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Confira 6 passos para planejar uma campanha Black Friday

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Revendedor Customic

O final do ano está chegando, e isso significa que uma das melhores datas para o comércio mundial está próxima: a Black Friday. Há alguns anos, esse evento era uma sensação apenas no exterior. Agora, praticamente todos os brasileiros já incluíram essa data aos seus calendários e esperam ansiosamente pelas ofertas do fim de novembro. E você, comerciante, já está se programou para fazer uma campanha Black Friday?

Muitas empresas não criam um planejamento prévio para as promoções da Black Friday e isso é um erro gravíssimo. Nessa época, várias lojas fazem ofertas ao mesmo tempo, então a melhor forma de garantir que a sua loja vai se destacar da concorrência é criando uma boa campanha.

Neste texto, mostraremos as melhores dicas para você criar uma campanha Black Friday. Ficou interessado? Continue com a leitura!

1. Ofereça um frete vantajoso

Segundo o site CanalTech, 90% dos consumidores virtuais já deixaram de finalizar uma compra por causa do valor do frete — em especial as pessoas que moram em lugares afastados dos grandes centros de distribuição, como os estados do Norte e Nordeste.

Essa é uma das maiores jogadas que você pode fazer durante a Black Friday. Afinal, várias lojas fazem ofertas similares e abaixam o preço dos produtos, mas poucas se lembram de oferecer vantagens no valor do frete. Durante esse período, os clientes estão à procura da loja que oferece o maior número de benefícios na hora da compra, portanto, o frete pode ser o grande diferencial da sua loja.

Vale lembrar que existem algumas formas diferentes de oferecer vantagens no valor do frete, como: estipular um valor mínimo para que o cliente tenha direito ao frete grátis ou manter o preço da entrega rápida fixo para todo o país.

2. Reforce o seu estoque

Se a intenção é aumentar as vendas durante a Black Friday, logicamente, você precisa estar preparado. Uma das maiores frustrações dos consumidores durante a Black Friday é que o estoque dos melhores produtos sempre esgota muito rápido. Sendo assim, você deve estar preparado para o aumento da demanda da sua loja.

A melhor forma de aumentar o estoque com sabedoria é mapear as saídas de mercadorias da loja física e virtual. Quais dos seus produtos são os mais desejados pelos clientes? Com base nessas informações, você saberá exatamente quais são os produtos que precisam de ter o estoque reforçado para a Black Friday.

Durante os dias de Black Friday, você não deve se preocupar em oferecer uma grande variedade de produtos com ofertas tímidas. Em vez disso, prefira colocar os produtos mais desejados na promoção com um belo desconto. É isso que vai chamar a atenção das pessoas.

3. Intensifique o uso das redes sociais

Hoje em dia, o número de pessoas presentes nas redes sociais não para de crescer, e é por isso que elas são consideradas os maiores canais de divulgação. Portanto, se você quer obter sucesso durante a Black Friday, não se esqueça de investir nas redes sociais mais usadas pelos brasileiros: o Instagram, o Twitter e o Facebook.

Quase todas as lojas usam as redes sociais e já têm campanhas para o marketing digital, entretanto, é importante fazer novas campanhas próprias para a Black Friday. Comece a divulgar conteúdos sobre a sua promoção dias antes para preparar os seus clientes, mostre quais produtos estarão com descontos, mas não revele o valor final. Quanto mais pessoas você atingir, maiores serão as suas chances de venda.

Mais importante que usar as redes sociais é saber se comunicar com os seus clientes em potencial. Muitas pessoas, ao se interessar por um serviço ou uma loja nova, costumam tirar dúvidas via in box ou nos comentários das publicações. Responda rapidamente e com cordialidade, pois essa também é uma forma de atrair novos clientes.

4. Reforce a estrutura da sua loja virtual

Nos primeiros anos em que a Black Friday veio para o Brasil, o maior problema que os clientes virtuais enfrentavam era a dificuldade de realizar a compra porque os sites sempre caiam devido ao grande número de acessos simultâneos.

Para evitar que tal situação aconteça com a sua loja virtual, verifique com antecedência se o seu site está bem estruturado para que não haja quedas tampouco lentidão durante os dias de Black Friday. O seu site tem que estar preparado para receber mais visitas que o normal. Além disso, também é importante fazer um diagnóstico para reconhecer possíveis erros, como links que não levam a lugar algum.

5. Não se esqueça de usar o e-mail marketing

Conquistar clientes novos é muito importante, mas não se esqueça dos seus fregueses antigos e fieis. Muitas vezes, os empreendedores ficam tão focadas em expandir seu negócio que acabam se esquecendo de dar atenção aos seus clientes de longa data.

Investir nos seus clientes antigos é um tiro certeiro, pois quem compra uma vez em um lugar geralmente volta para comprar de novo, então você sabe que esses clientes provavelmente darão preferência à sua loja durante a Black Friday.

A melhor forma de avisar os seus clientes antigos sobre as suas promoções de Black Friday é usando o e-mail marketing. Além de avisá-los sobre as suas ofertas, você também pode apresentar prévias de preços, entregar cupons, códigos promocionais e oferecer brindes — tudo isso alimentará o interesse das pessoas que já compram na sua loja.

6. Crie uma sensação de urgência

Os consumidores visitam vários sites para pesquisar preços antes de finalizar a compra, esse é um hábito muito comum. Para evitar que as pessoas saiam do seu site para procurar preços mais interessantes, crie uma sensação de urgência.

Coloque um cronômetro no seu site mostrando quanto tempo falta para a promoção acabar, mostre o número do seu estoque para os produtos mais comprados, mostre qual era o preço antigo dos produtos, enfim, deixe os seus clientes com receio de perder a oportunidade única que você está oferecendo.

De nada adianta oferecer bons preços se você não fez uma boa campanha Black Friday. O mais importante é a divulgação e a preparação para essa data. Você ainda tem tempo para fazer a sua campanha, então comece o quanto antes!

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