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11 dicas e truques de como organizar uma loja pequena

como organizar uma loja pequena
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Revendedor Customic

A primeira impressão é a que fica. Esse ditado é valioso e se encaixa perfeitamente nos casos de clientes que têm o primeiro contato visual com o seu negócio.

Não existem segredos quando o assunto é como organizar loja pequena, mas podem ser adotados métodos para torná-la mais atrativa. A infraestrutura e o modo como os elementos estão dispostos têm o potencial de influenciar o sucesso da gestão da loja, o que faz toda a diferença nas suas vendas.

Organizar as estruturas que compõem uma loja é tão importante quanto oferecer um atendimento excelente e vender produtos de qualidade. O seu estabelecimento deve chamar a atenção do consumidor de alguma forma, para que ele tenha o interesse de conhecer melhor o seu empreendimento, deixando de lado o seu concorrente.

Pensando nisso, vamos apresentar neste post uma lista com 11 dicas para melhorar a organização de lojas pequenas e agregar valor à sua marca. Acompanhe o texto!

1. Capriche na fachada

A fachada é o cartão de visita do seu empreendimento. Ela inclui a parede, os muros e as placas, por exemplo. Trata-se, assim, daquilo que o seu cliente vê por fora.

Por isso, essa estrutura deve estar sempre em bom estado de conservação. Portanto, uma manutenção periódica deve ser feita nessa parte para que ela se mantenha limpa, (sem manchas ou pichações) e iluminada, de forma que os clientes consigam identificar os banners da loja.

Se você quiser, pode investir em algum elemento inovador para tornar a fachada criativa e aumentar as chances de atrair o público-alvo. Aposte em uma cor chamativa ou em uma frase de impacto, por exemplo.

2. Invista em uma boa iluminação

A iluminação é importante tanto na fachada quanto dentro do estabelecimento. Ela torna a loja atraente e confere um ar convidativo a ela. Para isso, esteja atento ao posicionamento da iluminação em relação aos seus produtos para que eles fiquem em destaque e chamem a atenção dos clientes logo de cara.

Você pode apostar em lâmpadas coloridas ou em pisca-piscas, bem como pode usar iluminação fria (branca) e quente (amarelada). Cada uma delas tem suas funções específicas. Confira:

  • iluminação fria (branca): o ambiente fica mais claro e a visibilidade do produto aumenta, colocando-o em evidência. Deixa o cliente mais confortável e confiante em suas compras;
  • iluminação quente (amarela): usada para destacar as características de um produto específico.

Além disso, não se esqueça da iluminação do provador. Afinal, esse espaço define como será a experiência do cliente. Aqui, invista na iluminação quente, pois ela evita distorções nas cores dos produtos.

3. Planeje o visual da vitrine

A criação da vitrine faz toda a diferença para o sucesso das vendas na hora de organizar uma loja pequena. Alguns elementos devem ser considerados nesse momento, como:

  • iluminação;
  • cores;
  • troca dos produtos;
  • posição dos produtos.

A vitrine deve expor os itens que são vendidos pela loja e que estão no estoque, além de ser construída com uma iluminação favorável, de maneira que destaque as mercadorias expostas.

Aposte em uma mistura de, no máximo, quatro cores para criar uma imagem criativa, mas não muito colorida, para evitar poluir o visual e não desviar a atenção do público.

Não se esqueça de trocar os produtos da vitrine com frequência. Uma vez por semana ou de 15 em 15 dias é o ideal. Esse hábito demonstra dinamismo e ajuda a mostrar as novidades para os clientes que passam na frente do comércio.

Além disso, os produtos devem estar dispostos um pouco abaixo da linha da visão do homem médio (cerca de 1,60 m do chão). Essa é uma altura apropriada para a percepção dos clientes, pois permite que eles notem as mercadorias com facilidade.

4. Defina uma zona quente

A zona quente é aquela região da loja muito frequentada pelos consumidores, em que os clientes vão assim que entram no estabelecimento. Na maioria das vezes, está situada no lado direito, perto da entrada do estabelecimento.

O gestor precisa saber onde está a zona quente da sua loja para conseguir dispor os produtos de forma mais produtiva e eficiente.

Dessa maneira, assim que os clientes entrarem na loja e direcionarem o olhar para um ponto específico, encontrarão produtos estratégicos para o negócio, como os lançamentos da temporada e aqueles que dão maior margem de lucro.

Por outro lado, deixe as áreas frias para produtos que você considera menos relevantes no momento

5. Aposte na climatização

Certamente você já entrou em uma loja abafada e com pouca ventilação. Provavelmente se sentiu desconfortável e quis sair logo sem nem mesmo olhar direito os produtos, não é mesmo?

Investir em uma climatização com temperaturas amenas gera um ambiente agradável. Assim, ele se torna propício para que o cliente se sinta satisfeito em permanecer no local e continue a sua jornada de compras.

Por isso, na hora de organizar uma loja pequena, evite temperaturas extremas (muito elevadas ou muito baixas). Prefira o meio-termo e leve em consideração o clima no exterior da loja.

