fbpx
Ir para o conteúdo
  • Home
  • Capas e Acessórios Para Celular
  • Gestão
  • Mobile
  • Tecnologia
  • Fale Conosco
  • Loja
Blog da Customic

Início » Marketing Digital » Descubra como fazer análise da concorrência e destacar-se dela

Marketing Digital

Descubra como fazer análise da concorrência e destacar-se dela

Por Equipe Customic em 19 de maio de 2022
7 minutos para ler
Revendedor Customic

Seja por vocação ou por necessidade, cada vez mais os brasileiros estão apostando no empreendedorismo como forma de garantir trabalho e renda. Eles buscam, assim, driblar a falta de emprego que atinge o país ou mesmo deixar a posição de empregados para serem donos do próprio negócio, apesar de terem dúvidas sobre como fazer a análise da concorrência.

Vontade e empenho nem sempre são fatores suficientes para fazer uma empresa prosperar. É preciso muito estudo e planejamento para transformar o negócio em um empreendimento perene. A análise da concorrência, então, é um dos pontos mais importantes nesse processo.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira neste post algumas dicas sobre como avaliar os seus concorrentes e como elaborar as estratégias corretas para se destacar em seu mercado. Boa leitura!

Por que devo analisar meus concorrentes?

Não interessa o ramo de atividades em que você atua, qual o seu produto ou nicho de mercado. Se você tem concorrentes, precisa conhecê-los a fundo, saber como trabalham e o que os clientes buscam neles. Afinal, é praticamente impossível para uma empresa obter sucesso ignorando o modo como seu concorrente trabalha.

Ao fazer uma análise da concorrência você compreende melhor como funciona o mercado em que está inserido, identifica novas oportunidades e descobre como os consumidores enxergam tanto você quanto os demais players da sua área de atuação.

Essas informações são essenciais para você visualizar melhor quais os seus pontos fortes e quais as suas oportunidades de melhoria. Ou seja, é algo fundamental para traçar estratégias. E, caso você ainda não tenha percebido, pode ter certeza que seus concorrentes estão analisando você também.

Por onde começar?

Extremamente útil para o seu negócio, fazer a análise da concorrência requer algum empenho, tempo e método. Confira a seguir algumas medidas essenciais nesse trabalho.

Identifique seus concorrentes

Esta etapa parece bastante simples, mas nem sempre é assim, já que sua empresa tem concorrentes diretos e indiretos. No primeiro grupo ficam aqueles que oferecem exatamente o mesmo produto ou serviço. Já no segundo estão aquelas empresas que não prestam exatamente o mesmo serviço que a sua, mas disputam o mesmo perfil de clientes.

Dentro desses dois grupos é possível, ainda, separar aqueles que disputam o mesmo universo de clientes que sua empresa. Se você tem uma loja de smartphones, por exemplo, as demais lojas desse produto (concorrentes diretos) do seu bairro são adversárias mais relevantes que aquelas localizadas em outras regiões da cidade.

Por outro lado, uma loja de departamentos, localizada na mesma rua que o seu negócio e que também vende o seu produto (concorrente indireto), poderá tirar-lhe mais clientes do que outra loja de smartphones um pouco mais distante.

Saiba quais os pontos fortes e fracos de seus concorrentes

Identificadas quais as empresas que disputam o mesmo mercado que o seu negócio é preciso saber o que fazer para que ele se destaque, bem como em quais aspectos ele deixa a desejar. Um ponto de partida é a análise dos “quatro Ps” que compõem o marketing: produto, ponto, preço e promoção.

Identificando e analisando cada um desses aspectos você terá uma ideia de como é o desempenho do seu concorrente e como ele consegue atrair clientes. Você terá também uma visão que permitirá descobrir quais são os diferenciais competitivos dessas empresas.


Ouça o seu público-alvo

A maneira mais eficaz de descobrir por que o seu público-alvo está optando pelo concorrente A ou pelo concorrente B é simplesmente perguntando. Esse é um dos papéis da pesquisa de mercado. Ela é fundamental para fornecer subsídios importantes para traçar as estratégias da sua empresa e melhorar seu desempenho com o menor risco.

Ao preparar a pesquisa, procure elaborar questões que permitam entender o que leva o cliente a optar pela concorrência. Quais são os atrativos e diferenciais que pesam nessa decisão? Qual o índice de satisfação que o consumidor tem com aquele produto ou serviço? E o que faria com que ele trocasse de fornecedor?

Acompanhe a concorrência por meio de outras fontes de informação

Se não é possível realizar uma pesquisa de mercado ou ela não foi esclarecedora, não se preocupe. Há outras formas de obter informações. As ações de seus concorrentes no ambiente digital, por exemplo, também dão boas pistas sobre que rumo seguir. Confira algumas ferramentas que ajudam nessa análise.

Google Alerts

Utilize termos específicos relacionados ao seu negócio e aos seus concorrentes para ser avisado sobre citações a respeito deles. O Google Alerts é uma ferramenta útil para acompanhar quais tipos de ação seus concorrentes estão realizando e qual o impacto que estão gerando.

