fbpx

Carregadores de celular portáteis: descubra como funcionam

como funciona um carregador de celular
9 minutos para ler
Revendedor Customic

Seja no transporte público, enquanto vai para o trabalho, seja em momentos de lazer, é raro encontrar alguém que não cheque o celular algumas vezes. Em eventos longos, esse hábito deixa muita gente sem a bateria. Para não ficar sem se comunicar, a saída é apostar nos carregadores de celular portáteis.

Se você trabalha com acessórios para smartphones, vale a pena ter esses carregadores nas prateleiras. Mas só ter o produto não basta. Afinal, nem todo carregador é igual. Por isso, é importante saber explicar ao cliente como cada um funciona e qual é o diferencial de cada modelo.

Neste artigo, você vai aprender a identificar qual modelo é o ideal para determinado celular, descobrir como funciona um carregador de celular e por que é importante oferecer esses produtos na sua loja.

Ficou interessado? Então, continue com a leitura!

Como funcionam os carregadores de celular portáteis?

Os carregadores portáteis são como as baterias dos celulares, mas eles conseguem receber e emitir a carga. Eles também têm baterias de íons ou polímero de lítio. Para utilizar os modelos de bolso, basta carregá-los com um cabo USB, que pode ser conectado a uma fonte na tomada.

O lítio é um metal alcalino, assim como o sódio e o potássio, com grande capacidade de retenção de energia. O diferencial entre as baterias com polímeros é que elas conseguem ser menores. Assim, podem guardar mais energia em um tamanho padrão.

Quais tipos existem?

Além de classificar os carregadores pela composição da bateria, podemos dividi-los entre aqueles em formato de case e os modelos de bolso, com entrada USB. Confira, agora, quais são os modelos de carregadores existentes no mercado.

Power bank

O power bank é o tipo de carregador portátil mais conhecido e, por isso, é o mais procurado pelos clientes. Existem dispositivos de várias marcas e formatos diferentes. Quanto maior for a diversidade que você oferecer de um produto em sua loja, maiores serão as chances de vender.

Lembre-se de que os power banks também têm amperagem diferente, ou seja, a quantidade de energia que ele consegue armazenar. Dispositivos de amperagem maior carregam os celulares com mais rapidez e mais vezes.

Cada cliente tem uma necessidade diferente. Então, tente abastecer a sua loja com a maior diversidade possível de power banks. Assim, você vai conseguir agradar a todos os gostos.

Carregador veicular

Esse é o modelo de carregador portátil mais antigo que existe. O carregador veicular, na verdade, é uma peça que liga o aparelho celular ao carro e, dessa forma, carrega a bateria.

Para usar o carregador veicular, basta conectá-lo à tomada do veículo. Embora seja um modelo mais antigo e menos prático, existem dispositivos que são super rápidos. Essa é uma ótima opção para quem pretende viajar de carro ou passa muito tempo no trânsito.

Capa com carregador

Esse é um produto que surpreendeu o mercado quando foi lançado. A capa com carregador, além de proteger o celular contra quedas, também recarrega a bateria.

Embora a proposta do produto seja incrível, muitas pessoas não se convenceram da sua funcionalidade. Isso porque a capinha tem pouca amperagem e é capaz de carregar o celular apenas uma vez. Outra desvantagem do case com carregador é que ele deixa o celular maior e mais pesado.

O que é necessário avaliar para escolher o melhor modelo?

Capacidade de carga

Antes de comprar um carregador portátil, é importante saber duas coisas: qual a capacidade da bateria do celular e quantas cargas a mais você pode precisar. Essas perguntas devem ser feitas ao cliente antes da compra — dessa forma, você estará guiando o indivíduo para adquirir o produto certo.

A capacidade de carga de uma bateria é medida em miliampere/hora (mAh). Esse valor pode variar bastante, dependendo do modelo.

No caso do iPhone X, a bateria tem 2.716 mAh, o que pode ser considerado pouco, ao levarmos em conta seu preço e status. Já o Galaxy S9+, modelo top de linha da Samsung, tem 3.500 mAh.

O carregador ideal precisa ter uma capacidade de carga com, no mínimo, a mesma capacidade da bateria do celular. Assim, ele consegue oferecer pelo menos um carregamento a mais.

É possível encontrar carregadores portáteis com até 20.000 mAh. Com eles, seria possível recarregar um Galaxy S9+ por cinco vezes e um iPhone X por seis vezes!

Potência da bateria

Além da capacidade de carga, é importante observar a potência da bateria, que é medida em W (Watts). Ela precisa ser igual ou maior à potência do próprio aparelho. Quanto maior o número, mais rápido o smartphone consegue ser carregado.

Uma situação que exemplifica essa regra é o que acontece com os carregadores de iPads e Macbooks. Eles podem ser utilizados em iPhones sem qualquer problema, já que têm mais potência. O contrário, porém, não costuma dar certo. Por isso, fique atento a esses valores.

