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Brindes personalizados: veja como vender melhor para empresas

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Revendedor Customic

Grande parte das empresas, especialmente em datas comemorativas, investe na produção de produtos personalizados para dar aos seus colaboradores e clientes. Afinal, essa é uma ótima maneira de criar empatia com o seu público interno e externo, fazer com que sua marca seja reconhecida, além de melhorar o clima organizacional oferecendo itens aos seus funcionários, uma vez que eles se sentirão valorizados e, consequentemente, serão mais produtivos.

No entanto, é preciso estabelecer estratégias eficientes para a venda desses produtos, uma vez que, em qualquer área, é necessário um planejamento para poder se destacar. Pensando nesses aspectos, elaboramos este conteúdo para que você entenda como é possível vender brindes personalizados para as empresas de maneira mais efetiva. Boa leitura!

Invista nos equipamentos

De nada adianta o seu negócio apresentar brindes personalizados para as empresas se eles não tiverem qualidade, não é verdade? As pessoas, apesar de amarem esse tipo de presente, desejam algo que seja útil no seu dia a dia e que dure por um longo tempo.

Consequentemente, para que seu negócio ofereça bons produtos, é preciso contar com materiais que também sejam de qualidade, além de máquinas eficientes para a confecção desses itens. Para isso, procure bons fornecedores que ofereçam os melhores preços, que sejam compromissados com a entrega e que tenham tradição no mercado.

Além disso, mais do que fornecedores, é preciso encontrar parceiros. Selecione aquela empresa que você sabe que pode contar em uma emergência, por exemplo. Imagine só receber uma encomenda de grande porte e não ter a confiança dos materiais em mãos? Por essa razão, pesquise bastante!

Entenda as necessidades do cliente

Antes de oferecer os seus produtos e brindes personalizados aos seus clientes, é necessário entender as suas necessidades. Conhecer o nosso público é a primeira estratégia para se dar bem em qualquer negócio, pois cada empresa tem um segmento diferenciado e clientes com hábitos distintos. Dessa forma, saiba o que eles procuram e qual é a sua preferência para que você consiga fazer um planejamento que ofereça justamente o que eles buscam.

Desenvolva também uma boa relação. Nesses casos, a transparência quanto aos custos e prazos é primordial para que eles se sintam confiantes quanto ao seu negócio. Caso eles optem por alterações no seu produto, entenda se realmente será viável para a situação. Do contrário, tente dialogar e se posicionar como autoridade naquilo que está vendendo e argumentando.

Faça um portfólio

Imagine só a seguinte situação: você chega a uma empresa e consegue o contato com algum diretor ou gestor que terá acesso aos seus produtos e aos brindes personalizados oferecidos. No entanto, você não tem material suficiente para apresentar a ele. Dessa forma, as chances de a venda não ir para frente são grandes, uma vez que o seu potencial cliente não conhecerá aquilo que você argumenta ser um bom negócio.

Para isso, apresente os brindes personalizados de alguma maneira — seja por meio de álbum fotográfico, de materiais físicos ou até mesmo online. Uma atitude como essa demonstra profissionalismo de sua parte, pois terá organizado tudo o que oferecerá, fazendo com que a pessoa que está à sua frente tenha noção da qualidade do material disponibilizado.

Divulgue nos canais certos

Antes de selecionar vários locais para oferecer os brindes personalizados, é necessário entender se eles têm o perfil para comprar os seus materiais. Além disso, aposte na divulgação. Ao conhecer o seu público, você entenderá ainda em quais canais eles estão presentes a maior parte do dia e aonde procuram por fornecedores.

Dessa maneira, é possível criar anúncios e impulsioná-los — quando você destina determinado valor a uma divulgação nas redes sociais, sendo possível segmentar o seu público para que a sua audiência consiga ter acesso ao conteúdo apresentado.

Vamos supor que a maior parte do público o qual você deseja oferecer os produtos está presente no Instagram. A primeira ação a ser feita é criar uma página, com a logo de seu negócio, o nome da empresa e informações importantes disponíveis, como endereço, telefone e site, caso houver. A partir daí, divulgue fotos, vídeos e aproveite as ferramentas e oportunidades oferecidas por essa rede social.

Está em dúvida sobre quais conteúdos você pode investir além da divulgação de seus materiais? Simples! Tem algum cliente que gostou bastante de seus produtos e que recomenda a todos do círculo social no qual convive? Recolha esse depoimento, peça autorização para disponibilizar uma foto da empresa em questão e divulgue em seus canais.

Essa atitude, além de ser propagadora de sua marca, traz uma humanização para a sua página, demonstrando que o seu negócio se interessa pelo sucesso do cliente e está em busca, acima de tudo, de sua satisfação.

