fbpx

Assistência técnica para celular: como evitar dor de cabeça com o serviço?

Assistência técnica para celular
6 minutos para ler
Tempo de leitura 6 min
Powered by Rock Convert

A assistência técnica para celular é um serviço voltado para a manutenção e reparo de aparelhos danificados ou que apresentam problemas para funcionar corretamente. Acontece que muitas pessoas têm receio das possíveis dores de cabeça que esse tipo de serviço pode causar, como a formatação do armazenamento interno ou o vazamento de dados.

Nessa hora, é sempre importante contar com empresas autorizadas para realizar o reparo ou a manutenção, principalmente se o aparelho ainda está na garantia. Assim, você terá maior certeza de que o serviço foi feito corretamente, evitando problemas futuros.

Pensando nisso, separamos, neste texto, as melhores formas sobre como você pode evitar dores de cabeça com a assistência técnica para celular!

Retire o cartão de memória do aparelho

Ao levar o seu aparelho em uma assistência técnica para celular, é necessário considerar a importância das informações contidas no seu dispositivo. Por isso, caso você tenha um cartão de memória, é essencial deixá-lo em casa.

Acontece que, além de ser fácil extrair os dados contidos nele, é possível que durante o reparo o cartão seja perdido. Por isso, para evitar dores de cabeça e prejuízos, é essencial lembrar-se de retirá-lo antes de levar o seu aparelho para o conserto.

Faça o backup das informações

Mesmo que o seu aparelho tenha cartões de memória removíveis, é importante lembrar-se dos dados contidos no armazenamento interno do dispositivo. Em alguns casos de reparo em uma assistência técnica, o celular pode ser formatado, apagando completamente todas as informações contidas nele.

Dessa forma, para evitar a perda de dados importantes, procure conectar o aparelho em um computador e transferir tudo que você não pode perder. É possível copiar os arquivos, aplicativos e configurações do dispositivo, eliminando problemas com a possível formatação na assistência técnica.

Recorra aos serviços de armazenamento na nuvem

Outra forma de proteger os seus arquivos importantes antes de levar o aparelho em uma assistência técnica para celular é utilizando o armazenamento na nuvem. Nele, é possível realizar o backup de fotos e arquivos, sem a necessidade de transferir para um computador.

Assim, você tem acesso sempre que precisar aos seus dados, possibilitando baixá-los onde quiser. Para isso, basta ter acesso à internet!

Resete o aparelho

Se você tem medo de ter alguma informação sensível ou fotos pessoais vazadas por causa de uma assistência técnica para celular, é recomendável realizar o reset completo do aparelho. Esse processo envolve apagar todos os dados contidos no armazenamento interno do dispositivo, restaurando os padrões de fábrica do sistema.

Para isso, é necessário realizar o backup, como citamos anteriormente. Isso evita perder de uma vez todos os arquivos e fotos. O processo é relativamente simples: basta ir ao menu de configurações do aparelho, clicar na aba “Fazer Backup e Redefinir” e em seguida procurar pela opção “Restaurar Dados de Fábrica”.

No IOS, o processo é um pouco diferente. Para tanto, basta acessar a janela de configurações, ir na aba “Geral”, “Redefinir” e “Apagar todo o conteúdo de ajustes”.

Powered by Rock Convert

Evite senhas óbvias

Ao levar o seu aparelho em uma assistência técnica para celular, é muito importante ter cuidado com o tipo de senha que você utiliza para os seus logins. De nada adianta realizar o backup dos seus dados na nuvem se utiliza palavras-chave óbvias ou fracas.

Acontece que é bastante comum as pessoas utilizarem códigos de acessos simples, como sequências numéricas, nomes de parentes, datas de aniversários etc. Esse tipo de senha é muito simples de ser descoberta, possibilitando o roubo de logins importantes, como e-mail, redes sociais, entre outros.

Por isso, para evitar problemas com esse tipo de situação, procure reforçar as senhas utilizadas, revezando entre letras e números, além de contar com caracteres em caixa alta.

Criptografe o seu celular

A criptografia é um recurso usado justamente para preservar a integridade dos dados em aparelhos eletrônicos. Ela é bastante eficiente na proteção de arquivos contidos nos smartphones, e é um processo relativamente simples de ser feito, já que existem softwares gratuitos na web que oferecem essa privacidade para pastas e arquivos específicos.

Porém, esse recurso tem um sério problema, já que o seu uso pode ocasionar lentidão durante o uso do celular. Além disso, existem relatos sobre o aumento de consumo de bateria. Portanto, considere a criptografia como última solução caso deseje uma proteção mais eficiente.

Apague as fotos e arquivos íntimos

Caso nenhuma das soluções anteriores seja o bastante para proteger os seus dados contra acessos indevidos de funcionários maliciosos de uma assistência técnica para celular, pode ser necessário recorrer a programas específicos para realizar uma limpeza geral no dispositivo.

Acontece que, mesmo realizando o reset do aparelho, alguns arquivos podem permanecer no armazenamento interno, podendo ser facilmente recuperados com programas de recuperação. Por isso, existem softwares destruidores de arquivos que realizam a limpeza definitiva nos smartphones.

Há opções gratuitas que servem para eliminar quaisquer rastros de arquivos, como o CCleaner, disponível para Android. Assim, você terá maior garantia de que ninguém vai ter acesso aos seus dados, protegendo a sua intimidade de uma vez por todas.

Opte por empresas autorizadas

Ao optar por empresas autorizadas, além de ter maior segurança sobre os dados contidos no seu aparelho, é possível contar com um serviço de qualidade superior aos demais encontrados no mercado. Assim, o trabalho realizado por profissionais especializados é uma garantia maior sobre o sucesso do reparo do seu aparelho.

Além disso, essa é a forma mais segura de contar com um trabalho com preço justo e entregue dentro do prazo estipulado. Assim, além de ter menores riscos sobre o vazamento de informações, você não terá problemas na hora de resgatar o seu aparelho da manutenção e terá a certeza de que o reparo foi realizado corretamente.

Pronto! Com isso, você já sabe como evitar dores de cabeça com a assistência técnica para celular. Ressaltamos a importância de realizar o backup dos seus dados, evitando perdê-los em casos de formatação. Além disso, procure contar com acessórios de proteção. Assim, é possível reduzir o risco de danos por causa de queda do seu celular!

Gostou de aprender como evitar problemas com a assistência técnica? Aproveite para nos seguir nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram e confira em primeira mão as novidades sobre películas e cases para celular

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Scroll Up