GRS: Entenda tudo sobre o Global Recycle Standard e sua importância
Você conhece a certificação GRS? A sigla significa Padrão Global de Reciclagem, em tradução direta para o português.
Ela foi desenvolvida, originalmente, pela Control Union Certifications em 2008, mas sua posse foi transferida para a Textile Exchange em 2011.
Na prática, o GRS é o padrão internacional voluntário, voltado para produtos que determina as exigências para a certificação terceirizada de materiais reciclados. Ela é adquirida por empresas que buscam atestar a presença de materiais reciclados em seus produtos.
Quer aprender mais sobre essa certificação? Continue acompanhando a seguir!
O que é a GRS?
Como explicamos inicialmente, a sigla representa o termo Global Recycled Standard (Padrão de Reciclagem Global). O selo GRS é uma certificação que indica a presença de material reciclado em determinado produto — a partir de 20%.
Ele também garante que a produção da mercadoria foi sustentável, ausente de produtos químicos nocivos, utilizando condições éticas de trabalho. A empresa Textile Exchange é a atual proprietária do selo, mas sua obtenção é feita por meio de terceiros.
Quanto custa a certificação GRS?
Inicialmente, é cobrado uma taxa inicial de U$$350, além de uma taxa subsequente de U$$275, totalizando uma taxa anual de U$$625.
O que significa ser certificado GRS?
Ter uma certificação GRS significa atestar o compromisso social e ambiental da empresa na fabricação de seus produtos.
Como dissemos mais acima, é necessário que o item possua, ao menos, 20% de material reciclado em sua composição, além de cumprir com outros requisitos, como as seguinte normas ambientais:
- adotar um sistema de gestão ambiental;
- aplicar um sistema de gestão química;
- realizar a manutenção de registros;
- uso de energia e água consciente;
- fazer a gestão de efluentes e resíduos;
- limitar as emissões de tóxicos para o ar.
Essa certificação também aborda aspectos sociais da produção, como normas trabalhistas determinadas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Os requisitos sociais exigidos são:
- políticas sociais;
- manutenção de registros;
- trabalho forçado;
- trabalho infantil;
- liberdade de associação;
- discriminação, assédio e abuso;
- saúde e segurança;
- salários e benefícios;
- termos de emprego;
- jornada de trabalho.
Qual é a diferença entre GRS e RCS?
Em suma, a certificação GRS é um complemento ao selo RCS (Recycled Claim Standard), que identifica produtos fabricados com, ao menos, 5% de material reciclado.
Como explicamos nos tópicos anteriores, a certificação GRS garante, ao menos, 20% de material reciclado dos produtos, além de dar ênfase a critérios ambientais e sociais.
Quais os pontos principais abordados pela GRS?
Confira mais abaixo quais são os pontos priorizados pela GRS para conceder a certificação às empresas mundiais.
Material Reciclado
O selo GRS é baseado na definição ISO 14021 de reciclagem para certificar os produtos. Esse selo garante que há conteúdo reciclado no produto desde a etapa de produção até que ele chegue às mãos do consumidor.
Seu maior intuito é incentivar o uso de materiais reciclados e transformar a fabricação de roupas e outros itens menos nocivos para o meio ambiente, respeitando questões sociais.
Medidas sociais
Como citamos acima, a certificação GRS também garante o cumprimento de normas ambientais e sociais rigorosas.
Fábricas texteis com o selo GRS devem abolir o trabalho infantil, promover um ambiente de trabalho sustentável, saudável e seguro, sem discriminação, assédio, abusos, além de promover o descanso de, pelo menos, 1 dia na semana.
Medidas ambientais
Quanto à sustentabilidade e medidas ambientais, a GRS proíbe o uso de produtos químicos nocivos às pessoas e ao ambiente durante a produção.
As fábricas devem adotar fortes políticas de proteção ambiental, com foco na eficiência energética, hídrica e no controle de resíduos e emissões.
Cadeia de custódia
A certificação garante que a identidade do material reciclado seja mantida: desde o reciclador até o produto final.
Certificação
Um organismo de certificação profissional terceirizado audita cada etapa da cadeia de suprimentos.
Comunicação confiável
Os produtos que atendem a todos os requisitos podem ser rotulados com o logotipo RCS ou GRS.
Engajamento das partes interessadas
O RCS e o GRS são gerenciados com a participação de recicladores, fornecedores e marcas e varejistas de todas as partes do globo.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o que é o selo GRS, sua importância e para que ele serve. A certificação é propriedade da Textile Exchange, mas só é possível obter a certificação a partir de terceiros.
O Padrão Global de Reciclagem é uma garantia para as empresas de demonstrarem seu interesse e compromisso com questões sociais e ambientais na fabricação de seus produtos.
Para o consumidor, isso é um enorme diferencial, já que temas como a sustentabilidade estão em alta recentemente.
Agora que você já conhece a função desse selo, é interessante consumir produtos de companhias que tenham o compromisso com o meio ambiente, como é o caso da Customic!
A capa Impactor® Flex AntiBactéria são feitas com materiais recicláveis, minimizando os impactos negativos na natureza após o descarte. Além disso, possui tecnologia anti amarelamento e antibacteriana, capaz de eliminar até 99,99% das bactérias.
Equipe especialista apaixonada por celulares e acessórios. Assim que o conteúdo da Customic é elaborado. Através de extensa pesquisa, análise meticulosa e anos de experiência prática, estamos comprometidos em fornecer aos nossos leitores informações de qualidade e de primeira linha sobre o assunto. Ao longo de mais de uma década de existência, a Customic tem sido uma força inovadora, liderando o mercado ao criar produtos de alta performance, caracterizados por designs exclusivos e autorais.