Tenha sua própria identidade visual

Essa dica é intimamente ligada à orientação anterior. Para estar presente nas redes sociais, você precisa ter uma identidade visual própria. Dessa forma, o público reconhecerá o seu negócio assim que passar por uma imagem de algum produto. A marca precisa se destacar de alguma forma, principalmente no meio empresarial.

Para isso, utilize símbolos e elementos gráficos com valores que transmitam a ideia desejada. Uma identidade visual é composta pela logo de sua empresa, pelas cores, a fonte escolhida para aquela composição, além de as fotos serem disponibilizadas, no caso da internet, com um mesmo padrão.

Isso trará mais confiança e segurança para seus clientes, tornando-se o primeiro passo para a estabilidade do negócio, além de gerar uma identificação nos mais variados locais, não se restringindo à internet.

Conforme mencionado no início deste conteúdo, existem períodos específicos que são muito positivos para a venda de brindes personalizados, como início e final de ano, datas comemorativas — Natal, Ano Novo, Dia das Mães etc. —, entre outros. Dessa forma, aproveite essas ocasiões para a sua divulgação, demonstre o quanto isso pode ser positivo para o negócio de seu cliente e consiga fechar bons negócios por meio dessas estratégias.

Com a ascensão cada vez maior do mercado de smartphones, oferecer itens personalizados que possam compor os aparelhos de clientes e colaboradores — como capas personalizadas  ou demais acessórios — é uma alternativa que renderá bons frutos à sua empresa.

Fique atento às tendências

Os brindes que faziam sucesso há cinco anos não são os mesmos que fazem sucesso hoje. Essa afirmação pode parecer um pouco óbvia, mas existem empresas que insistem em fabricar brindes ultrapassados ou que o público tende a não gostar, como chaveiros e canetas. Afinal, como dito, a intenção de distribuir brindes é justamente agradar ao público, então de nada adianta fabricar um produto que não será bem recebido ou utilizado.

Para não errar na escolha do produto personalizado, faça uma pesquisa sobre quais são os brindes que as pessoas mais gostam atualmente. Um produto que é tendência, tem utilidade e todo mundo pode usar é o case para celular ou tablet, por exemplo.

Quem é que não tem, pelo menos, um celular? Crianças, jovens, adultos e idosos, hoje em dia é quase impossível encontrar alguém que não use esse aparelho. É por isso que investir em capas personalizadaspara celulares e tablets é um tiro tão certeiro. Além de ser um brinde que atingirá todo o seu público, os cases também têm outras vantagens que os tornam tão atraentes. Confira!

Proteção dos equipamentos eletrônicos

O que torna os cases tão queridos pelo público é a sua utilidade. Quem tem um celular, ou qualquer outro eletrônico parecido, sabe que os acessórios de proteção são itens vitais para a boa manutenção do aparelho. Os celulares, por exemplo, estão cada vez menos resistentes e mais caros, é por isso que as pessoas se importam tanto em protegê-los.

O grande erro de algumas empresas, como afirmado, é investir em brindes que, embora sejam bonitos, não têm utilidade. As garrafas de água de plástico, por exemplo, sempre ficam esquecidas dentro dos armários da cozinha. Ao investir em cases para aparelhos eletrônicos, você pelo menos tem a certeza de que esse brinde será, de fato, bem aproveitado.

Um lembrete do seu negócio

Outra vantagem de se investir em cases para aparelhos eletrônicos é que as pessoas sempre lembrarão do seu negócio. A lógica é simples: o case é um item que o público realmente usa, logo, toda as vezes que o indivíduo olhar para o celular, ele verá o case e lembrará da sua empresa.

Um dos principais objetivos do brinde personalizado é agradar ao público, o outro é fazer as pessoas se lembrarem de que o seu negócio existe. O case para celular é um produto que satisfaz esses dois objetivos.

Ótimo custo-benefício

Por mais que a sua empresa queira agradar ao público, é preciso lembrar que a produção de produtos personalizados deve ser um investimento que não promova gastos enormes. Na verdade, esse é o grande impasse que as empresas enfrentam na hora de produzir brindes: elas querem fazer um item de qualidade, diferente e útil, mas, ao mesmo tempo, precisam se preocupar com o orçamento limitado.

A maior vantagem de se investir em cases como brindes exclusivos é que, além de todos os pontos positivos já citados anteriormente, esse é um item que não custa muito. A capa de proteção para aparelhos eletrônicos é um dos brindes com maior custo-benefício.

Investir em produtos personalizados para serem distribuídos como brindes é uma das estratégias de marketing mais tradicionais no mercado — e que funciona até os dias de hoje. Depois deste texto, você certamente terá mais facilidade na hora de planejar e fabricar os brindes da sua empresa.

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