Como aumentar as vendas com uma apresentação de produtos adequada?
A apresentação de produtos é uma estratégia muito importante para estabelecer uma maior conexão com os consumidores e fortalecer a marca. A percepção que o cliente tem de um item está ligada à maneira como ele é apresentado.
Porém, para que você consiga alcançar os resultados esperados, a apresentação de produtos precisa ser bem estruturada. Quanto mais cuidadosa ela for, melhor será a impressão que o público terá sobre a mercadoria e mais propenso estará a comprá-la.
Mas você sabe por que a apresentação de produtos é fundamental? Como cuidar dessa questão de modo adequado e eficiente? De que maneira isso pode aumentar as vendas? Veja neste post como valorizar seus produtos e melhorar seus resultados.
Entenda a importância da apresentação de produtos
A localização dos produtos no ponto de venda é crucial para o sucesso das vendas. Portanto, procure posicioná-los em um local atrativo e com boa visibilidade, ajudando a criar uma identificação entre o público e a sua marca.
Organize o mostruário de forma que a identidade visual da empresa fique bem posicionada e possa atrair os clientes a partir de percepções visuais e sensoriais. Pense em como eles vão circular pelo ambiente e disponha os itens à altura dos olhos dos consumidores, para facilitar a visualização e o manuseio.
Saiba como fazer um trabalho eficiente
O posicionamento de mercadorias nos chamados pontos quentes de um ponto de venda (aqueles com maior visibilidade) ajuda a estimular as compras por impulso. Os locais ideais, nesse caso, são a entrada da loja e as gôndolas mais próximas ao caixa.
Em uma loja de departamentos que vende opções de várias marcas, por exemplo, os itens mais bem posicionados têm melhores chances de conquistar o cliente.
Além disso, o ponto de venda deve demonstrar os aspectos diferenciais do produto em relação à concorrência. Procure oferecer facilidades de pagamento, suporte, atendimento atencioso, entre outros benefícios.
Mostre o real valor dos detalhes técnicos
Note que os detalhes técnicos dos itens nem sempre têm seu valor real percebido pelo público. Mas o cliente deve notar de que modo esses pontos são capazes de oferecer benefícios e soluções para suas necessidades. Então, procure sempre destacar as diferenças do seu produto em relação ao convencional.
Crie estratégias para estimular a experimentação de produtos
A possibilidade de tocar os produtos desejados aumenta as chances de compra. Por isso, incentive os consumidores a terem contato com os itens, deixando-os expostos em locais de fácil acesso e organizando o mostruário de acordo com as diferentes preferências dos clientes.
Quando a pessoa tem a oportunidade de interagir com os artigos disponíveis para venda, por meio de cheiro, contato visual, sabor ou textura, ganha mais confiança e aumenta seu desejo de realizar a compra. Afinal, ao ter contato com o produto, ela encontrará uma série de funcionalidades e benefícios que está procurando, mas que nem havia notado antes.
Conheça bem seu público
Conheça seu público para entender seus desejos e necessidades. Para que seja possível fazer uma apresentação de produtos de acordo com as expectativas dos clientes, é imprescindível descobrir o que cada um deles valoriza.
Busque por essas informações e posicione os itens de acordo com as preferências, os desejos e as necessidades do consumidor. Cada público tem características próprias, que precisam ser consideradas na hora de escolher a forma de apresentação da mercadoria.
O mais importante é entender se aquela pessoa consegue se beneficiar do seu produto ou serviço antes de apresentá-lo. Se um cliente quer uma capa para proteger seu celular, por exemplo, você pode explicar a ele as vantagens de também aplicar uma película no aparelho, para protegê-lo de arranhões, evitar a entrada de sujeira na tela e absorver o impacto nas quedas.
Além disso, faça uma venda sugestiva, observando as necessidades desse consumidor. Se ele gostar de futebol, sugira uma capa de celular com as cores do seu time. Já se for do tipo mais cultural, ofereça capas com temas artísticos.
Caso a pessoa queira um produto mais descolado, você pode explicar que existe a possibilidade de criar uma capa customizada, usando uma foto ou imagem à escolha dela.
Sempre apresente os preços dos itens
Atente também para a importância de especificar os preços dos produtos. Essa é uma prática obrigatória e, além disso, muitos consumidores desistem de comprar quando algo não apresenta o valor. Mesmo que o número seja alto, o importante é que o cliente seja capaz de perceber o valor agregado e o custo-benefício do item.
Liquidações e promoções são estratégias muito eficientes para chamar a atenção do público para determinado produto. Além disso, ao atrair as pessoas com promoções, você aumenta as chances de que elas comprem outros itens enquanto estiverem na loja.
Mas perceba que o modo de apresentação das ofertas também é muito importante. Procure divulgar as promoções de maneira atrativa e diferente, para torná-las ainda mais imperdíveis a seus consumidores.
Prepare seus vendedores para conquistar os clientes
Uma vez que você conseguiu capturar a atenção dos clientes para seu negócio, a equipe de vendas deve dominar as informações necessárias para orientá-los adequadamente e finalizar o processo de compra. Nesse contexto, um bom treinamento de equipe é fundamental.
Você pode também montar um script de vendas para cada tipo de produto ou de acordo com as diferentes necessidades dos consumidores. Seus vendedores devem saber apresentar os diferenciais da marca, o custo-benefício dos itens, como funcionam e as formas de pagamento. Tudo isso contribuirá para conquistar o público.
Conhecendo suas necessidades, o vendedor pode fazer demonstrações de acordo com o que a pessoa realmente precisa, despertando nela o desejo adquirir de produto oferecido.
Use a internet e os smartphones para oferecer seus produtos
Atualmente, as pessoas ficam conectadas à internet e estão sempre de olho em seus smartphones. Por isso, vale investir em estratégias de marketing digital para levar o público à loja física.
Um bom exemplo é uma marca de capas de celulares dos EUA que criou uma estratégia de sucesso ao oferecer seus produtos em lojas de operadoras de telefonia (AT & T, Sprint, Verizon etc.), mega varejistas (Target, Wal-Mart) e no próprio site.
Com as capas nas prateleiras, o próximo passo foi promovê-las com pequenos anúncios virais, e-mail marketing e um espaço para publicidade paga diretamente nas lojas das operadoras.
Essas ações possibilitaram que os potenciais consumidores passassem a reconhecer imediatamente os produtos nos estabelecimentos e associassem a marca a acessórios de qualidade e que oferecem boa proteção. Ou seja: a estratégia de marketing contribuiu, ainda que indiretamente, para dar mais visibilidade à apresentação de produtos nas prateleiras.
Seguindo nossas dicas, seus itens serão valorizados pelo público e se mostrarão mais atraentes. Vale lembrar que, por mais importante que seja a apresentação de produtos, todos esses cuidados se tornam irrelevantes se eles não forem de boa qualidade. Por isso, é fundamental contar com bons fornecedores.
Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre a relevância da apresentação de produtos para o sucesso de seu negócio? Então, entenda a real importância das embalagens na hora de conquistar os clientes!
Equipe especialista apaixonada por celulares e acessórios. Assim que o conteúdo da Customic é elaborado. Através de extensa pesquisa, análise meticulosa e anos de experiência prática, estamos comprometidos em fornecer aos nossos leitores informações de qualidade e de primeira linha sobre o assunto. Ao longo de mais de uma década de existência, a Customic tem sido uma força inovadora, liderando o mercado ao criar produtos de alta performance, caracterizados por designs exclusivos e autorais.