Google Trends

Permite analisar de que forma é pesquisada uma determinada palavra-chave no Google. Isso possibilita avaliar como e com que frequência o público-alvo está buscando informações sobre o seu nicho de negócio e sobre os seus concorrentes.O Google Trends permite ainda análises delimitadas por região ou idioma.

SocialMention

O SocialMention verifica o que está sendo dito e repercutido sobre um determinado termo, que pode ser até mesmo o nome de um de seus concorrentes. Assim, você acompanha quais são as menções positivas e negativas a eles relacionadas e qual o alcance eles estão obtendo junto ao seu público-alvo.

SEMRush

Analisa uma marca ou empresa a partir das palavras que geram tráfego para o seu site. Assim, o SEMRush permite estimar qual o seu desempenho tanto no que se refere a resultados orgânicos quanto por meio de ações em links patrocinados.

Faça mais que seus concorrentes

Avaliar seus concorrentes e identificar seus pontos fortes e fracos é apenas uma parte do seu esforço para superá-los. Munido de informações sobre eles, é preciso traçar estratégias para superá-los. Logo, é essencial, entre outras ações, que sua empresa:

Ofereça inovações

Para fazer mais do que o seu concorrente e conquistar seus clientes é preciso sempre apresentar algo novo, diferente. Pode ser um novo produto, uma forma diferente de se relacionar com o consumidor, uma nova experiência de compra. O importante é sempre pensar em como você vai realmente surpreendê-lo e fazer com que ele venha até você.

Aprimore suas estratégias de marketing

De nada adianta ter um bom produto ou serviço se os seus potenciais clientes sequer sabem disso. Não é raro que um concorrente ofereça algo de menor valor agregado, mas se destaque porque sabe como falar e se conectar com o público.

Por isso, suas estratégias de marketing devem ser integradas, buscando engajar seu cliente, criar laços com ele e levá-lo à decisão de consumo que você deseja.

Essas são algumas etapas essenciais na análise da concorrência, um processo fundamental para as empresas que buscam se destacar no mercado e engajar cada vez mais seus clientes.

Gostou de ter mais informações sobre análise da concorrência? Então siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de nossas novidades. Estamos no Facebook, no Youtube e no Twitter!

Revendedor Customic
Equipe Customic

São mais de 10 anos inovando, criando e oferecendo produtos de alta performance e com designs exclusivos e autorais.

www.customic.com.br
Você também pode gostar
como limpar a tela do celular passos simples

Como Limpar a Tela do Celular: Confira 4 Passos Simples [Atualizado]

Por Equipe Customic em 12 de maio de 2022
capa de proteção para celular mais resistente

Qual a capa de proteção mais resistente do mercado? Entenda aqui

Por Equipe Customic em 10 de maio de 2022
magsafe o que é

O que é e como funciona o MagSafe? Entenda tudo sobre o acessório!

Por Equipe Customic em 17 de maio de 2022

Deixe uma resposta Cancelar resposta

-

    Receba conteúdo em primeira mão!

    Categorias

    • Capas e Acessórios Para Celular
    • Gestão
    • Marketing Digital
    • Mobile
    • Sem categoria
    • Tecnologia
    • Vendas

    Mais lidos

    • Película de vidro 3d Veja os principais diferenciais da película de vidro 3D e por que ter uma!
    • tela celular trincada O que fazer com uma tela de celular trincada? Descubra!
    • como limpar capinha transparente formas efetivas Como limpar capinha transparente: 6 Formas Rápidas e Efetivas!
    • 6 acessórios para celular que você precisa ter na sua loja
    • anúncio de assistência de celular 9 dicas de como atrair clientes para a assistência técnica
    • melhor película para celular modelos imperdiveís Melhor Película para Celular: 7 Modelos Imperdíveis [Guia]
    • como organizar uma loja pequena 11 dicas e truques de como organizar uma loja pequena
    • Afinal, como anda o mercado de produtos personalizados no Brasil?
    • Limpar capa de celular: veja 4 dicas de como fazer isso!
    • capa de proteção para celular mais resistente Qual a capa de proteção mais resistente do mercado? Entenda aqui

    Tags

    acessórios A Customic tem as capas que mais protegem no Brasil A rede móvel 5G está chegando no Brasil e muitos já se perguntam se seu aparelho é compatível com a nova tecnologia. Confira a lista de celulares que funcionam 5G! atendimento black friday brindes brindes personalizados capas capas no atacado capas personalizadas capinhas do tacado cases celulares Com o fim de ano compras custom customic desconto empreendedorismo iphone iphone 13 melhores capas do brasil militar negócios películas personalizados personalização popsockets promoção proteção redes sociais seja revendedor smartphones vendas vendas de capas vender capas

    Sobre o Autor:

    Equipe Customic

    São mais de 10 anos inovando, criando e oferecendo produtos de alta performance e com designs exclusivos e autorais.

    Ver todos os posts

    Sobre o blog

    O Blog da Customic é o primeiro Blog sobre o mercado de capas e acessórios para Smartphone do Brasil

     

    Categorias

    • Capas e Acessórios Para Celular
    • Gestão
    • Marketing Digital
    • Mobile
    • Sem categoria
    • Tecnologia
    • Vendas
    Site criado por Rock Content.