fbpx

Fique por dentro das maiores tendências em smartphones do momento

6 minutos para ler
Revendedor Customic

Os celulares foram desenvolvidos para permitir ligações de qualquer lugar, mas já faz tempo que os telefones móveis deixaram de ter apenas essa função. Agora, é necessário ir além e oferecer diversos outros recursos. Por isso, estão em constante mudança e, todo ano, surgem novas tendências em smartphones.

Com isso, esses aparelhos ganham ainda mais importância na vida das pessoas. É por meio deles que muitos acessam e-mails, atualizam mídias sociais, leem notícias, buscam entretenimento, fazem fotos e vídeos, dentre outras funções que já são imprescindíveis em nossas rotinas.

Diante dessa crescente importância dos smartphones para as pessoas, fabricantes de telefones e empresas de tecnologia trabalham para desenvolver novas soluções, ferramentas e dispositivos para tornar os celulares mais seguros, interessantes e atrativos.

Quer saber quais são as principais tendências em smartphones? Não deixe de conferir os próximos parágrafos! Acompanhe a leitura e confira.

Realidade aumentada

Você pode não ter entrado na brincadeira, mas com certeza viu as diversas matérias e reportagens mostrando as ruas tomadas por jovens que, com seus smartphones, “caçavam” os pokémons. A “febre” causada pelo jogo Pokémon Go apresentou uma das tendências para celulares: a realidade aumentada (RA).

Essa tecnologia combina os mundos real e virtual ao explorar a câmera e os sensores de movimento dos smartphones. Com isso, é possível desenvolver aplicativos que podem ser usados em estratégias de comunicação, marketing e entretenimento para setores, como educação, saúde, comércio e negócios em geral.

Escaneamento de impressões digitais

Quando se popularizaram, os celulares se pareciam bastante com os aparelhos de telefones que tínhamos em casa: os botões eram essenciais para explorar os dispositivos. Atualmente, esse cenário mudou bastante e os smartphones ideais são aqueles que não contam com botões e são operados ao pressionar a tela do aparelho.

Esse sistema permite explorar outros recursos, como o escaneamento de impressões digitais, que substitui os modelos tradicionais de bloqueio dos smartphones. Assim, somente quem tem a digital registrada consegue acessar o aparelho, conferindo maior nível de segurança. Celulares mais atuais já contam com essa tecnologia.

Identificador facial

Essa tecnologia sempre esteve presente nos filmes de espionagem e ação: um sensor que reconhecia a face do usuário e, autenticando, liberava o acesso a uma sala ou setor. O que até então parece coisa de cinema, agora já faz parte das nossas vidas e já é encontrada nos smartphones mais modernos.

identificador facial, também chamado de Face ID, utiliza a tecnologia Neural Engine, que consegue reconhecer e lembrar a face de uma pessoa e, assim, liberar o uso do celular, aumentando a segurança do seu dispositivo. Esse sistema é tão impressionante que já pode substituir o leitor de impressões digitais.

Mas o Face ID ainda precisa evoluir para que conte com um reconhecimento ainda mais preciso, o que pode ser facilitado pela Inteligência Artificial. Espera-se que, a partir de 2018, essa tecnologia apareça em mais smartphones.

Inteligência artificial

Há alguns anos, a Apple lançou o sistema operado por voz — a Siri —, que transformou a experiência de uso do iPhone. Com ele, era possível acessar diversas funções do smartphone apenas com comandos de voz. Parecia que adentrávamos em uma era que nos aproxima de tudo o que víamos nos filmes de ficção científica.

Ainda falta muito para experimentarmos o que vemos em longas, como “Star Wars” e “Star Trek”, mas a Inteligência Artificial (IA) tem evoluído constantemente e, agora, permite aprimorar ainda mais esses comandos de voz e explorar novos recursos, como traduções off-line, identificador facial, dentre outros aspectos.

A prova dessa evolução tecnológica é o Google Assistente, eleito pelo site Stone Temple como o melhor assistente virtual do mundo em 2018. Ele conta com uma base de dados bastante rica, permitindo que o sistema aceite 80% das perguntas feitas a ele e acerte 9 em cada 10 respostas. O que leva esse bot de IA a ser um dos mais promissores do mercado. 

Sem entradas de fones

Há décadas os fones fazem parte da nossa vida. Porém, uma de suas características básicas está sendo aposentada: os fios. Até então, para conectar o acessório aos seus dispositivos era necessária uma entrada P2 e um plug acionado por fios — que sempre embolavam e se tornavam um desafio toda vez que os tiramos do bolso.

Agora, os fones de ouvido se valem da tecnologia Bluetooth para dar fim aos fios. Essa tendência vem ganhando cada vez mais força e diversos modelos de celulares já não contam mais com entradas para os fones tradicionais. A questão que reside nesse caso é o valor para aquisição do acessório, que ainda é considerado alto.

Câmera dupla

A câmera de foto e vídeo é um dos queridinhos dos smartphones. Sem ela, não é possível fazer as famosas selfies, registrar acontecimentos — seja para postar nas redes sociais ou guardar aquele momento — e limita o uso de novas tecnologias, como a realidade aumentada e a identificação facial.

Nesse sentido, uma nova tendência deve ganhar os smartphones: a câmera dupla. A princípio, essa mudança afetará apenas as fotografias e filmagens, que ganham em nitidez e cores ainda mais reais. É uma forma de superar uma limitação histórica dos celulares: a qualidade das imagens feitas pelos aparelhos.

Tela dupla

Se você observar a evolução dos aparelhos celulares, perceberá que as telas estão sempre aumentando e, com isso, permitindo novas experiências de uso — como melhoria nos jogos, melhor visualização das imagens e das tarefas que estão sendo executadas e assistir a séries e filmes.

Nesse aspecto, smartphones modernos têm apresentado um novo conceito: a tela dupla. Assim, o usuário ganha um espaço ainda maior para operar o seu dispositivo. Porém, esse novo modelo ainda precisa ser aperfeiçoado, pois, atualmente, conta com um espaço entre essas duas telas, o que atrapalha um pouco a visualização.

Ainda assim, a tendência é de que mais modelos de celulares adotem esse formato. A expectativa é que, com a utilização desse recurso, os problemas de visualização atual sejam logo superados e os usuários tenham uma experiência de uso ainda melhor.

Essas tendências em smartphones orientarão o padrão de compra dos consumidores, que buscam a todo instante novidades e facilidades que melhorem a sua experiência de uso com os celulares. Portanto, fique atento ao que vem surgindo no mercado para oferecer aos seus clientes as melhores opções.

Gostou deste artigo com algumas das principais tendências em smartphones? Então siga os nossos perfis no Facebook, no LinkedIn e no Instagram para ter acesso a outros conteúdos relevantes.

 

Revendedor Customic
Você também pode gostar

1 comentário em “Fique por dentro das maiores tendências em smartphones do momento

Deixe uma resposta

-