fbpx

Como fazer o planejamento financeiro da empresa para 2020?

planejamento financeiro
6 minutos para ler
Tempo de leitura 6 min
Powered by Rock Convert

Você sabe qual a importância do planejamento financeiro e como realizá-lo corretamente em sua empresa? Esse processo serve como um guia para analisar os custos e a receita atual do seu empreendimento, auxiliando a determinar as ações futuras em seu negócio. Esse plano inclui vários aspectos de uma organização, como a folha de pagamento, marketing, infraestrutura, pesquisa, entre outros.

Assim, é possível direcionar os seus esforços e recursos para obter resultados cada vez melhores, aumentando a eficiência na geração de receita e no gerenciamento de recursos da sua loja de acessórios para smartphone. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para você realizar um planejamento financeiro de sucesso em sua empresa!

Separe os seus gastos pessoais das finanças da empresa

Esse é o primeiro passo e um dos mais importantes na hora de realizar o seu planejamento financeiro para 2020. Acontece que é muito comum ver empresários misturando as suas finanças pessoais com as da empresa.

Isso significa que você não deve sair usando os cartões do seu negócio para fazer compras que não envolvam o empreendimento. Além disso, usar a sua conta para pagar fornecedores de acessórios para celular, parceiros, entre outros gastos também não é recomendável.

Dessa forma, fazer o levantamento sobre todas as finanças, tanto da empresa quanto as pessoais, é essencial para direcioná-las corretamente.

Se você já tem um negócio, é provável que tenha a formalização com um CNPJ. Então, a melhor opção é providenciar uma conta bancária para pessoa jurídica, facilitando a separação da sua conta física.

Dessa forma, é possível providenciar uma saúde financeira mais eficiente e próspera para a sua empresa em diversos aspectos, como:

  • maior facilidade sobre a organização contável da organização;
  • possibilita ter controle sobre os gastos empresariais;
  • funciona como solução para as saídas e entradas indevidas de recursos;
  • reduz problemas com a receita federal;
  • permite construir um bom fluxo de caixa.

Prepare o fluxo de caixa

Mesmo que essa tarefa seja uma das principais para o seu planejamento financeiro, ela costuma ser bastante trabalhosa para as empresas. Acontece que o fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para controlar todo tipo de movimentação financeira que ocorre dentro da sua organização.

Isso significa conseguir entender quanto de dinheiro entrou e saiu, a sua origem e destino e quando a transação ocorreu. Por isso, o fluxo de caixa precisa ser feito corretamente, considerando todas as atividades do seu negócio, inclusive as movimentações que serão realizadas no futuro.

Dessa forma, sempre que realizar uma compra ou um pagamento, é essencial que você registre a movimentação do seu dinheiro no caixa.

Faça uma análise de diferentes cenários e situações

Considerar as diversas variáveis e possibilidades é um aspecto que define um bom planejamento financeiro para a sua empresa. Com isso, é essencial que você use todo o seu conhecimento sobre o mercado, aliado às suas habilidades de gestão para prever os diferentes cenários possíveis.

Assim, ao ter uma perspectiva mais realista sobre o seu negócio, é possível projetar alguns aspectos, como:

Powered by Rock Convert
  • pagamento da equipe e equipamentos;
  • média dos valores conquistados nos projetos da empresa;
  • os custos fixos com o espaço comercial da organização;
  • margem de segurança de lucros para o negócio.

Não apenas isso, mas a projeção de cenários otimistas e pessimistas é uma ótima maneira de render bons ajustes imediatos em um cenário real traçado previamente. Essa ação possibilita maior flexibilidade para os seus projetos, permitindo ajustar o planejamento de acordo com os resultados adquiridos.

Defina os seus objetivos e metas para o ano

Outro ponto importante para realizar um planejamento financeiro eficiente para 2020 em seu empreendimento é definir os seus objetivos. Por isso, é essencial que você liste todas as metas que deseja alcançar, não apenas para 2020, mas para projetos de médio e longo prazo também.

Essa ação é indispensável para guiar as suas decisões financeiras durante e depois do planejamento. Além disso, todos os objetivos definidos devem ser retomados ao longo do ano, sempre que houver necessidade de recordar sobre as principais motivações para ter o controle sobre o seu orçamento.

Dessa forma, ao definir as perspectivas do seu empreendimento, é possível valorizar melhor a construção do planejamento financeiro, da organização contábil e contar com um fluxo de caixa alinhado às projeções do seu negócio.

Faça um levantamento das despesas

Com os objetivos definidos, é essencial que você faça um levantamento sobre todos os custos fixos que o seu negócio tem atualmente, além de uma previsão sobre o tamanho deles para os próximos meses.

Ter controle sobre as suas despesas é a forma mais efetiva para um ótimo planejamento financeiro. Ele possibilita uma visão real sobre os padrões de consumo dentro da sua empresa, permitindo entender para onde o seu dinheiro está indo e qual a finalidade desse investimento.

Com isso, é possível registrar os seus gastos fixos e os variáveis, possibilitando observar os gargalos financeiros do seu negócio.

Invista em softwares de gestão integrada

Contar com ferramentas inteligentes capazes de organizar as finanças na sua empresa é uma forma efetiva de otimizar todo o seu planejamento financeiro. Assim, os softwares de gestão integrada — também conhecidos como CRM — são uma ótima opção para quem quer otimizar os seus resultados.

Eles são ferramentas específicas para o controle sobre as suas vendas, mas também existem programas que realizam toda a gestão financeira do seu negócio, considerando alguns pontos, como a entrada e saída de dinheiro, os cálculos de lucro, entre outras informações.

Os registros adquiridos por meio desses dados são muito importantes para elaborar um ótimo planejamento financeiro de longo prazo para a sua empresa, permitindo que setores, como o departamento de vendas, usem essas informações para tomarem decisões mais efetivas na empresa.

Pronto! Seguindo todas as nossas dicas você conseguirá fazer um planejamento financeiro para o seu empreendimento com sucesso! Assim, é possível ter uma visão estratégica sobre os objetivos do seu negócio, permitindo enxergar as oportunidades e desafios encontrados em sua jornada.

Gostou de aprender como fazer o planejamento financeiro para a sua empresa? Que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que os seus amigos e conhecidos também saibam?

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Scroll Up