Marketing Sazonal, como aproveitar.
Datas como Páscoa, Dia das Mães, Black Friday, Natal, são épocas do ano em que – naturalmente – vemos uma maior procura por produtos e serviços.
E saber como aproveitar este comportamento do consumidor é essencial para aumentar as vendas da sua loja.
Por isso hoje vamos falar mais sobre o Marketing Sazonal, como ele funciona e como você pode utilizá-lo na sua estratégia de vendas.
O marketing sazonal é uma estratégia de comunicação utilizada para aproveitar datas comemorativas e épocas específicas do ano, para impulsionar as vendas de produtos ou serviços.
Quando bem aproveitada, ela pode trazer excelentes resultados e evitar que a sua empresa fique com produtos encalhados no estoque.
Mas e como eu posso usar o Marketing Sazonal na minha loja?
Existem alguns passos, e nós vamos lhe ajudar com isso, mas o primeiro deles é PLANEJAMENTO.
Essa é a palavra de ordem, o que deve reger qualquer ação que você se proponha a fazer.
1 – Planejamento
Comece com uma análise honesta do seu histórico de vendas, quanto mais você souber sobre os seus clientes e seus padrões de compra, mais chances de sucesso terão as suas ações.
Dentro desta etapa, selecione as datas mais relevantes. Esta resposta virá atrelada ao seu histórico de vendas, os períodos em que mais vende ou até mesmo, aqueles com menos saída e que você quer impulsionar.
2 – Promoções
Oferecer promoções, com exclusividade nas datas estabelecidas, gera interesse, não só de quem já é seu cliente, mas também ajuda a trazer novos.
Elas podem ser “Compre uma capa e ganhe outra” ou com porcentagem de desconto, “Compre uma capa e ganhe desconto na película”. São diversas as opções para explorar e testar com o seu público.
Essas promoções, não apenas incentivam os clientes a comprarem, mas também criam um senso de urgência, já que eles saberão que as ofertas são por tempo limitado.
3 – Redes sociais
Grandes impulsionadoras, elas devem ser incluídas também nas suas estratégias sazonais.
Crie conteúdos relacionados às datas, pode ser dando dicas de presentes ou até mesmo demonstrando a usabilidade de produtos, propícios para aquele período.
É mostrando mais da sua loja e dos seus produtos, que você criará um vínculo com os seus consumidores, que tenderão a lembrar da sua loja quando pensarem em um produto específico.
4 – Experiência do Cliente
A experiência do cliente, muitas vezes, é o que faz com que uma pessoa retorne a sua loja e não a loja ao lado.
É importante termos isso em mente, principalmente em datas comemorativas, onde tantas empresas estão fazendo promoções e ações parecidas.
Um time de atendimento dedicado a atender as necessidades dos clientes, já é uma excelente porta de entrada neste quesito.
5 – Parcerias
Já pensou em criar uma parceria com outras lojas próximas da sua?
Por exemplo, agora na Páscoa, você pode fazer uma parceria com uma empresa de chocolates, para oferecer um combo, que inclua uma capa de celular e uma caixa de chocolates para presentear.
Avalie possíveis parceiros para datas especiais e garanta um diferencial à frente da concorrência.
Conclusão
Conseguimos lhe ajudar a entender melhor sobre Marketing Sazonal e as ferramentas que você pode usar para utilizá-lo aí na sua loja?
Se sim, comenta aqui embaixo qual a próxima data comemorativa que você pretende explorar.
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