Descubra como fazer análise da concorrência e destacar-se dela
Seja por vocação ou por necessidade, cada vez mais os brasileiros estão apostando no empreendedorismo como forma de garantir trabalho e renda. Eles buscam, assim, driblar a falta de emprego que atinge o país ou mesmo deixar a posição de empregados para serem donos do próprio negócio, apesar de terem dúvidas sobre como fazer a análise da concorrência.
Vontade e empenho nem sempre são fatores suficientes para fazer uma empresa prosperar. É preciso muito estudo e planejamento para transformar o negócio em um empreendimento perene. A análise da concorrência, então, é um dos pontos mais importantes nesse processo.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira neste post algumas dicas sobre como avaliar os seus concorrentes e como elaborar as estratégias corretas para se destacar em seu mercado. Boa leitura!
Por que devo analisar meus concorrentes?
Não interessa o ramo de atividades em que você atua, qual o seu produto ou nicho de mercado. Se você tem concorrentes, precisa conhecê-los a fundo, saber como trabalham e o que os clientes buscam neles. Afinal, é praticamente impossível para uma empresa obter sucesso ignorando o modo como seu concorrente trabalha.
Ao fazer uma análise da concorrência você compreende melhor como funciona o mercado em que está inserido, identifica novas oportunidades e descobre como os consumidores enxergam tanto você quanto os demais players da sua área de atuação.
Essas informações são essenciais para você visualizar melhor quais os seus pontos fortes e quais as suas oportunidades de melhoria. Ou seja, é algo fundamental para traçar estratégias. E, caso você ainda não tenha percebido, pode ter certeza que seus concorrentes estão analisando você também.
Por onde começar?
Extremamente útil para o seu negócio, fazer a análise da concorrência requer algum empenho, tempo e método. Confira a seguir algumas medidas essenciais nesse trabalho.
Identifique seus concorrentes
Esta etapa parece bastante simples, mas nem sempre é assim, já que sua empresa tem concorrentes diretos e indiretos. No primeiro grupo ficam aqueles que oferecem exatamente o mesmo produto ou serviço. Já no segundo estão aquelas empresas que não prestam exatamente o mesmo serviço que a sua, mas disputam o mesmo perfil de clientes.
Dentro desses dois grupos é possível, ainda, separar aqueles que disputam o mesmo universo de clientes que sua empresa. Se você tem uma loja de smartphones, por exemplo, as demais lojas desse produto (concorrentes diretos) do seu bairro são adversárias mais relevantes que aquelas localizadas em outras regiões da cidade.
Por outro lado, uma loja de departamentos, localizada na mesma rua que o seu negócio e que também vende o seu produto (concorrente indireto), poderá tirar-lhe mais clientes do que outra loja de smartphones um pouco mais distante.
Saiba quais os pontos fortes e fracos de seus concorrentes
Identificadas quais as empresas que disputam o mesmo mercado que o seu negócio é preciso saber o que fazer para que ele se destaque, bem como em quais aspectos ele deixa a desejar. Um ponto de partida é a análise dos “quatro Ps” que compõem o marketing: produto, ponto, preço e promoção.
Identificando e analisando cada um desses aspectos você terá uma ideia de como é o desempenho do seu concorrente e como ele consegue atrair clientes. Você terá também uma visão que permitirá descobrir quais são os diferenciais competitivos dessas empresas.
Ouça o seu público-alvo
A maneira mais eficaz de descobrir por que o seu público-alvo está optando pelo concorrente A ou pelo concorrente B é simplesmente perguntando. Esse é um dos papéis da pesquisa de mercado. Ela é fundamental para fornecer subsídios importantes para traçar as estratégias da sua empresa e melhorar seu desempenho com o menor risco.
Ao preparar a pesquisa, procure elaborar questões que permitam entender o que leva o cliente a optar pela concorrência. Quais são os atrativos e diferenciais que pesam nessa decisão? Qual o índice de satisfação que o consumidor tem com aquele produto ou serviço? E o que faria com que ele trocasse de fornecedor?
Acompanhe a concorrência por meio de outras fontes de informação
Se não é possível realizar uma pesquisa de mercado ou ela não foi esclarecedora, não se preocupe. Há outras formas de obter informações. As ações de seus concorrentes no ambiente digital, por exemplo, também dão boas pistas sobre que rumo seguir. Confira algumas ferramentas que ajudam nessa análise.
Google Alerts
Utilize termos específicos relacionados ao seu negócio e aos seus concorrentes para ser avisado sobre citações a respeito deles. O Google Alerts é uma ferramenta útil para acompanhar quais tipos de ação seus concorrentes estão realizando e qual o impacto que estão gerando.
Google Trends
Permite analisar de que forma é pesquisada uma determinada palavra-chave no Google. Isso possibilita avaliar como e com que frequência o público-alvo está buscando informações sobre o seu nicho de negócio e sobre os seus concorrentes.O Google Trends permite ainda análises delimitadas por região ou idioma.
SocialMention
O SocialMention verifica o que está sendo dito e repercutido sobre um determinado termo, que pode ser até mesmo o nome de um de seus concorrentes. Assim, você acompanha quais são as menções positivas e negativas a eles relacionadas e qual o alcance eles estão obtendo junto ao seu público-alvo.
SEMRush
Analisa uma marca ou empresa a partir das palavras que geram tráfego para o seu site. Assim, o SEMRush permite estimar qual o seu desempenho tanto no que se refere a resultados orgânicos quanto por meio de ações em links patrocinados.
Faça mais que seus concorrentes
Avaliar seus concorrentes e identificar seus pontos fortes e fracos é apenas uma parte do seu esforço para superá-los. Munido de informações sobre eles, é preciso traçar estratégias para superá-los. Logo, é essencial, entre outras ações, que sua empresa:
Ofereça inovações
Para fazer mais do que o seu concorrente e conquistar seus clientes é preciso sempre apresentar algo novo, diferente. Pode ser um novo produto, uma forma diferente de se relacionar com o consumidor, uma nova experiência de compra. O importante é sempre pensar em como você vai realmente surpreendê-lo e fazer com que ele venha até você.
Aprimore suas estratégias de marketing
De nada adianta ter um bom produto ou serviço se os seus potenciais clientes sequer sabem disso. Não é raro que um concorrente ofereça algo de menor valor agregado, mas se destaque porque sabe como falar e se conectar com o público.
Por isso, suas estratégias de marketing devem ser integradas, buscando engajar seu cliente, criar laços com ele e levá-lo à decisão de consumo que você deseja.
Essas são algumas etapas essenciais na análise da concorrência, um processo fundamental para as empresas que buscam se destacar no mercado e engajar cada vez mais seus clientes.
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