6. Escolha uma mobília apropriada

Um estabelecimento confortável aumenta as chances de permanência do cliente. Por isso, invista em uma mobília prática, com dimensões discretas (entre 50 cm a 2 m de altura) e que fique situada em pontos estratégicos da loja.

Disponha a mobília de modo a não criar um ambiente apertado e que ocupe muito espaço dentro do estabelecimento. Esteja atento para que a circulação dos clientes no local não seja prejudicada e priorize a facilidade de visualização dos produtos por eles.

Além disso, os provadores devem ser bem localizados e fáceis de encontrar, bem iluminados e com espelhos. Os manequins, por sua vez, devem ser preparados levando em consideração os produtos que merecem destaque. Ademais, devem ser parecidos com a estrutura física do público.

7. Exponha os produtos de forma estratégica

Na hora de organizar uma loja pequena, os produtos devem estar arrumados conforme a estratégia do negócio. Dessa maneira, deixe mais visíveis e na linha de visão dos clientes os itens que você quer que tenham maior rotatividade, como os lançamentos.

Os produtos podem ser organizados por categorias (cores, estilos, ocasião etc.). Além disso, itens em promoção devem ser expostos perto do caixa, pois são comprados com mais impulso pelos clientes.

8. Tenha controle do seu estoque

Uma loja de celulares e acessórios geralmente trabalha com uma enorme variedade de modelos e marcas. Acontece que a frequência de lançamento dos produtos é muito alta, por isso, para não perder vendas, é preciso que os empreendedores tenham um controle adequado dos seus produtos.

Portanto, garantir uma boa organização sobre a entrada e saída das mercadorias em sua loja de celular é uma ação indispensável para a sobrevivência do seu negócio. Esse controle de estoque é capaz de auxiliar diretamente na negociação e nas compras do empreendedor — já que o excesso traz o risco de ter produtos encalhados, perdendo a oportunidade de vendas.

O controle de estoque consegue ajudar na gestão da sua loja, contribuindo para que os empreendedores evitem desperdícios e perdas enquanto melhoram consideravelmente o visual do estabelecimento.

9. Organize as marcas e os modelos de acordo com os acessórios relacionados

A disposição dos produtos no interior da sua loja é um ótimo meio de potencializar as suas vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio. Por isso, se você prometeu algo em sua vitrine, sempre tenha a certeza de que aquela mercadoria está disponível em seu estoque, deixando-a em primeiro plano para os clientes.

Outro fator importante que você deve ter ao organizar uma loja pequena é contar com produtos complementares um ao lado do outro. Assim, ao comercializar um modelo de celular, por exemplo, procure sempre expor todos os acessórios e equipamentos relacionados próximos a ele.

Dessa forma, quando um cliente se interessar por determinado aparelho, ele pode levar também uma capa protetora ou uma película junto, por exemplo.

Além disso, você também pode aproveitar os espaços dos caixas para dispor alguns produtos de última hora, que não são o foco do cliente, mas que ele pode acabar se sentindo atraído por eles.

10. Invista na massificação de produtos específicos

A massificação consiste em repetir determinado produto diversas vezes ao organizá-lo em uma loja pequena. A ideia é que o cliente, ao ver a mercadoria em diversas ocasiões no seu estabelecimento, acabe ficando interessado pelo item.

Esse tipo de técnica costuma ser bastante eficaz para os produtos com uma alta margem de lucro ou de alto giro, já que eles são capazes de proporcionar mais receita para os empreendedores. Existem três formas possíveis de investir na massificação:

  • repetição do mesmo produto;
  • repetição da mesma cor em mercadorias diferentes;
  • repetição do mesmo modelo ou estampa.

11. Tenha cuidado com a música ambiente

Ao disponibilizar uma música para os clientes no interior da loja, é essencial que você tenha cuidado com o volume e o tipo musical.

Acontece que, ao organizar uma loja pequena, o ambiente deve ser convidativo, para que os consumidores se sintam mais à vontade enquanto permanecem no local. Isso é capaz de gerar mais calma e tranquilidade para que eles possam escolher melhor os produtos que vão adquirir.

Lugares com músicas altas tendem a ser desagradáveis. Além disso, o ritmo também pode prejudicar a experiência dos clientes. Isso pode afetar a imagem da sua loja e a lucratividade do seu negócio.

Nem sempre é fácil manter um negócio eficiente que agregue valor à marca. Dúvidas sobre como organizar loja pequena são comuns entre os empreendedores. Por isso, é importante estar sempre atento ao perfil do consumidor e seguir as dicas básicas que foram listadas aqui. Desse modo, o cliente se sentirá encantado com o estabelecimento e terá uma boa experiência, podendo se tornar fiel à sua empresa.

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Revendedor Customic
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1 comentário em “11 dicas e truques de como organizar uma loja pequena

  1. Tenho uma loja de acessorios de celular tenho muito espaço mas não sei usar todo ele pois só tenho uma bancada onde exponho os produtos e uma arara onde coloco capas e acessórios e a loja continua sem destaque o que devo fazer pra da um astral p essa loja?

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