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Marketing e Vendas

7 dicas para você turbinar as vendas dos seus produtos!

Por Equipe Customic em 16 de março de 2023
6 minutos para ler

Saber como vender mais e conquistar o cliente é o que as empresas mais desejam. No entanto, nem sempre esse é um processo simples. Afinal, a concorrência é grande e fica cada vez mais difícil fidelizar os clientes — que se mostram mais exigentes com o passar do tempo.

Ao adotar uma série de boas práticas, tudo isso pode ficar mais fácil. Essas práticas podem ter como base ferramentas digitais e outras tendências estratégicas que fazem turbinar os resultados das vendas. Utilizar as redes sociais, melhorar as embalagens dos produtos e treinar a equipe estão entre as principais ações.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça 7 dicas para vender mais independentemente do segmento ou do porte da sua empresa!


1. Otimize o PDV

Muitas vezes o ponto de venda (PDV) pode ser confundido como sinônimo de loja. Na verdade, trata-se de uma série de técnicas de otimização de experiência do consumidor. O PDV é, portanto, o cartão de visitas do seu empreendimento.

Nesse sentido, cada detalhe da loja deve ser muito bem pensado — desde a limpeza à disposição das áreas de consumo, passando pela iluminação e também pelas embalagens. Essas últimas, quando contam com um bom design, agregam valor ao produto, informam o cliente em segundos e podem aumentar o lucro de fabricantes e lojistas. Sendo assim, considere também a contratação de bons fornecedores de embalagens para otimizar o seu PDV.

2. Invista em uma loja virtual

Consolidar a presença da sua marca na internet é o primeiro passo para torná-la conhecida pelo público. Que tal iniciar esse processo investindo em um site do seu comércio? Nele, deve haver uma apresentação adequada do produto, como informações técnicas.

Esses detalhe fazem com que o cliente note os benefícios e as soluções que o produto oferece para suas necessidades. Sendo assim, procure sempre destacar as diferenças do seu produto em relação ao dos seus concorrentes.

Não se esqueça também de incluir informações de contato na loja virtual, tais como endereço, telefone e horários de funcionamento. Deixe esses dados logo na primeira página do site, e não esconda-os em abas como “Contato”.

3. Desenvolva conteúdo interessante para o Instagram

Uma vez que você já criou o seu site, será preciso divulgá-lo, e as redes sociais são bastante interessantes para isso. Elas permitem que a sua loja alcance uma audiência maior, sem ter gastos exorbitantes com mídia paga.

Uma das redes sociais que funciona bem para os negócios é o Instagram. Ele reúne mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e tem 15 vezes mais interações do que outras redes sociais.

Para saber como vender mais por meio do Instagram, é importante valorizar bastante as imagens e os vídeos curtos. As fotos devem estar nítidas e ter boa resolução. O Instagram permite o compartilhamento de vídeos curtos, de no máximo 1 minuto. Esses vídeos podem ser basicamente sobre os produtos ou alguma informação interessante para o seu público.

Também é preciso lembrar de interagir com o seu público. Considere os comentários e responda-os. Além disso, não deixe de curtir as publicações de alguns seguidores e siga-os de volta. Dessa forma, além de atrair mais seguidores, você fortalece o relacionamento, constrói a identidade e a força da sua marca.

4. Utilize as ferramentas de divulgação e venda do Facebook

Estima-se que o Facebook chega a 2,13 bilhões de usuário em todo o planeta. É muita gente conectada a essa tecnologia, o que aumenta o desafio para se destacar.

Uma dica fundamental para saber como vender mais no Facebook é postar conteúdo relevante para o seu público, e não apenas informações sobre a sua loja. Além disso, é preciso investir em anúncios pagos, pois eles ajudam a aumentar a visibilidade das ofertas da sua loja e contam com comandos que facilitam a compra no site da loja.

5. Trabalhe as técnicas de pós-venda

Não basta atrair clientes, é preciso fidelizá-los. Para isso, não se pode abrir mão de conhecer e aplicar as melhores técnicas de pós-venda. Entre elas está o follow-up, que consiste, basicamente, na continuidade de contato com o seu cliente.

É nessa hora que você vai programar algumas atividades que manterão o seu cliente “por perto”. Trata-se de acompanhar os consumidores de uma forma respeitosa e útil, por meio de ligações de cortesia ou utilizando o SMS.

Outra técnica de pós-venda é programar promoções direcionadas. Trata-se de saber quais são os perfis de clientes que entram na sua empresa — aqueles que gastam mais, os que gastam menos, os que pedem prazo maior para pagar etc.

Separando cada tipo de cliente, fica fácil pensar em algumas promoções específicas. Defina o que você pode fazer por cada um e programe um contato para divulgar essas condições especiais.

6. Use o WhatsApp a favor do bom atendimento

O marketing no WhatsApp está cada vez mais forte. A ferramenta já vem sendo usada pelas empresas como canal para campanhas de divulgação e promoção de produtos e serviços. Um ponto-chave que pode ser aproveitado com essa tecnologia é o atendimento.

Você pode disponibilizar o WhatsApp como mais um espaço para atender o cliente, seja para aceitar novas encomendas ou para tirar dúvidas. Sendo assim, mapeie todos os tipos de problema que o seu consumidor pode ter e ajude-o o quanto antes a resolvê-los.

7. Treine a sua equipe

Investir no treinamento da equipe faz toda a diferença. Se um vendedor é treinado para identificar os problemas do cliente, ele vai conseguir entender quais são as necessidades desse cliente e oferecer o melhor produto ou serviço.

Durante os treinamentos, estimule o raciocínio rápido da equipe, elabore dinâmicas entre os funcionários e ofereça uma abordagem eficaz, capaz de apresentar as perguntas básicas que podem ser feitas aos clientes sem ser invasivo ou superficial demais.

Essas são algumas dicas primordiais para saber como vender mais. Antes de qualquer estratégia de venda, é importante sempre conhecer o seu público. Busque essas informações e posicione os itens de acordo com as preferências, os desejos e as necessidades do seu consumidor. Lembre-se: cada público tem características próprias, que precisam ser consideradas.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então conheça 8 dicas para abrir o seu próprio negócio!

 

Equipe Customic

Equipe especialista apaixonada por celulares e acessórios. Assim que o conteúdo da Customic é elaborado. Através de extensa pesquisa, análise meticulosa e anos de experiência prática, estamos comprometidos em fornecer aos nossos leitores informações de qualidade e de primeira linha sobre o assunto. Ao longo de mais de uma década de existência, a Customic tem sido uma força inovadora, liderando o mercado ao criar produtos de alta performance, caracterizados por designs exclusivos e autorais.

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