCover Pro;
- Motorola Defy;
- Blackview OSCAL S60 Pro;
- IIIF150 Air1 Pro;
- UMIDIGI Bison Pro;
- Blackview BV8800;
- iPhone 13;
- Galaxy S22 Ultra 5G.
Conclusão
Ter um celular com certificação militar pode ser uma solução interessante para quem busca um aparelho mais resistente e deseja economizar com acessórios de proteção.
Entretanto, é importante destacar que tais aparelhos não são inquebráveis e, por isso, também exigem um certo cuidado no uso diário.
Nesse sentido, vale a pena investir em um ou outro acessório, como as capas de proteção com certificação militar da Customic.
Equipe especialista apaixonada por celulares e acessórios. Assim que o conteúdo da Customic é elaborado. Através de extensa pesquisa, análise meticulosa e anos de experiência prática, estamos comprometidos em fornecer aos nossos leitores informações de qualidade e de primeira linha sobre o assunto. Ao longo de mais de uma década de existência, a Customic tem sido uma força inovadora, liderando o mercado ao criar produtos de alta performance, caracterizados por designs exclusivos e autorais.