A importância de ter um bom mix de produtos para sua loja
O mix de produtos é a variedade de itens que uma organização disponibiliza para o seu público-alvo nas lojas com a finalidade de atingir diferentes tipos de clientes ou para conquistar mais espaço no mercado competitivo de seu segmento.
Assim, além de otimizar o relacionamento com o público-alvo, essa ação ajuda o negócio a melhorar o seu faturamento e também evita que um potencial cliente tenha que recorrer às lojas da concorrência por não ter os produtos que ele procura. Essa prática é muito importante, pois possibilita diversas opções para os consumidores, agregando valor às vendas.
Quer saber mais sobre a importância do mix de produtos e alavancar o sucesso de seu negócio? Para tanto, continue lendo este artigo e conheça os principais benefícios dessa variedade estratégica para o seu negócio. Vamos lá!
Eleva o ticket médio do estabelecimento
A diversificação de um bom mix de produtos é capaz de melhorar os resultados das lojas em diversos sentidos. Um deles é ao agregar valor às vendas do negócio. Isso acontece porque, além de comprar o que necessita, o cliente acaba visualizando outros produtos similares à disposição.
Isso aumenta a probabilidade de os consumidores se lembrarem de algo que precisavam adquirir ou de decidirem levar alguma coisa a mais apenas por ter visto algo interessante e que tenha despertado o interesse naquele momento.
Assim, quando um cliente entrar nas lojas procurando por acessórios protetores para o seu dispositivo, ele ainda pode se interessar por produtos similares que se relacionem ao seu aparelho, como carregadores, cases personalizadas, películas etc.
Essa ação tem como principal importância a elevação do ticket médio do negócio, aumentando o valor das compras feitas pelos consumidores no estabelecimento e melhorando a lucratividade.
Insere a marca na mente dos consumidores
O mix de produtos é capaz de consolidar a reputação da marca no mercado, se tornando uma referência no segmento de acessórios para smartphones, tablets e eletrônicos, por exemplo. Isso acontece principalmente porque, quando um cliente pensar em uma capa de celular, ele vai se lembrar da loja que tem uma boa variedade de itens à disposição.
Assim, as pessoas vão ter a certeza de que, ao visitar a empresa, não vão apenas encontrar o que precisam, mas também vão se maravilhar com a variedade e as novidades apresentadas. Além de marcar a memória dos clientes, essa estratégia possibilita um aumento das vendas e do lucro, ampliando a clientela, promovendo uma rotatividade maior dos estoques e contribuindo para o crescimento e sustentabilidade do negócio.
Destaca o negócio no cenário competitivo
A diversidade de mercadorias possibilita que a empresa alcance diversos segmentos, destacando o seu negócio no mercado. Oferecer um mix de produtos mais completo do que o encontrado na concorrência torna a loja muito mais competitiva e atraente para o público-alvo, ampliando a movimentação de pessoas interessadas nos produtos comercializados.
Essa estratégia possibilita que a empresa se adapte às mudanças do mercado e ganhe terreno à frente da concorrência, lançando novidades antes que os demais o façam. Ter à disposição uma boa variedade de mercadorias pode minimizar a dependência de um único produto, reduzindo os riscos para o negócio.
Isso acontece porque, em ocorrências de prejuízos com as vendas de determinada mercadoria, esses gastos podem ser supridos com os lucros obtidos com a comercialização dos produtos variados do estabelecimento.
Atrai um número maior de clientes
Mesmo com um bom investimento em ações de marketing, poucas coisas superam a recomendação feita por “boca a boca” pelos clientes da marca. Desse modo, quando um consumidor visita uma loja e gosta da variedade de produtos disponíveis, as chances de ele retornar ao local ou até mesmo recomendar o estabelecimento para alguém próximo são muito altas.
A recomendação é muito importante porque é capaz de abrir inúmeras possibilidades de melhorar os resultados da empresa. Entre as incontáveis oportunidades existentes, está o cenário de amigos querendo combinar a aparência dos aparelhos com alguma festa temática e ainda adquirirem algum acessório extra para maximizar a diversão.
É possível aumentar o lucro do negócio com a movimentação consequente de uma boa variedade de itens disponibilizados para o público. Ou seja, o mix de mercadorias pode ser uma forma de gerar um engajamento entre os clientes e fazer com que eles virem propagadores da marca, melhorando a reputação com as recomendações dos clientes, algo que, consequentemente, melhora o posicionamento no mercado.
Reduz os prejuízos
A variedade estratégica de mercadorias dá uma boa margem para a diminuição de erros logísticos dentro dos estabelecimentos baseados em previsões equivocadas de vendas. A concentração em um bom mix de produtos possibilita o destaque daqueles que vendem mais e a eliminação dos que têm uma demanda inferior aos demais.
Desse modo, a empresa não precisa sobrecarregar o seu espaço de estoque com produtos que não são procurados com frequência, enquanto mantém uma rotação com os itens essenciais para o público-alvo do negócio.
Com isso, é possível ter mais êxito com as campanhas de vendas, conseguindo um panorama mais amplo sobre o que está funcionando e o que precisa de ajustes para maximizar os resultados da organização.
Gera crescimento da satisfação dos consumidores
Disponibilizar um portfólio variado de produtos, com uma precificação diferenciada dentro de suas categorias, possibilita um aumento da satisfação da clientela com as ofertas. A ação de sair para comprar determinada mercadoria e acabar encontrando algo a mais é muito satisfatória para o público.
Isso possibilita que ele consiga suprir todas as suas necessidades na mesma loja, com faixas de preços variadas, contribuindo para a otimização das taxas de retenção e fidelização da organização.
Como deu para perceber, a diversificação deixou de ser apenas uma opção em termos de estratégia, se tornando uma necessidade de sobrevivência no cenário competitivo. O mix de produtos promove diversos benefícios ao empreendimento, como aumento do ticket médio, do número de clientes e fidelização e da satisfação deles, bem como uma redução de custos e um diferencial competitivo..
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