Vida útil

Para descobrir a vida útil de algum modelo, você pode checar o número de ciclos. Na prática, ele é a quantidade de cargas suportadas pela bateria do carregador.

Além disso, observe a capacidade da bateria de continuar funcionando depois de um número alto de cargas. Para avaliar isso, procure carregadores que mantenham 90% da capacidade depois de 1000 ciclos. Geralmente, os principais fabricantes fornecem essas informações.

Preço

Nem sempre um modelo mais caro, com alto número de mAh e com baterias de polímero de lítio, é o melhor para você, já que seus preços são altos, na faixa de R$500,00. Por isso, avalie a necessidade de cargas a mais necessárias no seu dia a dia e aposte em marcas que ofereçam a quantidade de mAh de que você precisa, com um preço justo.

Peso e design

Mesmo que você — ou seus clientes — tenham mochilas e bolsas, os modelos de carregador portátil mais práticos são aqueles mais finos e leves. Um dispositivo barato, mas que seja pesado e grande, pode fazer com que você questione se a compra foi realmente uma vantagem.

Mas, se a ideia é conseguir apenas mais um pouco de energia, pode valer a pena investir nos modelos com case. Uma opção comum em carregadores com mais capacidade de carga é a presença de mais de uma entrada USB. Isso pode ajudar bastante quem costuma sair acompanhado.

Leia também o artigo “Motivos para usar um popsockets em seu smartphone” e aumente a segurança do seu celular contra a queda!

Quais são os cuidados na escolha dos power banks?

Antes de equipar a sua loja com um estoque gigantesco de power banks, é preciso prestar atenção em alguns detalhes que podem passar despercebidos aos olhos dos vendedores, mas que fazem toda a diferença para os clientes.

Em primeiro lugar, verifique as especificações técnicas do produto. Certifique-se de que você está adquirindo itens com amperagens distintas para agradar a maior quantidade de pessoas. Por último, fique atento ao formato das entradas dos carregadores para que todos os tipos de cabos UBS encaixem.

O segundo cuidado para se tomar ao comprar um power bank é conferir a qualidade do produto. Existem muitos carregadores de marcas indefinidas e, ao vender um item como este em sua loja, você estará colocando em risco a segurança dos seus clientes.

Os aparelhos falsificados, provavelmente, não passaram por uma série de testes. Por isso, têm maiores chances de causar o superaquecimento do seu celular e, até mesmo, explosões.

O último cuidado, que é tão importante quanto os outros, é escolher um fornecedor de qualidade. Um bom parceiro não trabalha com produtos de marca duvidosa e ainda oferece troca, caso algum carregador apresente falha.

Ter uma boa relação entre fornecedor e vendedor é muito importante, pois muitas empresas atrasam as entregas dos produtos e deixam as lojas na mão. Ao escolher um bom parceiro, você evita que esse tipo de situação aconteça.

Por que é importante vendê-los na minha loja?

Nós podemos oferecer pelo menos três razões para que esses acessórios estejam na sua loja. Em primeiro lugar, a Apple tem insistido em lançar modelos com a capacidade de carga menor do que os clientes desejam. Então, é possível que seus clientes sejam aqueles fãs da marca, que não abrem mão dela, se podem comprar um carregador portátil.

Em segundo lugar está o crescimento da utilização do celular para resolver qualquer problema do dia a dia. As pessoas agendam voos, usam o GPS, ouvem música, leem e, mesmo que raramente, fazem ligações. Haja bateria, não é?

A terceira razão é que o mercado de acessórios para celular, como carregadores, capas e películas, só tem a crescer. Em 2017, a venda de smartphones foi 9,7% superior aos números de 2016.

Apesar de haver uma tendência de estabilização em 2018, o Brasil deve se manter como o quarto maior mercado do mundo. Isso significa que investir em carregadores portáteis é uma maneira de assegurar o bom faturamento da sua loja.

Além dessas razões, o carregador portátil garante bastante comodidade às pessoas. Mesmo que elas procurem por outros serviços, você pode aproveitar reclamações sobre a bateria dos seus aparelhos para oferecer esses modelos de carregadores.

Uma dica final: antes de comprar um carregador, verifique se ele foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Assim, há garantia de que ele segue os padrões de segurança, como proteção contra sobrecargas e resistência a temperaturas altas.

Agora que você já sabe como funciona um carregador de celular e conhece os modelos existentes, com certeza, saberá escolher os melhores produtos para a sua loja. Avalie a capacidade de carga, a marca, a potência, o preço e a vida útil. Ao considerar esses fatores, a chance de você fazer um bom negócio é muito maior!

Está procurando um fornecedor de acessórios para celular? Entre em contato conosco e conheça mais sobre a nossa empresa e sobre os nossos produtos!

Revendedor Customic
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-